• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

backup lista de canais

apinhal

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 19, 2012
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Olá,

Tenho uma ferguson ariva 102e e pelo que tenho visto, os backup que se pode fazer é para um ficheuro .abs. Nesse ficheiro é guardado tudo...

Eu só queria guardar os canais, e ser possível passar essa informação entre as várias versões de software... De preferência até entre outros modelos da ferguson...

Tipo o ficheiro de texto allshares.dat


Álguém me pode ajudar, ou até recomendar outra box mais prática... de preferãncia 1080p



Muito obrigado.
 

newscene

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2012
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Amigo Apinhal, realmente os ariva, tanto quanto sei, não guardam uma lista de canais simples. O ficheiro dump.abs inclui tudo mas tem essa lista à parte e é muito fácil editar canais e transponders com o alieditor, e gravar sempre na opção user.db
Por comodidade, quando utilizo o editor costumo altrerar o nome do ficheiro de dump.abs para lista_canais.abs só para ser mais fácil identificar.
Na hora de querer passar a lista para o mesmo ariva ou outro do mesmo modelo (após uma atualização de firm por exemplo) esse ficheiro lista_canais.abs pode ser reintroduzido (escolher opção userdb no ariva) e só é feita a atualização da lista de transponders, canais e opções similares.
Portanto, o facto do ficheiro dump.abs conter tudo, não é por si só nenhum inconveniente, exceto no tamanho que ocupa.
Nunca testei meter uma lista de canais dos meus ariva 250 noutro modelo ariva mas pelo que li até agora, os modelos atuais do ariva (52E/102E/102 Mini/150 Combo/202E/250 Combo) têm o mesmo processador e lista de menus, pelo que há quem afirme que isso funciona sem problema, apesar de o fabricante não recomendar tal procedimento.
Embora estes receptores não sejam topo de gama, têm uma relação qualidade/preço dificil de bater (tendo em conta as capacidades de sharing) e as ultimas atualizações de firmware, melhoraram muito o desempenho geral. Para além do mais já há muita info e atualizações nos foruns, o que é sempre bom.
O 102e, segundo vem no próprio manual, tem "scaling of PAL signals to a resolution of 720p or 1080p" e essa opão consta nos menus do ultimo firmware.
Espero ter ajudado a evidenciar as potencialidades do Ariva!
 
Última edição:

apinhal

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 19, 2012
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Hm, obrigado

Estou a pensar comprar outro receptor, e atlvez vá para o 52e.


Quero só confirmar a situação dos canais. Pego num ficheiro dump.abs abro no editor e altero os canais a meu gosto... Guardo o ficheiro novamente (como .abs), e copio para uma pen. Depois na box é ter apenas o cuidado de importar o ficheiro .abs editado como userdb.

Eu poderei voltar a usar este ficheiro depois de atualizar o software desde que atulize por userdb?

No própria pasta do editor existe um pdf com esta informção, a minha dúvida era mesmo relativamente à partilha entre diferentes modelos e versões.


Tenho outra questão relativamente à organização dos canais. Dentro de um tranponder tenho vários canais... Mas depois quando abro a lista dos meus canais no editor existe outra organização por IDs que queria perceber melhor:

Service ID
Video Pid = PCR Pid
Audio Pid1,2,3 (deve ter haver com a opção de som/lingua dessa canal)

Estes campos apenas chegam para identificar um canal?

Muito obrigado
 

newscene

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2012
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Respondendo à primeira pergunta, pode-se uitlizar uma lista de canais antiga que esteja na pen, mesmo depois de instalar um novo firmware e fazer reset de fábrica. O fabricante diz sempre que não aconselha esse procedimento, mas tenho feito e nunca deu problema. Convem portanto ter sempre um backup da lista de canais e em caso de necessidade usar a opção userdb do ariva para reinstalar essa lista.

Quanto à segunda pergunta a resposta tem que ser um pouco técnica mas anexo envio um jpg para ilustrar a explicação.
Os programas ("canais") transmitidos num transponder do satélite, são digitalizados em MPEG-2 (SD) ou MPEG-4 (HD).
Este processo junta todos os progamas transmitidos pelo transponder num só Transporte Stream (TS) sequencial. Assim, um TS é constituido por "pacotes" de video, audio e data (legendagem, guia, etc) de todos os programas do transponder, com a particularidade que todos esses pacotes são transmitidos em sequência e de uma forma aleatória, por exemplo:
pacote video RTP1 -> pacote audio TVI -> pacote audio SIC -> pacote video SIC -> novo pacote video RTP1, etc
Como pode o receptor compreender esta confusão e reconstituir o sinal video, audio e data do programa que pretendemos ver?

Pois a primeira coisa que o receptor faz quando damos ordem para sintonizar os programas de um dado transponder, é ler a PAT. Esta tabela diz quais são os programas que estão no transponder e qual a sua identificação dos respectivos pacotes (PID). A paritr daqui é possivel saber qual a PMT (tabela de gestão do programa) de cada um dos programas e a localização dos seus pacotes de video (VPID) e audio APID.

Existem outras tabelas, nomeadamente a CAT (que informa se o programa é ou não codificado) e a NIT (que permite sintonizar todos os programas de um operador mesmo que estejam espalhadospor diferentes transponders.

Para que tudo isto possa funcionar sincronizadamente é necessario o PCR (program clock reference) que dá os tempos certos de descodificação MPEG e os sincronismos entre audio e video.

Para facilitar toda a operação, cada programa tem um SID (Identificação do serviço= identificação do canal) que tem a mesma referência que o PCR.

Assim, quando consultamos uma tabela de canais satélite por exemplo no Lyngsat (anexo2) ou no Kingofsat aí vemos a informação que vai estar também no editor de canais do ARIVA

SID=PCR, VPID, APID (podem ser vários se o prog tiver audios diferentes), etc.

Espero que a explicação ajude :)
 

Anexos

  • Mpeg-2.jpg
    Mpeg-2.jpg
    74.2 KB · Visualizações: 111
  • SID VPID APID.jpg
    SID VPID APID.jpg
    51.3 KB · Visualizações: 52

apinhal

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 19, 2012
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Olá,

Deu para ficar com umas luzes. Já agora é NIT ou NID, julgo que seja NID... Packages: Zon - KingOfSat

Por exemplo o da Zon é o 54... Mas é possível usar este campo na sintonização nos ariva?


Só um achega agora também se codifica em H264, certo?


Muito obrigado pelo tempo dispendido a formular a resposta.
 

apinhal

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 19, 2012
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Desculpe, na imagem está NIT... Mas é diferente do NID que aparece no site que referi?
 

newscene

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2012
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Atualmente, as emissões satélite utilizam o MPEG-2 e o MPEG-4 parte 10 para digitalização, compressão e formatação dos sinais video e as normas DVB-S e DVB-S2 para a transmissão.
Quando o MPEG 4 apareceu foi uma desilusao porque era demasiado complexo e pouco melhorava em relação ao MPEG-2. Os fabricantes começaram a utilizar um outro codec H264 que melhorava muito a taxa de compressão e mais tarde, para haver normalização mundial, este codec passou a fazer parte da directiva MPEG-4 parte 10, tambem conhecida como AVC.
Por isso MPEG-4 (parte 10) ou H264 ou AVC são designações diferentes que se referem basicamente ao mesmo.

Quanto à pergunta sobre o NIT ou o NID, são coisas diferentes.
NIT-Network information table. - tabela global onde consta a lista de operadores de um dado satélite (Zon, Meo, Canal+, etc)
NID- Network IDentification - Identificação de um determinado operador no satélite (ZON=54, MEO=83, CANAL+=49, etc).
O Kingofsat utiliza o NID mas o Lyngsat utiliza o ONID - original network identification. Ambos têm o mesmo numero num e noutro caso.
Alem do NID aparece também o TID - Transponder IDentification. Este número indica ao receptor em que transponder (frequência, polaridade, symbol rate, FEC e modulação) deve procurar os programas da rede cujo NID nos interessa.
A figura em anexo resume isso para o caso da ZON no Hispasat.

As boxes do operador, quando fazem a sintonia dos seus próprios programas, utilizam o NID e a partir daí vão a todos os transponders onde têm programas e procedem a sua ordenação na memória do receptor, por uma ordem especifica que é independente do utilizador.

No editor de canais do Ariva, esta informação NID e TID não está presente, mas não faria sentido que lá estivesse, uma vez que se edita transponder a transponder.

Já no receptor, no momento de proceder a uma busca de canais (ou por satélite ou por transponder), faz muito sentido pois podemos estar interessados em sintonizar os canais ZON ou MEO de uma só vez.
Por isso os menus do Ariva têm a opção "pesquisar rede" (network search)
Se ativar esta opção e se por exemplo estiver num transponder da ZON, ele pesquisará automaticamente todos os canais ZON em todos os outros transponders.

Espero ter ajudado... mas em caso de dúvidas aqui estarei sempre disponivel.
 

Anexos

  • nid zon.jpg
    nid zon.jpg
    45.9 KB · Visualizações: 264
Última edição:

apinhal

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 19, 2012
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Olá,

Adquiri uma ariva52e e deparei-me coma situação que não consigo usar o ficheiro dump.abs(userdb) criado numa ariva 102e...

Este ficheito funciona bem, porque já fiz um restauro (userdb) com ele na ariva 102e, mas na 52e não o consigo usar. Sou notificado com uma caixa de texto avisando sobre incompatibilidade... e não me deixa avançar...


É só para deixar a notificação...

Obrigado
 

RVanjo

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Ago 16, 2007
Mensagens
7,971
Gostos Recebidos
46
Olá,

Adquiri uma ariva52e e deparei-me coma situação que não consigo usar o ficheiro dump.abs(userdb) criado numa ariva 102e...

Este ficheito funciona bem, porque já fiz um restauro (userdb) com ele na ariva 102e, mas na 52e não o consigo usar. Sou notificado com uma caixa de texto avisando sobre incompatibilidade... e não me deixa avançar...


É só para deixar a notificação...

Obrigado

Lógico a marca é a mesma mas o resto não. Le um pouco e percebes...
 

apinhal

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 19, 2012
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Eu percebo...

Mas até fazia lógica que houvesse alguma compatibilidade ao nível da configuração dos canais, etc... (userdb) Porque o software editor de canais da marca, isso é transparente... abre qualquer ficheiro .abs
 
Topo