• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Determinar sexo dos canários

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Canário Macho ou Fêmea [ texto ] ?

Este é um ponto em que muitos criadores iniciantes e até mesmo mais experientes tem duvidas. Quem é criador há mais tempo deve saber bem do que eu estou falando. Quem nunca acasalou dois machos ou duas fêmeas ?

1 - Os machos cantam e as fêmeas raramente o fazem.
2 - Sexagem. Método com 100% de eficácia .
3 - Pela cor. Nos canários da linha escura, as fêmeas apresentam nas costas, um manto mais "escuro" que os machos.
4 - Agressividade. Normalmente os machos são mais agressivos, tem maior vivacidade e todo um porte mais avantajado.

Canário Macho ou Fêmea [ imagens ] ?









 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
A complementar o tópico


femea.jpg


Também por adn,mais nos psitácideos
DSCN0094.jpg

METODO%20SEXAR%20AVES.jpg

Ainda á aquela da agulha ,já fiz algures um tópico com as imagens e nâo encontro
Quando sâo novos é que é o problema ,pois o espigâo está vazio e parece tudo fêmeas ,quando começam a estudar baichinho também engana porque á canárias que estudam também ,eu aqui regulo-me pelo porte ,forma de estar no poleiro no sentido dos ponteiros dum relógio 11.25

A fêmea é mais curvada para baixo no poleiro,mais agalinhada digamos ,nâo esquecer que a fêmea canta muito baichinho quando está no choco ,para transmitir o canto genético e a vibraçâo corporal que emite ao cantar para os filhotes já no ovo ,sabe-se que ao nono dia de choco .os novos já ouvem os pais a cantar lá dentro do ovo ,por intermédio dos micro orificios de respiraçâo do mesmo
Aqui um artigo dum amigo , Bruno aves ,o teste da agulha
Sexagem (alternativa) de Aves
A distinção do sexo das aves exóticas, na sua grande maioria, é relativamente fácil. Após atingirem a idade adulta a plumagem difere de machos para fêmeas sobretudo na intensidade da cor que nos machos é maior.
Nas aves em que não é possível uma distinção à "vista desarmada", muitos criadores recorrem a testes de ADN - teste que acabam por ser muito dispendiosos para quem faça criação como "hobby".
Como tal há cerca de 4 anos (em 2007) decidi fazer uma pesquisa sobre sexagem de aves e descobri uma técnica que me deixou bastante curioso. Assim sendo, decidi experimenta-la para verificar se resultava. Comecei por aves que tinha a certeza do sexo e até ali deu tudo certo. Em seguida passei para os Bengalins que não sabia o sexo: fiz o teste, anotei os resultados e, consoante estes, juntei as aves, em casais, em gaiolas de criação esperando até verificar se acasalavam. O que é espantoso é que realmente resultava!
Desde então tenho utilizado esta técnica em especial nos Bengalins, Bicos-de-Lacre, Rolas-Diamante e Caturras.
E até à data não houve erros a registar!
Passo então a explicar como se executa o teste e o material que é necessário:
Em primeiro lugar é necessária uma agulha de costura com uma linha.
semttulo_zpsd07489ec.jpg

Em seguida apanhamos a ave a que pretendemos determinar o sexo, deitando-a de costas na palma da mão e agarrando as patas da ave com o polegar e o mindinho.
E a cabeça da ave entre os dedos indicador e médio.
Depois segurado a ponta do linha junta-se a ponta da agulha ao peito da ave e afasta-se em seguida cerca de 0.5cm do peito da ave
agulha3_zpsb2982b8b.jpg

A seguir observamos o movimento que a agulha executa sobre a ave:
Caso a ave seja macho, o que se verifica é que a agulha se movimenta verticalmente em relação ao peito da ave.
agulha_zpsb40e4e9c.jpg

Caso a ave seja fêmea, o que se verifica é que a agulha se movimenta circularmente em relação ao peito da ave.
gulhadois_zps7a70ba31.jpg

Como é óbvio este teste tem uma percentagem de falibilidade um pouco elevada por isso é importante frisar que o teste mais seguro é sempre o de ADN. Posto isto é compreensível que seja conveniente repetir a experiência pelo menos 3 vezes até se ter a certeza do movimento que a agulha efectua sobre o peito da ave.
Ao inicio é um pouco difícil, como tal, para uma pessoa com pouca experiência em segurar as aves é aconselhável pedir o auxílio de outra pessoa. Ao fim de 3 ou 4 aves tornar-se-a mais fácil e com a experiência o mais provável é deixar de necessitar de ajuda de outrem.
Nota: este teste dá ainda para ser executado com um fio com um pequeno íman na ponta sendo todo o procedimento igual.
Ver anexo 107813
Ver anexo 107814
Ver anexo 107815
Ver anexo 107816
Nâo sei se estas fotos descritivas se vâo ver ,mas depois reparo
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
E agora segue uns videozinhos ,cuidado com a menina que apresenta o video ,deixem lá a rapariga hehehehe Desculpem mas nâo resisti e quem resiste hehehe ,com um peitoral daqueles iihihihihih
Bem mas adiante ,isto foi só um streck humorístico hehehe


Muito bons estes videos ,claro que o primeiro ui!! ui!! ui!!
É o que dá ,fazer tópicos sobre sexo ... ... ... de aves claro ,pensavam o quê hehehehe "malandrecos "hehehehehehe
Aqui é para as tuas galinhas

Videos muita fixes ,bem alegres ao jeitâo da galera brazileera !!.o Brazil enova ,o maior em aves nâo á concorrentes ,só Autralia lá chega perto .
Livra que nâo me consigo lembrar do outro nome da outra espécie de Harz ,porra ando memo esquecido .mas hei-de me lembrar
Billshcot como tens e és criador de Harz aqui te deixo o canto de 3 canários Harz,dois do mesmo padrâo e outro de outra espécie de Harz ,foram pássaros campiôes em anos anteriores ,julgo que 2007 -2008-2009 ,ouve bem que é doutro mundo ,5 dias para sacares depois expira o link ,será um belo toque para telémovel ,relaxante díria e algo de único .
Gostava de te conhecer pessoalmente Billshcot se fôr possivel claro .

Download harzers mp3
harzers.mp3 - 416 KB
<a href="http://asdfshare.com/l6ikcao0hxp6/harzers.mp3.html">harzers.mp3 - 416 KB</a>

Download harzerv mp3
harzerv.mp3 - 484 KB
<a href="http://asdfshare.com/sxscbslgochu/harzerv.mp3.html">harzerv.mp3 - 484 KB</a>

Download Roller mp3
Roller.mp3 - 484 KB
<a href="http://asdfshare.com/u71qj7pun2w8/Roller.mp3.html">Roller.mp3 - 484 KB</a>
Dá para ouvir e sacar ,força .
Abraço
 
Última edição:

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
E agora segue uns videozinhos ,cuidado com a menina que apresenta o video ,deixem lá a rapariga hehehehe Desculpem mas nâo resisti e quem resiste hehehe ,com um peitoral daqueles iihihihihih
Bem mas adiante ,isto foi só um streck humorístico hehehe


Muito bons estes videos ,claro que o primeiro ui!! ui!! ui!!
É o que dá ,fazer tópicos sobre sexo ... ... ... de aves claro ,pensavam o quê hehehehe "malandrecos "hehehehehehe
Aqui é para as tuas galinhas

Videos muita fixes ,bem alegres ao jeitâo da galera brazileera !!.o Brazil enova ,o maior em aves nâo á concorrentes ,só Autralia lá chega perto .
Livra que nâo me consigo lembrar do outro nome da outra espécie de Harz ,porra ando memo esquecido .mas hei-de me lembrar
Billshcot como tens e és criador de Harz aqui te deixo o canto de 3 canários Harz,dois do mesmo padrâo e outro de outra espécie de Harz ,foram pássaros campiôes em anos anteriores ,julgo que 2007 -2008-2009 ,ouve bem que é doutro mundo ,5 dias para sacares depois expira o link ,será um belo toque para telémovel ,relaxante díria e algo de único .
Gostava de te conhecer pessoalmente Billshcot se fôr possivel claro .

Download harzers mp3
harzers.mp3 - 416 KB
<a rel="nofollow" href="http://asdfshare.com/l6ikcao0hxp6/harzers.mp3.html">harzers.mp3 - 416 KB</a>

Download harzerv mp3
harzerv.mp3 - 484 KB
<a rel="nofollow" href="http://asdfshare.com/sxscbslgochu/harzerv.mp3.html">harzerv.mp3 - 484 KB</a>

Download Roller mp3
Roller.mp3 - 484 KB
<a rel="nofollow" href="http://asdfshare.com/u71qj7pun2w8/Roller.mp3.html">Roller.mp3 - 484 KB</a>
Dá para ouvir e sacar ,força .
Abraço

essa técnica da agulha , eu a utilizava quando criava os bengalins e posso dizer , com conhecimento de causa , que acertava cerca 80% das vezes , sempre repetindo 5 vezes e depois jogava com a maioria , quando em resultados diferentes
 

_Marcelo_

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2012
Mensagens
155
Gostos Recebidos
0
Boas

E nos canários a partir de que mês se pode sexá-los? Possa, eles deviam era falar para dizer isso hehe, é que isto deixa umas dúvidas e depois na criação lá vamos nós a correr comprar outras aves que já não vão dar em nada..
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Boas

E nos canários a partir de que mês se pode sexá-los? Possa, eles deviam era falar para dizer isso hehe, é que isto deixa umas dúvidas e depois na criação lá vamos nós a correr comprar outras aves que já não vão dar em nada..

Após a muda da pena, quando o canário está já mais "forte" é a altura ideal para fazer a sexagem via DNA de uma das seguintes duas maneiras :


1. A sexagem pode ser executada com as amostras de sangue, de pena [ de cartucho ou bulbo seco ] . O sangue das aves é uma excelente fonte de DNA e por muitos anos foi o único tipo de amostra utilizada para exame.

2. Entretanto, ás vezes extrair uma amostra de sangue é incómodo, e ocasionalmente mesmo impossível. Com os avanços recentes na tecnologia do DNA, nós podemos extrair agora o DNA necessário para determinar o sexo da ave, simplesmente a partir de algumas penas retiradas. O sangue e as amostras de pena são igualmente de confiança e fornecem o mesmo nível de exactidão do teste. O DNA não importa de onde é extraído. O método que escolheres depende unicamente da tua preferência.

Assim, basta ires a um veterinário para fazer a sexagem e, receberes o respectivo certificado .
 
Topo