• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda para instalação de bomba submersível

ministro1953

GF Bronze
Entrou
Jul 15, 2008
Mensagens
48
Gostos Recebidos
0
Boas!

Tenho uma bomba instalada e encontra-se avariada e sei como fazer a sua substituição quer eléctricamente quer hidraulicamente.
A única coisa que não estou a compreender é o funcionamento de uma peça ( válvula de retenção/injector de ar no balão ???) que se encontra a meio da tubagem inserida no furo.
O balão não tem camisa de ar, então a agua e ar estão em contacto dentro do balão.
Alguem conhece esta peça??? Sabem como funciona exactamente??? Onde posso comprar uma no caso de a minha estar avariada???

Muito obrigado!
 

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
do pouco que sei, acho que te expressaste mal. a válvula de retenção e uma peça que tem uma bolinha dentro e que nao ter deixa recuar a agua do balao e das tubagens novamente pra dentro do Furo/poço. Aquilo a que chamas injetor de ar no balão, suponho eu que seja dois acessorios, que se colocam no tubo, ja perto da boca do furo/poço, e são fixos como umas abraçadeiras (tipo as dos sistemas de rega) e numa e simplesmente uma peçacinha metálica com um furo, e outra e uma pecinha "basculante" (entre pra dentro se a empurrares, com efeito tipo mola) isso sim é o que deixa entrar ar no balão! Ja no balão deves ter outra válvula que te permita a saída do ar, caso este esteja em demasia
 

ministro1953

GF Bronze
Entrou
Jul 15, 2008
Mensagens
48
Gostos Recebidos
0
Amigo Zecter

Entretanto já percorri uma série de lojas da especialidade e realmente é como dizes.
São duas peças a instalar na tubagem junto à boca do furo, uma faz de válvula de retenção e tambem tem um orificio com uma válvula para admissão de ar na tubagem.

A outra peça tambem tem um orificio com uma válvula e é instalada um pouco mais abaixo para escoar a agua que está na tubagem quando a bomba pára de forma a dar espaço para a entrada do referido ar que fica armazenado entre as duas peças e que posteriormente será transportado para o balão quando a bomba arranca.

Tambem é verdade que existe uma válvula no balão para libertar o excesso de ar assim como tambem existe lá dentro uma boia para purgar o excesso de àgua.

Muito obrigado pela tua resposta.

Abraço!
 
Última edição:

mexxas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 29, 2007
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Caro ministro há que ter atenção com esses balões no caso de consumirem essa água, pois estando a água em contacto vômitos o ar no balão vão se criara organismos no interior do balão. Aconcelho a uma vez por mês limpar o balão
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
desenterrar um tópico que estava morto desde 2012 para 2013,!

ja deve ter mudado o equipamento.
 
Topo