• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

problema grave no trabalho

nosidefcp

GF Bronze
Entrou
Dez 30, 2007
Mensagens
91
Gostos Recebidos
0
Estou com problemas no trabalho e espero que possam ajudar. Queria saber se as seguintes hipóteses são válidas para o meu caso. Trabalho numa pequena empresa. à cerca de dois anos aproveitaram para aderir a um programa do estado e assinaram comigo um contrato de efetividade, que como era o meu primeiro contrato, deu-lhes a possibilidade de ficarem 48 meses sem terem de pagar à segurança social ou então 24 meses e recebiam 2.500 Eur em dinheiro. Optaram pela segunda hipótese. Ficaram assim isentos duarnte 24 meses de pagar a seguranca social, ou seja, nao havia qualquer encargo comigo para a seguranca social.

No entanto nunca, neste dois anos, me pagaram mais de 450eur, quando nos recibos de vencimento diz 535eur. Como precisava do dinheiro fui aceitando...nem subsidios de ferias e natal nem nada...mas nunca assinei nenhum recibo de vencimento nem nenhuma declaracao a dizer que recebia X, a fim de me precaver.

A situacao tem-se tornada um transtorno pois ultimamente tenho sido vitima de uma pressao dentro da empresa inconcebivel. os patroes chegaram a chamar-me de ladrao a frente de dois vendedores quando nunca tirei um centimo daquela casa. estao sempre a mandar bocas, chegaram a dizer que tenho a casa que tenho e o carro que tenho porque roubo...a minha vontade tem sido pregar-lhes dois estalos mas tenho-me aguentado. nao sei se tem inveja por eu ter um carro melhor que o do patrao...

a situacao e que tenho uma casa propria que esta arrendada e recebo uma boa quantia dessa casa, o que me da pra pagar as minhas despesas sem ficar a dever nada a ninguem. mas acho que ninguem tem nada com isso.

a minha duvida e por isto mesmo, se posso ir pra tribunal com eles acusando-os de difamacao, danos morais, etc etc

se posso rescindir o contrato de efectivo exingindo mesmo assim os meus direitos devido a situacao em causa...etc

se alguem puder dar umas luzes agradeco
 

rcoupe2.0

GF Bronze
Entrou
Jul 21, 2012
Mensagens
96
Gostos Recebidos
0
Tens de arranjar 2 testemunhas, fala com esses vendedores, pois sem isso é a tua palavra contra a deles.
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
nosidefcp ,

meu amigo , o conslho que te dou é ficares membro do sindicato , mas já hoje, amanhã é tarde.

Se seguires o meu recado , vais ter apoio jurídico , e vais ser encaminhado conforme a lei manda.

Tens de ter muito "tino" com os teus patrões ,porque eles querem é provocar-te.

Tens de te acobardar , antes de fazer alguma asneira , porque estás completamente desprotegido.

Vai ao sindicato informar-te.

Não aceites conselhos de fora.
 

rcoupe2.0

GF Bronze
Entrou
Jul 21, 2012
Mensagens
96
Gostos Recebidos
0
Sindicato só para descontares, com 2 testemunhas sem serem familiares e tribunal de trabalho, eu tive 1 problema 1 vez e o proprio patrão disse que fosse ao sindicato pois conhecia o pessoal e comiam todos juntos a mesa, eu fui ao tribunal de trabalho e resolveram a questão, e já não sou o 1º a queixar-me dos sindicatos, só querem é dinheiro sem trabalhar.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
nosidefcp, se não recebes os subsídios de Férias e Natal, e os recibos dos vencimentos, é porque a tua entidade patronal está a infringir as regras. Neste acaso, o ideal é entrar em contacto com o Tribunal de Trabalho.

Quanto à provocação da parte dos teus patrões é não ligares, porque eles estão a fazer isso, para mandar-te embora sem quaisqueres benefícios. É política de certos patrões fazer isso para evitar de pagarem o que é devido. É uma forma de dizer que o empregado é que se despediu e não foi o patrão que o mandou embora.

Quanto ao Sindicato, isso é uma opção de cada um. Tenho conhecimento de casos de amigos que não tiveram nenhum apoio do Sindicato, quando assim foi solicitado.

Existem outros organismos para a defesa do individuo como trabalhador e cidadão.

É uma questão de informar-se sobre os seus direitos.

cumps.
 
Topo