• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Herança e testamento

Bernna

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 21, 2011
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Bom dia,

Antes de tudo obrigado pelo tempo que irão dispor para me ajudar com esta dúvida enorme.

Então é o seguinte.

Eu tenho uma tia (irmã do meu pai já falecido também) que faleceu há 1 semana, o marido dela, tio por afinidade também faleceu antes dela em junho de 2011. Em Janeiro de 2011 o meu Tio fez o testamento em que cedia tudo à mulher (minha tia). Eles não têm filhos, nem pais vivos.
Depois de falecida, a minha tia em Novembro de 2011 fez um testamento em que atribuia todos os bens, inclusive a possbilidade de acesso total às suas contas após a sua morte à minha prima e marido desta. No mesmo testamento diz que não tem ascendentes nem descendentes, mas tem irmãos que penso serem os colaterais.

A minha tia tem mais 6 irmãos (inclusive o meu pai já falecido), dos quais apenas 3 ainda estão vivos, sendo assim potencialmente os filhos destes herdeiros na sucessão.

Depois de levantar o testamento verifico que:

- Todos os bens são atribuidos à minha prima e marido desta
- Podem os mesmos ter acesso total às contas após a sua morte

Depois de alguma pesquisa entendi que mesmo com testamento terá que existir sempre uma quota indisponivel para os herdeiros legitimos, que é o meu caso.

As minhas questões:

1- Tenho direito a essa quota indisponivel? Se tiver, em que fração e de que forma?
2- Eles estão a gastar imenso dinheiro das contas (cerca de 4 milhões em 3 contas). Podem faze-lo? Que posso fazer para travar isso?

Gostaria que me ajudassem para definir rapidamente os passos a tomar. Isto e tendo em conta que a minha tia foi persuadida em chantagem psicologica a fazer o testamento.

3- Para um testamento têm que exisitir 3 testemunhas? No testamento dela apenas constam 3 assinaturas. A da minha tia, prima e marido.

Obrigado e aguardo um esclarecimento

Atentamente
 

cRaZyzMaN

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2007
Mensagens
5,759
Gostos Recebidos
0
boas

se conseguires provar que o testamento foi efectuado com essa dita chantagem o mesmo é nulo

quanto aos irmãos eles são todos herdeiros, os irmãos falecidos caso tenham filhos são esses que representam o pai na sucessão
 
Topo