• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

DX - Nota breve

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Eu tenho a impressão que todo e qualquer indivíduo que já anda na Banda do Cidadão há muitos anos, tem uma certa obrigação, pelo menos moral, de transmitir aos recém chegados, e não só, aquilo que aprendeu à sua própria custa, quer dizer que não se pode alhear dos problemas que acontecem aos principiantes.

O principiante quando começa não sabe o que está a fazer,aconteceu comigo também, mas apercebi-me que realmente teria de ir aprendendo e nós, " veteranos " , moralmente temos obrigação de indicar aos que começam e têm vontade de progredir a maneira como se deve fazer isso, ou através da frequência ou através de outras formas, como esta aqui na Internet, chamar a atenção das pessoas de como se deve fazer, de facto, DX.

Há muitas pessoas que quando começam, ainda não sabem sequer se estão vocacionadas para operar na Banda do Cidadão e, querem logo iniciar-se logo pelo DX. Isto é um tremendo erro.

Se um indivíduo quer fazer DX, a primeira coisa que tem de saber é o que o que o DX representa, eles não sabem o que é sequer uma estação de DX.

Pois não é só no radioamadorismo que elas existem, também em CB já se vai fazendo um pouco disso.

A função do rádio CB, é o prosseguimento das técnicas e transmissão. Portanto, sugere aos indivíduos que agora começam que não façam chamadas gerais indiscriminadamente mas que se socorram de um colega mais experiente que lhes ensine a técnica de todos os procedimentos a executar com vista a irem fazendo os países de que necessitam deitando de parte todos os QSO'S que não tenham interesse para a confirmação do cartão de QSL.

No entanto isto tem de ser feito com alguma " diplomacia ", pois é importante não esquecer que do outro lado do rádio poderá estar um colega nosso que ainda não tenha " trabalhado " Portugal, entendem isso concerteza ?! Mas será assim ?

Eu sugiro que a pessoa que se queira dedicar ao DX se assuma como tal, e a partir daí, uma vez que fez a sua opção, mas então eu não sugiro que ele procure as pessoas que fazem DX, eu sugiro exactamente o contrário que as pessoas que sabem fazer DX que expliquem às outras como se faz.

O DX tem, por vezes, uma grande virtude, é que para se conseguir atingir determinados países em certos sítios, têm que estar forçosamente ligados à técnica.

Se não se estiver preparados técnicamente nunca se vai atingir o WORLD ALL, ultrapassando determinadas dificuldades que o DX implica, tem que saber falar algumas línguas, o alfabeto fonético só não chega, e tem que se aperfeiçoar nesse sentido.

Também importante é saber se a propagação está boa, a que horas e para que países e zonas dos mesmos.

Eu consegui, um pouco disso tudo à custa do passar dos anos, eu andei no DX algum tempo e... consegue-se.

Propagação :

Banda dos 11 metros ( 26.965 e os 27.405 MHz )

São três os factores determinantes que possibilitam as comunicações :

» A hora do dia
» A estação do ano
» A actividade solar

A camada da atmosfera responsável pela condução das ondas de rádio, é a ionosfera, portanto o principal factor influente na possibilidade do contacto nessas frequências é a actividade solar.
Geralmente durante a intensa actividade solar conseguimos contactar estações de CB dos mais variados locais de Portugal, mas ao cair da noite é possível os contactos mais diversos para determinados países .

Esta propagação "afecta" aos 11 metros, permanece sempre aberta e são as que mais são afectadas pelos ciclos de manchas solares que ocorrem a cada 11 anos, que é determinado pela quantidade de manchas solares que ocorrem na superfície do sol.
Trata-se de um processo de libertação de energia magnética que causa grandes distúrbios na ionosfera de nosso planeta, assim, causando distúrbios na propagação, com certa regularidade.
Como podemos observar, na realidade é o Sol que determina quem podemos contactar, em que frequência, em que hora do dia ou da noite, em que estação do ano, etc.
 
Topo