• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fluviario de Mora

H

helldanger1

Visitante
O Fluviário de Mora foi oficialmente inaugurado no passado dia 21 de Março.

Dia 22 de Março foi a data em que as suas portas abriram ao público pela primeira vez.

Os preços rondam os cinco euros, sendo a entrada gratuita para crianças até aos 3 anos de idade. Existem ainda preços especiais para famílias, grupos e escolas.

O Parque Natural do Gameiro, vai acolher o Fluviário de Mora, uma mega infra-estrutura com 2.300 metros quadrados, localizada nas margens da Ribeira do Raia, que pretende ser um espaço de exposições, relacionadas com a fauna e a flora. O complexo do Fluviário de Mora será o primeiro da Europa e constituirá uma espécie de "Oceanário de água doce".

De acordo com informações avançadas pelo site AmbienteOnline.pt, o investimento previsto para a concretização deste projecto ascende aos seis milhões de euros, com a obra a ser entregue à empresa Teixeira Duarte, em parceria com a Promontório Arquitectos. A construção do fluviário será financiada em cerca de 50% pelo Programa Operacional da Região do Alentejo, sendo a outra metade financiada pela autarquia de Mora.

Independentemente da história deste empreendimento único na Europa, que certamente será feita numa outra ocasião, importa, neste momento, sublinhar a importância que este equipamento tem no futuro do nosso Concelho.
Projecto que deste o primeiro momento se tornou querido para a população, claro está, que não para os arautos da desgraça, o FLUVIÁRIO de MORA impressiona todos aqueles que de algum modo já o visitaram.
A sua arquitectura, objecto dos mais insuspeitos elogios e já candidata ao mais prestigiado Prémio Europeu de Arquitectura, as suas valências lúdicas, com a exposição de mais de 72 espécies de peixes, a sua vertente pedagógica, onde são expostos os mais diversos ecossistemas e de investigação, valência de fundamental importância no estudo das espécies da fauna e flora fluvial, o FLUVIÁRIO de MORA, é também um equipamento fundamental no desenvolvimento económico do Concelho.
Os milhares de visitantes que vai naturalmente atrair, irão certamente, com o empenho de todos os agentes económicos do Concelho, dinamizar os sectores de comércio e serviços. Importa também que a montante deste sector que sejam criados postos de trabalho em áreas como o artesanato, a restauração, o turismo e o ambiente.
A visibilidade do Concelho e a dimensão do empreendimento, funcionam aqui como factor de desenvolvimento económico.
Certo é, que já na sua fase de construção e preparação para a abertura, começou a desempenhar o seu papel, com a criação de sete postos de trabalho, todos atribuídos a jovens do Concelho, e muito brevemente serão criados muitos outros de modo a poder assegurar o total funcionamento deste equipamento.
É por isso, e permitam-me a imodéstia, o imenso orgulho de sentirmos em ter levado a bom porto este projecto, sentimento este que certamente partilhamos com todos aqueles que lutam pelo desenvolvimento do nosso Concelho.
É certo, e disso temos consciência, que esta foi apenas a 1ª fase. Mas assim, como há cerca de cinco anos, quando esta ideia começou a ganhar vida, tínhamos a confiança que seríamos capazes de a concretizar, também, essa mesma certeza temos que o desenvolvimento futuro do FLUVIÁRIO de MORA será um êxito.


mapa3240.gif
 
H

helldanger1

Visitante
Primeiro fluviário da Europa abre hoje em Mora e traz piranhas ao Alentejo

Têm um ar ameaçador e metem respeito. O corpo é comprimido, focinho curto e arredondado, com mandíbula saliente. A ligeireza com que trituram um camarão inteiro com casca denuncia dentes afiados. Quem havia de dizer que um dia o Alentejo teria piranhas vermelhas? Mas elas aí estão, entre as maiores atracções do Fluviário de Mora, que hoje é inaugurado, sugerindo um passeio entre a nascente e a foz de um rio, através de um conjunto de aquários, por onde se distribuem 500 exemplares de 72 espécies de peixes e de outros animais. Um tipo de "oceanário" de água doce. É a primeira estrutura do género na Europa e a terceira em todo o mundo.

Tal como viviam no Amazonas, as piranhas-vermelhas estão confortavelmente instaladas numa água que atinge uma temperatura superior aos 30 graus. Na hora da refeição, os camarões são o "prato preferido", alternados com uma ração à base de carne. Esta espécie alcança os 30 centímetros de comprimento, havendo exemplares em Mora que ainda nem chegaram aos dez.

Mas o fluviário apresenta mais peixes exóticos. Há para ver seis peixes-facas, dez pacus-negros e cinco aruanãs-prateados, oriundos da América do Sul, da bacia amazónica e dos lagos africanos, que vão coabitar com as várias espécies portuguesas de água doce, caso dos pimpões, achigãs, tainhas, chanchitos, enguias ou trutas mergulhadas em águas gélidas.

Ali ao lado das piranhas não faltam ainda seis rãs-seta-venenosas, de cores deslumbrantes, sete peixes-gatos, 30 peixes-azuis-cauda-de-lira, três bichir-cinzentos (enguia-dinossauro) e 16 ciclídeos-de-thomas e um trio de ciclídeos-amarelos, estes últimos representantes do lago Malawi. Há ainda dois pares de lontras que já estão habituadas à presença humana e ao regime alimentar implementado.

Projectado há cinco anos, o fluviário é uma obra de valor superior a seis milhões de euros, sendo que, após terem sido capturados, todos os peixes foram sujeitos a um período de quarentena, a fim de serem submetidos a uma desparasitação para evitar possíveis contaminações das outras espécies aquando da sua colocação no sistema de aquários.

O presidente da autarquia, José Sinogas, garante ao DN existir uma grande expectativa em torno deste projecto, que ocupa 2300 metros quadrados em pleno Parque Natural do Gameiro, nas margens da ribeira do Raia, admitindo que as exposições permanentes da fauna e flora possam atrair ao concelho 200 mil visitantes por ano. Para além de estar a apenas cerca de cem quilómetros de Lisboa, o fluviário apostou forte na promoção em Espanha, sem perder de vista as questões pedagógicas e de investigação com a abertura às escolas.

Hoje, o Fluviário de Mora já é candidato ao mais prestigiado Prémio Europeu de Arquitectura, tendo a obra estado cargo da empresa Teixeira Duarte, em parceria com a Promontório Arquitectos. A construção foi financiada, em cerca de 50%, pelo Programa Operacional da Região do Alentejo, tendo outra metade sido paga pela autarquia.
FLUVIARI.jpg
 
Última edição:

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Boas Helldanger1
Este verão quero lá ir dar uma volta e eventualmente almoçar por lá. Ou quem sabe, talvez no cabeção

:crazynew3:
 

carlosbaptista

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mar 31, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Preservar o Futuro

Olá, Boa Tarde Amigos
Estou triste, um pouco até desmotivado, porque frequento e escrevo de quando em quando no Forum de Pesca Desportiva, e não recebi nenhuma réplica contrutiva sobre o que escrevi.
Solicito a todos vós uma visita, www.planetapesca.com/ppforum/topic.asp?sort=&page=1&TID=792, para poderem assim avaliar como me posso sentir.
Não é que eu quisesse que o projecto fosse executado tal qual o edealisei mas podia haver alguem, além do Nuno, que me desse uma dica favorvel, mas foi totalmente negativo, até hoje.
Pelo vosso trabalho, vejo que vocês podem ter uma visão parecida com a minha, e não querem fazer valer as vossas sabedorias, como apareceram alguns, que só quiseram dar lições em lugar de tentarem construir algo.
Aguardo as vossa presadas noticias

Carlos M P Baptista
26/05/2008
 
Última edição por um moderador:

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Olá, Boa Tarde Amigos
Estou triste, um pouco até desmotivado, porque frequento e escrevo de quando em quando no Forum de Pesca Desportiva, e não recebi nenhuma réplica contrutiva sobre o que escrevi.
Solicito a todos vós uma visita, www.planetapesca.com/ppforum/topic.asp?sort=&page=1&TID=792, para poderem assim avaliar como me posso sentir.
Não é que eu quisesse que o projecto fosse executado tal qual o edealisei mas podia haver alguem, além do Nuno, que me desse uma dica favorvel, mas foi totalmente negativo, até hoje.
Pelo vosso trabalho, vejo que vocês podem ter uma visão parecida com a minha, e não querem fazer valer as vossas sabedorias, como apareceram alguns, que só quiseram dar lições em lugar de tentarem construir algo.
Aguardo as vossa presadas noticias
[email.....................................]
Carlos M P Baptista
26/05/2008

Espoe a tua magoa aqui,vais ver que receberas muitos comentarios !
cumpts
hell
 
Última edição por um moderador:

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Amigo Carlos, aqui podes escrever que alguém te responderá de certeza. Mas não podes deixar o teu mail no forum porque é contra as regras.
Até breve.
 
Topo