• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ameaçou pôr mulher em cadeira de rodas

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Antes de Norberto Louro, 45 anos, ser colhido por um carro, em Maio, ao passar numa rotunda de bicicleta, em Gambelas, Faro, "era atencioso e responsável", conta a mulher, Ana Salgueiro, de 54 anos. Contudo, depois do traumatismo cranioencefálico que sofreu, os carinhos deram lugar a socos e pontapés, deixou de tomar banho e começou a fumar canábis.



"Disse que me punha numa cadeira de rodas", foi a última ameaça, que levou à fuga da mulher para casa de uma amiga, na semana passada. Ana, vítima de violência doméstica desde que o marido sofreu o acidente, garante que a situação está descontrolada e diz que "o Hospital de Faro, onde ele esteve três vezes, recusa voltar a inter-ná-lo". O caso junta-se a outros, noticiados pelo CM, de famílias da região que não conseguem internamentos em Psiquiatria.

Ana Salgueiro, entretanto, regressou a casa, mas receia ter uma "bomba-relógio" nas mãos: "O hospital acha que não se justifica o internamento, mas tenho muito medo", admite. Não foi possível falar com Norberto Louro.

PAI DE TOXICODEPENDENTE DIZ QUE JÁ ESPERA UMA TRAGÉDIA

A família de Carlos Serôdio, 38 anos, não encontra forma de o internar e está desesperada. Tal como o CM noticiou, o homem é toxicodependente e, recentemente, passou também a consumir drogas legais, vendidas em smartshops. Além de já ter destruído a casa onde vivia, em Albufeira, insulta os pais, rouba-os e chegou a cortar a roupa que tinha vestida.

"Já fui ao Ministério Público e dizem que não podem fazer nada. Fui ao centro de saúde e os médicos mandam-me para a GNR. Chego à GNR, dizem-me que não podem fazer nada. Ele vai para a Psiquiatria e mandam-no embora ou foge", descreve o pai, Abel Serôdio, que já espera uma tragédia.

SÓ OS HOSPITAIS DE PORTIMÃO E FARO SÃO OPÇÃO

Contactada pelo CM, a Administração Regional de Saúde do Algarve explica que, na região, apenas "o Hospital de Faro e o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio têm departamentos de Psiquiatria" para responder a casos com o de Norberto Louro. E que, estando a situação clínica "a ser acompanhada em Faro, é aí que a família deve recorrer ou pedir esclarecimentos", acrescenta a ARS Algarve. Já o Hospital de Faro recusa comentar o caso, embora assegure que "dispõe de instalações e recursos adequados a diversos níveis de internamento, mediante criteriosa avaliação". Sobre o tempo máximo de um internamento na Psiquiatria, o HdF esclarece que tal é determinado em função da "evolução clínica individual."

cm
 
Topo