• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ISqueiro

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal

Alguém me sabe dizer como consigo adaptar um isqueiro do ibiza de 1998 num de 1996. Este de 98 apresenta 3 fios (1 castanho, 1 azul e cinzento e 1 vermelho e cinzento) No carro tenho 2 fios mais um pinozito que esta ligado à massa do carro.

Cumprimentos
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Provavelmente o isqueiro que tem 3 fios é iluminado por isso os 3 fios será isso.
 

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
Certo é isso... e então que tenho de ligar?
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
À partida ligas esses 2 fios que tens, a massa e o positivo e o isqueiro funciona sem iluminação, se o pretenderes iluminar deverás arranjar um fio que ligue no terminal do isqueiro e vá por exemplo ligar num fio que fique com corrente quando ligas os minimos por exemplo, se for assim sempre que ligas as luzes ele fica iluminado.
 

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
À partida ligas esses 2 fios que tens, a massa e o positivo e o isqueiro funciona sem iluminação, se o pretenderes iluminar deverás arranjar um fio que ligue no terminal do isqueiro e vá por exemplo ligar num fio que fique com corrente quando ligas os minimos por exemplo, se for assim sempre que ligas as luzes ele fica iluminado.

Obrigado kokas. Vou tentar fazer isso, e é indiferente qual ligo a qual?
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Já sabes que a massa ligas à massa do isqueiro ou seja à chapa e o positivo ou seja o fio que tem corrente ligas à resistência, diz se percebeste ou se tens dúvidas.

1.jpg
Se reparares com atenção verificas que isso é bastante simples
 
Última edição:

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
Já sabes que a massa ligas à massa do isqueiro ou seja à chapa e o positivo ou seja o fio que tem corrente ligas à resistência, diz se percebeste ou se tens dúvidas.

Vou te por a foto do isqueiro, para ser mais fácil. Desculpa lá, mas não sou mt entendido disto. :S
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
A foto de baixo não dá para ver bem no entanto tanto quanto me parece o fio azul e que é o mais fino será o fio que vai alimentar a lampada de iluminação, ao centro o fio com 12 volts e o castanho será a massa ou seja o fio que está ligado ao chassis do carro, por acaso não tens um multimetro?
 

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
A foto de baixo não dá para ver bem no entanto tanto quanto me parece o fio azul e que é o mais fino será o fio que vai alimentar a lampada de iluminação, ao centro o fio com 12 volts e o castanho será a massa ou seja o fio que está ligado ao chassis do carro, por acaso não tens um multimetro?

Ok. Ou seja no carro tenho 2 fios mais a massa, a qualquer um deles ligo o de 12 volts, ao da massa (que era fio com uma final tipo phones)ligo o castanho e o outro n preciso de ligar.

Fica um fio solto dos que esta no carro
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Nada disso, se tivesses um multimetro poderias saber quais os fios que tinham corrente, assim sendo ligas o fio da massa ao castanho do isqueiro, depois ligas um dos outros fios que tens ao fio com 2 cores/vermelho com risca cinzenta, ligas a chave e empurras o isqueiro para baixo para ver se funciona, se funcionar podes depois tentar ligar o que sobra ao fio azul para ver se há iluminação.
Olha agora vou embora caso não tenhas ficado esclarecido amanhã podemos continuar.
 

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
Nada disso, se tivesses um multimetro poderias saber quais os fios que tinham corrente, assim sendo ligas o fio da massa ao castanho do isqueiro, depois ligas um dos outros fios que tens ao fio com 2 cores/vermelho com risca cinzenta, ligas a chave e empurras o isqueiro para baixo para ver se funciona, se funcionar podes depois tentar ligar o que sobra ao fio azul para ver se há iluminação.
Olha agora vou embora caso não tenhas ficado esclarecido amanhã podemos continuar.


Ok Obrigado por tudo

Abraço
 

fcarocha

GF Prata
Entrou
Mai 12, 2008
Mensagens
404
Gostos Recebidos
0
Só tens de ter em atenção para nao trocares o fio da alimentação da luz com a tomada, porque podem ter potencias diferentes.
 

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
Ola pessoal

Quando comprei o meu ibiza 6k ele vinha com o isqueiro avariado, agora que estou a po-lo minimamente direito comprei um isqueiro para montar, porém não sei como o fazer.

O isqueiro apresenta 3 fios (penso que um é por causa da luz) e no carro tenho 3 fios, sendo que um deles esta só ligado ao carro como que a fazer massa (vi quando desfiz o painel para ajeitar a sofagem)

Deixo aqui as fotos dos fios e do isqueiro e se puderem dizer-me o que devo ligar agradeço :D
ImageShack® - Register

20120818203118.jpg

20120818203106.jpg

20120818202928.jpg



Cumps
 

bluethunder82

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 16, 2008
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
Boas, penso que já esta tudo dito, mas aqui fica de novo...

O vermelho deve ser o positivo, o castanho a massa e o azul é o que faz dar a iluminação , se não o quiseres ligar não precisas.

Testa assim e vê se funciona
 

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
Boas, penso que já esta tudo dito, mas aqui fica de novo...

O vermelho deve ser o positivo, o castanho a massa e o azul é o que faz dar a iluminação , se não o quiseres ligar não precisas.

Testa assim e vê se funciona


Pessoal problema resolvido :D As ligações estavam bem feitas, só que precisava de lixar um bocado os contactos do isqueiro as chapas :D

Obrigado a todos pela ajuda :D
 

bekbek

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
28
Gostos Recebidos
0
Atenção : pessoal está tudo correcto liga e o isqueiro aquece está iluminado...FIXE.. mas existe uma coisa muito importante (a Polaridade) caso a polaridade esteja trocada pode causar danos em qualquer tipo de extras como: telemovéis G:p:S: computadores caso eles não estejam portegidos por fuzivéis..verifiquem a polaridade usando um multimetro...no centro do isqueiro tem de ser sempre positivo (+30 ou +15) no corpo do mesmo massa (-31) iluminação (+58) caso esteja trocado a massa com o positivo o isqueiro trabalha e a luz acende na mesma que o (+15) fica com retrono para (-31) ---caso aja duvida estou aqui para ajudar..
 

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
Atenção : pessoal está tudo correcto liga e o isqueiro aquece está iluminado...FIXE.. mas existe uma coisa muito importante (a Polaridade) caso a polaridade esteja trocada pode causar danos em qualquer tipo de extras como: telemovéis G:p:S: computadores caso eles não estejam portegidos por fuzivéis..verifiquem a polaridade usando um multimetro...no centro do isqueiro tem de ser sempre positivo (+30 ou +15) no corpo do mesmo massa (-31) iluminação (+58) caso esteja trocado a massa com o positivo o isqueiro trabalha e a luz acende na mesma que o (+15) fica com retrono para (-31) ---caso aja duvida estou aqui para ajudar..

Boas bekbek. no meu caso foi verificado por um eletricista, que disse estar bem ligado :D

MAs obrigado pelo aviso na mesma. Cumprimentos
 
Topo