• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda com canario criado à mão.

jorgehsilva

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2009
Mensagens
203
Gostos Recebidos
0
Boas,
Tenho um canário que foi retirado do ninho com 2 semanas, pois a mãe deixou de o alimentar, ainda a ajudei dando de comer aos 3 filhotes algumas vezes por dia mas foi o único que sobreviveu.
Durante duas semanas levei o canário para o trabalho e alimentei-o com nutribird a21 de 3 em 3 horas com seringa.
No final da 4 semana, começei a juntar maçã ralada na comida e algumas sementes para ele se ir habituando.
Coloquei na gaiola, sementes no chão e vários comedouros, com sementes, com papa de ovo, papa vermelha e água.
Nunca consegui com que ele sequer experimentasse, o máximo que consegui foi ele picar alguma maça que coloquei na gaiola.
Esta semana, coloquei-o na gaiola junto com o resto da familia para ver se aprendia a comer, mas tive que o tirar pois os irmãos mais velhos estavam sempre a bicá-lo.
Coloquei o na gaiola junto com a mãe e junto à gaiola com a restante familia.
Alimento-o com a seringa apenas demanhã antes de sair e ao fim da tarde quando regresso a casa.
O problema é que não come sozinho, está sempre a piar a pedir comida, quando me vê parece louquinho, começa a bater as asas e a piar, assim que abro a gaiola vem logo ter comigo..
A mãe, provavelmente já farta de o ouvir, até tentou de lhe dar de comer, mas ele não lhe pede comer e não abre o bico...
Ontem quando cheguei a casa, reparei que ele estava muito fraco, quase não se aguentava em pé.
Trouxe-o para dentro de casa e alimentei-o com a seringa outra vez, só que ele pouca comida aceitou.
Um pouco mais tarde reparei que tinha fezes pretas, muito compridas tipo um fio agarrrada a ele.
Não sei o que mais fazer para que ele se alimente a ele próprio, já tem agora 5 semanas.
Tenho pena dele, mas não lhe posso continuar a dar de comer de 3 em 3 horas...
Não sei o que mais fazer.
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Boas,
Tenho um canário que foi retirado do ninho com 2 semanas, pois a mãe deixou de o alimentar, ainda a ajudei dando de comer aos 3 filhotes algumas vezes por dia mas foi o único que sobreviveu.
Durante duas semanas levei o canário para o trabalho e alimentei-o com nutribird a21 de 3 em 3 horas com seringa.
No final da 4 semana, começei a juntar maçã ralada na comida e algumas sementes para ele se ir habituando.
Coloquei na gaiola, sementes no chão e vários comedouros, com sementes, com papa de ovo, papa vermelha e água.
Nunca consegui com que ele sequer experimentasse, o máximo que consegui foi ele picar alguma maça que coloquei na gaiola.
Esta semana, coloquei-o na gaiola junto com o resto da familia para ver se aprendia a comer, mas tive que o tirar pois os irmãos mais velhos estavam sempre a bicá-lo.
Coloquei o na gaiola junto com a mãe e junto à gaiola com a restante familia.
Alimento-o com a seringa apenas demanhã antes de sair e ao fim da tarde quando regresso a casa.
O problema é que não come sozinho, está sempre a piar a pedir comida, quando me vê parece louquinho, começa a bater as asas e a piar, assim que abro a gaiola vem logo ter comigo..
A mãe, provavelmente já farta de o ouvir, até tentou de lhe dar de comer, mas ele não lhe pede comer e não abre o bico...
Ontem quando cheguei a casa, reparei que ele estava muito fraco, quase não se aguentava em pé.
Trouxe-o para dentro de casa e alimentei-o com a seringa outra vez, só que ele pouca comida aceitou.
Um pouco mais tarde reparei que tinha fezes pretas, muito compridas tipo um fio agarrrada a ele.
Não sei o que mais fazer para que ele se alimente a ele próprio, já tem agora 5 semanas.
Tenho pena dele, mas não lhe posso continuar a dar de comer de 3 em 3 horas...
Não sei o que mais fazer.

o que poderei comentar sobre o assunto e pela experiência que tenho como criador é que dar o nutribird de 3x3 horas é[foi] insuficiente, deveria pelo menos ser de 1x1 hora durante o dia e de 3x3 horas de noite, seria o ideal para uma ave [ fragilizada ] com esse tempo de vida , também devia ser aquecida , eu punha a seringa , aquelas de insulina, em banho maria e dava um calor
depois para adaptação arranjava uma espátula, tipo essas de ver a garganta e punha alguma papa bem amassada , aqui sim a tal maçã ralada, cenoura e até gema de ovo bem cozido , na ponta , e chegava ao bico [ encostava mesmo ] da ave para ela se habituar a picar isto intervalado entre as tomas de 1x1hora depois iria alarghando as tomas gradualmente conforme a ave se fosse desenvolvendo

agora no estado a que se refere é muito dificil recuperar ... mas não impossivel
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Pois realmente é complicado ,ele habitou-se de tal maneira a si ,que nâo quer outra coisa,e mesmo que ele vá á avante nunca será bom criador ,em regra geral porque nâo vai saber também ele alimentar os filhos ,serveria para galar ,cantar ,mas para alimentar nâo sabe ,aconteceu comigo ,agora +e só mais uma questâo de uma ou duas semanas ,tente pô-lo numa gaiola sozinho e quase encostada aos do resto da familis ,areia branca no fundo da gaiola com umas sementes espalhadas no fundo ,pode ser que ele ao ver os irmâos a depenicar ,começe também ele a fazer o mesmo ,dar papa amarela que é mais macia e um pouco de gritt para ajudar a digestâo ,uma gota de protovit pelo bico abaixo ,vai vitaminá-lo,nâo convém dar medicaçâo que isso só vai metê-lo ainda mais fraco e é muito pequeno ainda ,ele safa-se ,fruta e verdura,para ver se come e reage ,ele tem de ver outros a depenicarem ,para aprender ,essa fase é complicada e nâo á metodos próprios ,somos nós que temos de ver como vai reagindo .
Boa sorte Jorge e vá dando noticias do bicho ,tente colocar também alfabaca da cobra e dente-de -leâo (serralha) cuidado ao apanhar alfabaca da cobra ,pode estar urinada de gatos ou câes ,tem que ser dos muros e á nossa altura mais ou menos
 

jorgehsilva

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2009
Mensagens
203
Gostos Recebidos
0
Obrigado. Venho deixar notícias de hoje.
Alimentei-o de manhã, e coloquei o numa gaiola na rua à vista do resto da família.
Reparei que por várias vezes a Mãe dele piava como se estivesse a chamar pelo filho e ele piava de volta.
Coloquei o novamente junto com os outros e para surpresa minha a Mãe começou a dar lhe de comer.
Cada vez que passava perto da gaiola lá chamava por mim.
Dei-lhe de comer à hora do almoço e à tarde também, a mãe continua a alimenta-lo.
Tirei-o da gaiola e parece - me bem mais forte do que ontem, segue-me para todo o lado como se fosse um cãozinho...
Não pretendo fazer criação com ele, vou-o dar à minha afilhada.
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Obrigado. Venho deixar notícias de hoje.
Alimentei-o de manhã, e coloquei o numa gaiola na rua à vista do resto da família.
Reparei que por várias vezes a Mãe dele piava como se estivesse a chamar pelo filho e ele piava de volta.
Coloquei o novamente junto com os outros e para surpresa minha a Mãe começou a dar lhe de comer.
Cada vez que passava perto da gaiola lá chamava por mim.
Dei-lhe de comer à hora do almoço e à tarde também, a mãe continua a alimenta-lo.
Tirei-o da gaiola e parece - me bem mais forte do que ontem, segue-me para todo o lado como se fosse um cãozinho...
Não pretendo fazer criação com ele, vou-o dar à minha afilhada.

se ele está a recuperar podes "sujar"-lhe o bico com maçã ralada ,etc... [ uma "padada húmida" ] para ele deliciar-se [comer] ao limpar o bico é muito eficaz este método
 

jorgehsilva

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2009
Mensagens
203
Gostos Recebidos
0
se ele está a recuperar podes "sujar"-lhe o bico com maçã ralada ,etc... [ uma "padada húmida" ] para ele deliciar-se [comer] ao limpar o bico é muito eficaz este método

Só com maçã ou junto com a papa?
 

strongscript

GF Prata
Entrou
Ago 30, 2012
Mensagens
392
Gostos Recebidos
0
Obrigado. Venho deixar notícias de hoje.
Alimentei-o de manhã, e coloquei o numa gaiola na rua à vista do resto da família.
Reparei que por várias vezes a Mãe dele piava como se estivesse a chamar pelo filho e ele piava de volta.
Coloquei o novamente junto com os outros e para surpresa minha a Mãe começou a dar lhe de comer.
Cada vez que passava perto da gaiola lá chamava por mim.
Dei-lhe de comer à hora do almoço e à tarde também, a mãe continua a alimenta-lo.
Tirei-o da gaiola e parece - me bem mais forte do que ontem, segue-me para todo o lado como se fosse um cãozinho...
Não pretendo fazer criação com ele, vou-o dar à minha afilhada.
Podera, a mãe para ele é quem o alimentava, ele so reconhece isso, ao dar esse passaro ele vai ficar meio perdido e pode ter problemas.
 

jorgehsilva

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2009
Mensagens
203
Gostos Recebidos
0
Boas, venho deixar noticias deste canário!
Final feliz!!!
Coloquei-o junto do resto da familia e espantosamente a mãe começou a alimentá-lo.
No final desta semana já penicava as sementes sozinho.
O espantoso é que dois dias depois de o ter colocado na gaiola junto com o resto da familia, já não me ligava, quando me aproximava dele fugia, como se não me conhecesse...
Confesso que fiquei triste... era o meu filhinho...
Já o tenho sozinho dentro de casa, já come sozinho, está pronto para ir para a casa da minha afilhada.
Um abraço a todos pela vossa ajuda.
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Ficou zangado Jorge hehe Ainda bem que ficou tudo em bem ,o trabalho que deu esse malandro levá-lo para o bules dar-lhe ao serrote 3 vezes ao dia e agora pira-se ,tá servido ,esperto o passarito hhehehe ficamos contentes que se tivesse safado ,agora daqui a um tempinho e se fôr macho ,um videozito do gajo armado em pavaroti éra mel ,mas uma fotozinha também ficava bem ,afinal falamos do artista que se estava a fazer dificil hhehehe ,na volta vai ser um granda machâo ,ás vezes aqueles que nos dâo mais trabalho são os melhores ,parabens Jorge ,por tal empenho em safar o canarito ,boa !!:espi28::espi28:
 

jorgehsilva

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2009
Mensagens
203
Gostos Recebidos
0
Ficou zangado Jorge hehe Ainda bem que ficou tudo em bem ,o trabalho que deu esse malandro levá-lo para o bules dar-lhe ao serrote 3 vezes ao dia e agora pira-se ,tá servido ,esperto o passarito hhehehe ficamos contentes que se tivesse safado ,agora daqui a um tempinho e se fôr macho ,um videozito do gajo armado em pavaroti éra mel ,mas uma fotozinha também ficava bem ,afinal falamos do artista que se estava a fazer dificil hhehehe ,na volta vai ser um granda machâo ,ás vezes aqueles que nos dâo mais trabalho são os melhores ,parabens Jorge ,por tal empenho em safar o canarito ,boa !!:espi28::espi28:

É verdade o malandro assim que percebeu quem era a mãe verdadeira, mandou-me dar uma volta...
Mas está todo esperto, foi o passarote que me deu mais trabalho até agora...
So para terem uma ideia, eu sou distribuidor e durante 2 semanas viajou comigo para que eu o podesse alimentar, era engraçado o bicharoco fora da gaiola a seguir-me por todo o lado...
Mas como qualquer pai sabe, um dia o filho tem de sair de casa e seguir a sua vida...
sanugage.jpg

Com 3 semanas
u9e4yre2.jpg

Agora
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Parece que temos aí um Vermelho Marfim ,olha o passarâo que deu ,grande ,Jorge que côr sâo os pais ? Está-me a intrigar um pouco como foi buscar essa côr .ou terá sido uma branca e outro vermelho
Vê-se que o gaijo comia cozido á portuguesa hehehehe ,tá aí com um cabedal do caneco ,ficou um lindo passarinho sem dúvida ,valeu o esforço Jorge ,sim senhor tá lá esse pássaro e tem aspecto de machinho .
 
Última edição:

jorgehsilva

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2009
Mensagens
203
Gostos Recebidos
0
Tambem penso que será macho, pelo menos espero que seja...
Os pais são ambos vermelhos, embora a mãe seja de um tom mais claro.
Um abraço.
Jorge
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
É um macho ,se a mâe é mais clara é portaçâo ligada ao sexo ,se fosse fêmea éra mais claro ,acho !
Para mim foge para marfim ,pelo que percebo os país sâo de raça ,pra saír essa linhagem ,é porque é bom sangue
Mas a catanxantina faz milagres .nos de factor vermelho ,nâo é fácil ,muitos descoloram .
 
Topo