• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como funciona o radar usado nas estradas

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Como funciona o radar usado nas estradas , para medir a velocidade dos veículos ?

Existem três tipos :

1. O mais comum é um transmissor de rádio que emite pulsos curtos e espaçados de ondas em diferentes comprimentos.
Qualquer objeto no percurso do feixe transmitido reflete os sinais, que serão captados, na volta, por um radiorreceptor.
"Ao refletir essas ondas, o carro em movimento reduz o espaço entre elas, aumentando sua freqüência" .
Quanto maior o aumento na freqüência das ondas, maior a velocidade do veículo.

2. Outro tipo, que também funciona por ondas de rádio, emite sinais em uma única freqüência.
Quando o carro passa, reflete esses sinais, possibilitando o cálculo do tempo que ele demorou para passar e sua velocidade.

3. O terceiro tipo utiliza princípio semelhante, com feixes de laser no lugar das ondas de rádio.


Transmissão e recepçãoTipo mais comum de radar mede o comprimento das ondas de rádio refletidas pelo veículo :

a. O radar emite ondas de rádio e as capta de volta, refletidas pelo automóvel. Se o carro passar devagar, as ondas retornam com pouca alteração.
b. Um carro em alta velocidade reflete as ondas com uma freqüência bem maior que a emitida originalmente .
 

motoqueiro

GF Ouro
Entrou
Nov 20, 2006
Mensagens
844
Gostos Recebidos
0
Bom tópico.
Pode-se saber qual as frequências que são usadas?
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Bom tópico.
Pode-se saber qual as frequências que são usadas?

meu caro, não sei se deveria mas poder posso :

os radares mais "comuns" [ não posso referenciar marcas/modelos ] usam as seguintes frequência :

• Banda K: [ 24,050-24,250 GHz ]
• Banda estreita Ka [ 34,0-34,3 GHz ]
• Laser [ 820-950 nm ]

NOTA :
Só há um tipo de equipamento [ modelo ] 100% fiável para detectar os radares , inclusivé os tais cujo nome não podia ser melhor escolhido !
 
Topo