• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Mulher morta por cão de raça perigosa

eica

GForum Vip
Entrou
Abr 15, 2009
Mensagens
21,723
Gostos Recebidos
1
ng2086785.jpg

Corpo da vítima foi retirado perto das 24 horas desta sexta-feira

Um cão de raça perigosa atacou e matou, esta sexta-feira à noite, uma mulher de 46 anos, na Rua do Sul, em Matosinhos. O animal, raçado de leão da rodésia e pitbull, abocanhou o pescoço da vítima, depois desta ter-lhe negado um pão que tinha na mão.

Cristina Afonso estava desempregada e vivia com a mãe acamada e o filho de 20 anos (que era o proprietário do cão) na casa n.º 44 daquela rua. O ataque do cão, com pouco mais de um ano de idade e chamado Ibiza, terá atingido a artéria carótida e teve morte imediata.

O incidente ocorreu pelas 21.40 horas dentro da habitação, que pertence à mãe da vítima. A idosa assistiu a tudo e ainda telefonou a uma vizinha a pedir ajuda, que nada pôde fazer para salvar Cristina Afonso.

"Só estava ela e a minha avó em casa. Foi a minha avó que ligou aos gritos para uma antiga vizinha, a Bela, a pedir ajuda. Quando eu cheguei, ela já estava morta", conta a filha da vítima, à porta da casa onde ocorreu a tragédia: "Sei que ela estava a sair do quarto da minha avó e vinha a comer um pão. O cão fez-se ao pão, a minha mãe fez-lhe frente e ele atacou-a". Patrícia Santos Pinhal, de 16 anos, já alertou o irmão, que está de férias no Algarve. Decidiu regressar, de imediato, a casa.

"O cão tinha o vício de rosnar, mas obedecia muito bem a mim e ao meu irmão. Também não fazia mal à minha avó, mas não obedecia à minha mãe", lembra.

Ainda assim, nada fazia prever este desfecho. A avó de Patrícia, que viu impotente o ataque à filha, teve de ser assistida pelo INEM e foi transportada em choque para o Hospital de Pedro Hispano.

Na rua cortada pela PSP, onde se juntaram alguns vizinhos, familiares e conhecidos da vítima, incrédulos com o violento ataque, ouviam-se os latidos do cão fechado na cozinha. O animal acabou por ser recolhido pela Suma, ao serviço da Câmara de Matosinhos, ao final da noite e deverá ser abatido.

O corpo de Cristina Afonso foi retirado da casa da Rua do Sul pelo Bombeiros Voluntários de Pedrouços.

Fonte: Jornal de Notícias
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
344
Mãe de mulher morta por um cão está hospitalizada com uma ligeira lesão

ng2086971.jpg


A mãe da mulher que, na sexta-feira à noite, morreu após ter sido atacada pelo cão do filho deu entrada no hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, com uma ligeira lesão devido a uma mordida do animal, mas deverá ter alta ainda este sábado.
Fonte do hospital disse à agência Lusa que a septuagenária deu entrada na sexta-feira à noite depois de ter sido mordida "de forma ligeira" pelo cão que matou a filha, salientando que não apresenta ferimentos graves, sendo o seu estado de saúde considerado "estável".
Dado que a idosa se encontra acamada, adiantou a fonte, necessita de cuidados especiais, estando o hospital a aguardar a visita de familiares para que lhe possa dar alta.

Fonte: Jornal de Notícias
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
344
Cão que matou mulher fica de quarentena

ng2087869.jpg

Idosa assistiu impotente à morte da filha e acabou por ser levada para o hospital de Pedro Hispano pelo INEM

O cão que matou uma mulher de 46 anos, esta sexta-feira à noite, em Matosinhos, estará em quarentena no canil para despiste de doenças durante 15 dias e só depois é que será abatido.
A mãe da vítima permanece internada no hospital de Pedro Hispano.


Hermínia Santos Maria, de 77 anos, assistiu impotente à morte da filha Cristina Afonso, mordida no pescoço pelo cão, arraçado de leão-da-rodésia e pitbull, depois de ter recusado dar o pão que o animal cobiçava. Acamada, a idosa tentou reagir e afastar o cão, acabando por ser ferrada num pé, mas de forma ligeira. Apresentava ainda ferimentos sem gravidade nas pernas.
O ataque violento e repentino a Cristina Afonso deixou Hermínia em estado de choque.
Ao final da noite de sexta-feira, a idosa foi levada para o hospital de Pedro Hispano pelo INEM.
"Os serviços de apoio social do Município procurarão uma solução para ajudar esta família.
Quando a senhora tiver alta, é preciso saber quem cuidará dela e se necessita de ser institucionalizada.
Também vamos ver se os filhos precisam de ajuda", garante Joana Felício, vereadora da Câmara de Matosinhos.
Por determinação legal, o destino do cão será a morte.
Após o ataque, o animal foi fechado na cozinha do apartamento exíguo no primeiro andar do n.º 44 da Rua do Sul.
A ajuda da filha da vítima, Patrícia Pinhal, foi crucial para retirá-lo da habitação.
"Quando os serviços do canil entraram em casa, o cão estava stressado por estar fechado numa divisão.
A filha da vítima foi fundamental, porque, sozinha, conseguiu açaimá-lo e trazê-lo", conta a autarca.
Agora, o animal será mantido em quarentena durante 15 dias para despiste de doenças, em especial a raiva.
"Se apresentar comportamentos violentos e perigoso, será eutanasiado de imediato.
Caso contrário, isso só acontecerá finda a quarentena", conclui.
O cão, que pertence ao filho de 20 anos da vítima mortal, estava a cargo da família desde pequeno. Chama-se Ibiza e tem pouco mais de um ano de idade.
"Independentemente da dimensão, a casa onde estava o animal era extremamente insalubre.
Estava num espaço pequeno e não era passeado há algum tempo", explica ainda.
O dono do cão estava de férias no Algarve.

Fonte: Jornal de Notícias
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
344
Autoridades averiguam se dono do cão que matou mulher cumpria requisitos legais

ng2088410.jpg

O cão está em quarentena no canil para despiste de doenças

As autoridades vão averiguar na próxima semana se o dono do cão que matou uma mulher na sexta-feira em Matosinhos cumpria os requisitos exigidos por lei aos detentores de animais potencialmente perigosos.
Paralelamente, o Ministério Público abrirá um inquérito para averiguar as circunstâncias do caso, esclareceu à Agência Lusa Joana Felício, vereadora com o pelouro do Ambiente, Polícia Municipal e Proteção Civil da Câmara de Matosinhos.


Uma mulher de 46 anos morreu na sexta-feira à noite em Matosinhos após ser atacada pelo cão do filho, um animal cruzado de 'pitbull' e leão da Rodésia e, por isso, abrangido pelo decreto-lei n.º 315/2009, que prevê as normas aplicáveis à detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos.
A vítima, que terá ficado com o animal enquanto o filho, de 20 anos, se encontrava de férias, foi mordida na zona do pescoço e terá tido morte quase imediata.
Transportado para o canil de Matosinhos, o animal será, segundo a vereadora e nos termos da lei, abatido após um período de quarentena de 15 dias, destinado a fazer o despiste de doenças como a raiva.
Na altura do sucedido, a mulher estava em casa na companhia da mãe, acamada, que sofreu ferimentos ligeiros devido a uma mordida do cão.
Transportada para o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, a septuagenária já teve alta e, segundo a vereadora, foi temporariamente acolhida em casa de uma vizinha.
De acordo com Joana Felício, os serviços sociais da câmara vão assegurar, esta semana, a entrada da idosa numa instituição, já que "a família direta não tem condições" para a acolher.
Também esta semana, e em articulação com o canil municipal e a polícia, a Câmara de Matosinhos pretende apurar se o animal estava registado e se tinha 'chip'.
A autarquia irá ainda averiguar, junto do dono do animal, se estavam cumpridos todos os requisitos previstos na lei para a detenção de animais perigosos ou potencialmente perigosos.
Nos termos do decreto-lei n.º 315/2009, de 29 de outubro, a detenção destes animais "carece de licença emitida pela junta de freguesia da área de residência do detentor", sendo esta obtida após entrega de um termo de responsabilidade, de um comprovativo de registo criminal limpo do proprietário e de um documento atestando a existência de um seguro de responsabilidade civil.
A legislação prevê ainda eventuais responsabilidades criminais em caso de ataque do animal: "Quem, por não observar deveres de cuidado ou vigilância, der azo a que um animal ofenda o corpo ou a saúde de outra pessoa causando-lhe ofensas graves à integridade física é punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias", lê-se no decreto-lei.

Fonte: Jornal de Notícias
 

nosidefcp

GF Bronze
Entrou
Dez 30, 2007
Mensagens
91
Gostos Recebidos
0
infelizmente continuam a aparecer casos destes. tenho 2 pitbulls, 1 com 6 anos e uma cadela com 8 meses, ambos muito meigos. o mais velho tem treino de obediencia e socializacao com outros animais. com pessoas fui eu mesmo que o socializei. odeio ver pessoas a dizerem que estas racasdeviam ser extintas. deviam era ser punidos os donos que tem estes donos apenas pra se armarem em maus, e depois deixam os bichos presos em cubiculos em as minimas condicoes de seguranca e higiene, nao os passeiam, nao os socializam. e depois nao ha fiscalizacao nenhuma e quem paga sempre as favas sao os donos, como eu, que cumprem a lei. eu tenho os meus caes ensinados, socializados, com seguro, chip, licensa da junta...etc etc etc. infelizmente quando acontecem casos destes, os donos nunca sao responsabilizados e quem paga sao os animais. se for preciso, um policia amanha passa por um otario qualquer com um rotweiler, sem trela, numa rua e nao lhe diz nada...
 

JOCAR

GF Ouro
Entrou
Ago 15, 2007
Mensagens
7,002
Gostos Recebidos
0
bolas...ainda se diz que o cão é amigo do homem!!!!!!!!
 

Prantona51

GF Ouro
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,061
Gostos Recebidos
11
bolas...ainda se diz que o cão é amigo do homem!!!!!!!!

Boas,

Não conheço este caso em detalhe pelo que não me pronuncio na especialidade...
Acho que por este caso esporádico não podemos concluir aquilo que expressas ou tens em mente. Senão repara: em cada 100 mortes violentas, 0.01% é provocado por cães e as restantes 99,99% são provocados por humanos ou pelas suas invenções, intervenções ou mesmo "ideais". Esta é uma estatística baseada apenas naquilo que são notícias ou dados históricos e se, quiseres não será um exemplo de rigor, mas sem dúvida nenhuma, continuará a ser altamente favorável aos cães.
Sobre este prisma é difícil perceber o que é ser "civilizado". Talvez estes casos aconteçam porque os cães estão a aprender com os humanos...
Quanto à "amizade" do bicho não vale a pena entrar na lógica da matemática, basta convivermos com um... e retirarmos conclusões obvias.
Também não sei ao certo se o homem é ou não é amigo do cão e, portanto, o merece....

Um abraço.
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Eu tenho um rotweiler ,raça mais pequena e preto afogueado ,é um pouco maior que um pit ,teve 5 donos e nâo pode ver um pit bull á frente ,pois os antigos donos metiam-no ao combate ,vi abandonado debaixo duma ponte e trouxe-o comigo ,curei-lhe os ferimentos que trazia nas patas e corpo .hoje é um câo calmo ,claro menos para pits odeia-os,foi habituado assim ,para as crianças e adultos ,câes pequenos ,nada faz ,pelo menos até agora,é um câo bem inteligente ,nâo uso açaime e nem ele deixa pôr ,na rua anda sempre de trela ao pé de mim ,só o solto quando está sozinho
Nunca deu problemas .e espero que nunca dê ,sinceramente nâo é de confiar .pois pode mudar de repente ,mas aparentemente é um câo muito calmo e dócil com os seres humanos
e assim que eu o quero e assim que eu o ensino a ser .simplesmente calmo ,é de lamentar este caso ,mas acontece bastante
 
Última edição:

nosidefcp

GF Bronze
Entrou
Dez 30, 2007
Mensagens
91
Gostos Recebidos
0
como disse tenho dois pitbulls e nao aceito que alguem defenda para os meus ''filhos'' aquilo que foi defendido para os judeus nos anos 30 e 40. os caes nao atacam indiscriminadamente. sao animais irracionais e qualquer um de qualquer raca pode atacar. existem caes com mais forca de mandibula e com mais porte que nem sequer estao nessa lista da treta das racas potencialmente perigosas, como por exemplo os mastins napolitanos e os presa canario. o que devia ser proibido eram certas pessoas terem este tipo de caes. fique a saber que a raca pitbull, era conhecida antigamente nos estados unidos como os babysitter dogs pois eram usados para tomar conta de criancas. aqui em portugal temos uma associacao que usa estes caes para interagir e tentar fazer melhorar as capacidades das criancas com paralisia cerebral.

vou agora deixar aqui um video de um caso recente, que o que acontece por existir neste mundo pessoas com a sua opiniao, existirem tb pessoas que tem estes animais apenas pra se armarem em maus e nao existir quem fiscalize quem os tem e os deixa em cubiculos sem as minimas condicoes. quem acaba por pagar sao os caes como esta cadela do video, e os donos como este do video e eu, que cumprem as leis. os que nao cumprem, a esses nao lhes acontece nada. vejam o video e a sua descricao, e atentem na foto e pensem o que ser-vos tirado um ''filho'' ou membro da familia assim





[video=youtube;fQuscNMhim8]http://www.youtube.com/watch?v=fQuscNMhim8[/video]
599321_471559082862356_1546205708_n.jpg
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
344
Dono do cão que matou mulher garante cumprimento da legislação

O dono do cão que matou uma mulher na sexta-feira em Matosinhos garante cumprir os requisitos exigidos por lei, mas ainda não mostrou qualquer documentação à polícia, disse hoje à Lusa fonte da Protecção Civil de Matosinhos.
«O dono do cão já foi contactado por telefone e garante ter todos os documentos exigidos por lei.
Ainda não os apresentou à polícia, mas tal deverá acontecer durante esta semana», afirmou a mesma fonte.
Uma mulher de 46 anos morreu na sexta-feira à noite em Matosinhos após ter sido atacada pelo cão do filho, um animal cruzado de ‘pitbull’ e leão da Rodésia, duas raças consideradas perigosas e potencialmente perigosas na legislação nacional.
O dono do cão referiu às autoridades que o animal está registado na Junta de Freguesia como sendo de «raça indeterminada» e que tem ‘chip’ de identificação, acrescentou.
De acordo com o decreto-lei n.º 315/2009, a detenção de animais potencialmente perigosos carece de licença emitida pela junta de freguesia da área de residência do detentor, sendo esta obtida após entrega de um termo de responsabilidade, de um comprovativo de registo criminal limpo do proprietário e de um documento atestando a existência de um seguro de responsabilidade civil.
Cabe agora ao Ministério Público abrir um inquérito para averiguar as circunstâncias do caso, sendo que a legislação prevê eventuais responsabilidades criminais em caso de ataque do animal.
«Quem, por não observar deveres de cuidado ou vigilância, der azo a que um animal ofenda o corpo ou a saúde de outra pessoa causando-lhe ofensas graves à integridade física é punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias», lê-se no decreto-lei.
A vítima, que terá ficado com o animal enquanto o filho, de 20 anos, se encontrava de férias, foi mordida na zona do pescoço e terá tido morte quase imediata.
O cão encontra-se no canil municipal onde será abatido após cumprir uma quarentena de 15 dias.

Fonte: Lusa/SOL
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
evidentemente que existem caes perigosos como tb existem humanos perigosos.............

e continuo a achar que nao existem caes fracos mas sim donos fracos..............
 
Topo