• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sera necessario amplificador?

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,

Peço aos amigos mais experientes em instalações TDT se me pdoem esclarecer esta duvida. O meu irmao na casa dele tem 3 boxes meo por satelite e outra box para tdt. Ele esta a pensar em cancelar a meo ja q pouco usa. Ele para box tdt tem uma antena de 3 eixos da marca iberosat, que vem o cabo direto da antena ao recetor, eu pedi a um amigo meu um digiair pro pa ir medir os valores da antena, e sao os seguintes:

Sinal: 68 dBuV
SNR: >31
Pre BER: 7.6E-04
Post BER: 1.0E-08
MER: >31

Está tudo no máximo so o post ber é q falta um bocado para a barra tb ficar no maximo. Sera que com estes valores eu se meter um repartir de sinal para as outraS 3 televisoes da meo satelite, ou seja repartir o sinal para 4 televisoes. Pq ja me disseram que para isso tenho meter amplicador de mastro + alimentador para o sinal nao ficar fraco ja q vai dividir por 4 televisoes. Mas tenho um amigo meu a diz q o sinal TDT, o que fica numa Televisao fica em todas, ou seja, q o sinal nao se divide, se assim for as tantas nao preciso de amplificador de mastro + alimentador.
A minha pergunta é se afinal quem tem razão, e ja agora so devemos usar amplificador de mastro + alimentador para q casos?
Um grande abraço e obrigado.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se a distribuição não for má, esse sinal chega para os 3 ramais, mesmo que perca 10dB com a repartição e a distribuição.

Nota: no Digiair não interessa se as barras da qualidade chegam ao máximo. O que interessa são os valores que ele indica.

DX2
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Amigo mas se no digiair as barras estao no maximo, em principo o sinal ja e mt bom?
MAs a tal questao, por exemplo uma antena ligada a um repartidor de 4 saidas, o sinal divide-se pelas 4 saidas, ou o sinal mantemse nas 4 saidas?
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Partilho da mesma opinião do DX2, mas depende do comprimento e qualidade dos cabos, toma em atenção que é explicado "se a instalação não for má" isto é se for muito comprimento de cabos e de baixa qualidade podes ter muito abaixamento de sinal e se tiveres numa zona de interferências troposfera como a minha, já foste!


O sinal alem de se dividir no repartidor tem abaixamento por cada metro de cabo
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Mais uma vez: as barras não interessam. Os números é que nos dizem como está o sinal.

Qualquer sinal quando é repartido tem sempre uma perda no próprio repartidor, depois no comprimento/qualidade/características do cabo coaxial e por fim no que estiver na ponta: fichas ou tomadas.
Se o sinal é para repartir só para 3 sítios, aconselho um splitter de 3 vias em vez dum de 4. Os de 3 vias geralmente perdem, no máximo, 7dB em cada saída, enquanto que os de 4 perdem sempre 8dB ou mais.
Verifica se os cabos estão em condições: se são antigos, ou finos, ou têm pouca malha ou apresentam aspecto de detrioração exterior.
Depois tens que ver se ele tem tomadas e que tomadas são. Há tomadas de terminal com 7dB de perda e há tomadas de terminal com 1dB de perda.

Tudo isto conta para a perda de sinal até ao receptor.

DX2
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Desde já amigos obrigado.
Apenas faço mais uma pergunta, que valores deve ter a potência (dBuv) em cada televisão para a tdt dar impecável? Eu assim pela potência já sei se é melhor usar amplificador ou não?
E ás tantas se tiver q usar amplifciador, talvez basta usa rum amplificador interior com 3 saidas, em vez do amplificador de mastro + alimentador, certo?
Um abraço
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A potência não interessa muito, desde que seja superior a 35dBuV e inferior a 90dBuV. O que interessa é a qualidade do sinal com a potência que chegar nos terminais: se tiveres valores estáveis de qualidade na casa dos >31dB de SNR, <9.9E-04 de Pre BER e >31dB de MER, tanto faz que tenhas 36 como 89dBuV de potência.
Agora se o sinal, depois de repartido sem amplificação, tiver potência suficiente mas a qualidade for instável, então aí deves amplificá-lo. Se os sinais puros forem semelhantes aos que mediste, basta um amplificador do tipo do Manata TVF-227, que tem apenas 23dB de ganho em UHF (mas que são suficientes) e tem a vantagem de ter 4 saídas, evitando assim o splitter.

DX2
 
Última edição:

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Amigo obrigado pela resposta
Por exemplo eu em pricipio vou meter o rapartidor de sinal de 3 saidas sem amplificador. Se as 3 televisoes estiver ligadas ao mesmo tempo, o sinal vai dividir pelas 3, certo? Mas se tiver 1 de cada vez, o sinal vai todo para a televisao q estiver ligada, certo? Ou isto não tem nada haver?
O meu tio tem lá 50 metros de cabo coaxial micro, q é um cabo q tem apena susn 2 mmm de expessura, em principio não haverá problemas com o cabo?
Saudações
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Amigo obrigado pela resposta
Por exemplo eu em pricipio vou meter o rapartidor de sinal de 3 saidas sem amplificador. Se as 3 televisoes estiver ligadas ao mesmo tempo, o sinal vai dividir pelas 3, certo? Mas se tiver 1 de cada vez, o sinal vai todo para a televisao q estiver ligada, certo? Ou isto não tem nada haver?
O meu tio tem lá 50 metros de cabo coaxial micro, q é um cabo q tem apena susn 2 mmm de expessura, em principio não haverá problemas com o cabo?
Saudações

Tanto faz ter uma, duas ou três televisores ligados, a perda de sinal na instalação é sempre a mesma.
Deves evitar usar o micro cabo pois tem mais perdas do que um cabo de secção maior.
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Eu em minha casa uso esse cabo micro para levar o sinal do modulador ao amplificador de mastro, e saõ usn 20 mettros, e funciona ás 10 maravilhas. mas kalker maneira vou seguir o conselho
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Eu em minha casa uso esse cabo micro para levar o sinal do modulador ao amplificador de mastro, e saõ usn 20 mettros, e funciona ás 10 maravilhas. mas kalker maneira vou seguir o conselho

Para esse fim dá sem grandes problemas pois a saída do modulador tem normalmente pelo menos 75 dBuv, mesmo que com 20 metros de micro cabo baixe uns 20 dBuv a seguir esta queda é conpensada pelo amplificador de mastro. Como se trata de um sinal analógico, pode até perder alguma qualidade mas se não tiver "grão" aceita-se.

Já para fazer a distribuíção numa habitação ainda por cima com sinal digital e sem amplificador não aconselho o uso de micro cabo.
No entanto toma atenção porque há cabos e cabos, um micro cabo de boa qualidade pode ser melhor do que um RG6 de fraca qualidade.

Se tiveres oportunidade experimenta um sinal qualquer com uns 20 metros de micro cabo e o mesmo sinal com 20 metros de cabo "normal" e compara os valores medidos com o Digiair Pro e vê a diferença.
 
Topo