• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

“Irmãos pediam e eu assinava os cheques”

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
"Assinei cheques porque os meus irmãos pediam. Não reparava no nome das empresas. Até podia dizer CTT. Eles pediam, eu confiava." Foi desta forma que a vereadora da Câmara do Porto, Guilhermina Rego (eleita pelo PSD), explicou ontem, no Tribunal de Vila Nova de Gaia, uma das poucas funções que cumpria enquanto administradora e co-herdeira de duas empresas de sucatas envolvidas num esquema de facturas falsas. A autarca está acusada de associação criminosa e fraude fiscal de cinco milhões de euros. O julgamento, que começou ontem, tem mais 17 arguidos.



Em causa, está um esquema de facturas falsas, desenvolvido entre 1999 e 2003, para permitir a dedução indevida de IVA e que incluía transacções intracomunitárias fictícias. Para tal, eram constituídas empresas-fantasma e testas-de-ferro.

A vereadora do Conhecimento e Coesão Social do Porto negou os factos de que está acusada. "A minha actividade nunca esteve ligada à actividade da empresa. Sempre fui professora e segui a carreira académica. Nunca exerci de facto a administração da empresa", começou por dizer ao colectivo de juízes.

Guilhermina Rego assume que assinava cheques, quando o irmão e a irmã (também administradores das empresas e arguidos) lhe pediam, e que apenas participou na empresa num processo para a certificação ambiental. "A minha colaboração era servir de interlocutora entre a consultora externa e a empresa. Nunca entrei em contacto directo com clientes", adiantou.

A tese da autarca, que pediu dispensa das sessões, foi corroborada pelos irmãos. "Ela não percebia nada daquilo", admitiu Maria Glória Rego. "Os negócios eram feitos comigo e com a minha irmã Maria da Glória", disse António Silva Rego. O julgamento continua hoje.

cm
 
Topo