• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

País nega BI a português

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Amílcar Leite nasceu em 1982, em Lisboa. Filho de pais são-tomenses, foi registado como cidadão português. Teve Bilhete de Identidade e passaporte portugueses, frequentou a escola e até foi chamado para a tropa. Em Junho, Amílcar perdeu o Cartão de Cidadão (CC) em Londres. Desde então, tem-lhe sido negada a nacionalidade portuguesa.



"Estou sem qualquer documento de identificação desde Junho e já fui a todo o lado para tentar resolver a situação, mas só pedem papéis e mais papéis. Estou desesperado", queixa-se ao CM o jovem que se viu "de repente" sem nacionalidade.

Quando perdeu o CC em Londres, Amílcar foi ao Consulado Português solicitar novo cartão e aí foi informado que não tinha direito à nacionalidade portuguesa. O jovem arranjou um advogado para tentar conseguir os documentos, mas a resposta foi sempre a mesma: "tem de pedir nacionalidade são-tomense". Amílcar, que esteve em São Tomé e Príncipe de visita apenas aos 6 anos, não aceita essa solução. "Não me identifico com esse país".

O CM questionou o Instituto dos Registos e Notariado (IRN), através do Ministério da Justiça, mas não obteve resposta.

cm
 
Topo