• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cabo Coaxial

sportuga.20

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 9, 2012
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Boa noite,

estou a refazer a má instalação coaxial da ZON feita pelo empreiteiro no meu apartamento, estou com muitas perdas.

Vai levar um amplificador CATV da Televes ref. 5526 com retorno activo para a net, tenho de mudar o cabo coaxial por outro de melhor qualidade e com menores perdas, vai ter de levar também tomadas de parede novas que estas são muito más.

A minha dúvida é que cabo escolher, estou na dúvida entre o Iberosat RG6 PLUS e o FTEmaximal K290W.
O cabo Iberosat é mais caro mas é cobre, o FTE é mais barato mas é aço cobreado, queria saber qual será destes 2 o que tem menos perdas e mais qualidade??? A marca FTE é conhecida, mas a Iberosat não conheço a qualidade da marca.


Cabo coaxial RG6 Ø6.8mm - condutor Cu - iTED - Iberosat RG6 PLUS - Rolo 100m
Condutor Central: Ø1.13mm Cu
Dieléctrico: 4.8mm PE
Malha: >70% Al
Blindagem exterior: 6.8mm PVC
Atenuação a 85Mhz: 5dB
Atenuação a 750Mhz: 16dB
Atenuação a 1000Mhz: 18.5dB
Atenuação a 2150Mhz: 26dB
Embalagem: Bobine 100m
iTED: NQ2b
29,59€ por 100 metros IVA a 23% incluído

-----------------------------------------------------------
Cabo coaxial RG6 Ø6.8mm >85dB - iTED - FTEmaximal K290W - Rolo 100m
Impedância (Ω) 75 +/- 3 Ohms
Apantallamiento 30-900 MHz (dB) >90
Malha: 128x0.12mm
Condutor: 1.13mm CCS
Diâmetro dieléctrico: 4,6 mm
Diâmetro exterior: 6.8mm PVC branco
Lámina: Al / Pet / Al
Trenzado: Al
Nº de fios: 128
Atenuação (em 100m)
47Mhz - 3.7dB
175Mhz - 6.7dB
470Mhz - 11.2dB
862Mhz - 16.2dB
950Mhz - 17.5dB
1350Mhz - 21.8dB
1750Mhz - 25.0dB
2150Mhz - 28.2dB
ITED NQ2b
EN 50117-5
22,91€ por 100 metros IVA a 23% incluído
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Para interior e para trabalhar com as frequências da Zon cabo (ou seja, até aos 950MHz), qualquer dos dois serve mas eu aconselho-te o Iberosat porque tem o isolamento exterior mais flexível e torna-se mais fácil de ligar nas tomadas. O Fte é um bocado rijo e tem tendência para vincar, mesmo quando se fazem curvas pouco apertadas.

Não sei se tens algum aparelho de medida para confirmar se essa perda de que falas tem realmente a ver com a distribuição do teu apartamento e não com alguma deficiência no fornecimento/distribuição do sinal da Zon ao/no prédio, mas se essa perda é visual (imagem deficiente nos canais analógicos), antes de começares a mexer na distribuição experimenta ligar o sinal que vem do exterior directamente a um circuito só e verifica se a qualidade da imagem melhora. Se não melhorar, o problema não é teu, é da Zon, e evitas ir gastar dinheiro em material. Se melhorar, então aconselho-te a não pensares em meter também amplificação. Trocar o cabo e as tomadas pode ser suficiente para melhorar o sinal.

DX2
 
Última edição:

songohan

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 6, 2007
Mensagens
278
Gostos Recebidos
0
Como o DX disse, não te metas a fazer isso sem testares se o sinal que entra em tua casa é bom.

No prédio onde a minha irmã vive, foram meter fibra até à caixa de entrada no prédio, o resto dos cabos eram os mesmos que lá foram metidos há 15 anos atrás.
Mas as operadoras limitavam-se a ligar o cabo que ía para os apartamentos e testavam a box principal. Funcionava, estava feito. Depois começavam as falhas e a culpa era sempre do cliente que tinha andado a mexer na box e o amplificador ficava fora do sítio.
Até que as pessoas começaram a desistir e lá foi um técnico que verificou os cabos... precisavam de ser trocados entre a caixa do prédio e os apartamentos.
Fizeram isso... nunca mais ninguém se queixou. Mesmo os que não mexeram em nenhum dos cabos dentro de casa.
 

sportuga.20

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 9, 2012
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Obrigado pelas respostas, só agora passei por cá.

Ando aqui com um problema, preciso de duas tomadas finais, uma de dados(quarto) e a outra pode ser TV/R (cozinha), mas não sei qual tomada devo comprar.

Tenho um repartidor de 2 saídas, na primeira saída está um quarto(tomada passagem) + quarto2 (tomada final), na segunda saída do repartidor está outro quarto3 (tomada passagem) e a cozinha (tomada final).

Precisava de comprar duas tomadas finais de melhor qualidade que as que o empreiteiro montou (Legrand), mas não sei qual comprar, já vi MATV-CATV-Universal... é que uma vez testei duas tomadas da Teléves emprestadas e eram 100 vezes piores que as do empreiteiro, agora fiquei na dúvida, existe tomadas especificas???

Queria comprar as tomadas pela net.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
As melhores tomadas de terminal TV/R que existem são as BM-111 da Alcad.
Tomadas de TV e dados acho que só a Zon é que tem, mas se é por causa da internet não precisas duma tomada dessas. Os próprios instaladores da Zon já não usam nada para separar a internet da TV.

DX2
 

sportuga.20

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 9, 2012
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
As melhores tomadas de terminal TV/R que existem são as BM-111 da Alcad.
Tomadas de TV e dados acho que só a Zon é que tem, mas se é por causa da internet não precisas duma tomada dessas. Os próprios instaladores da Zon já não usam nada para separar a internet da TV.

DX2

mas as tomadas têem de ter alguma particularidade, por exemplo frequências da tv e retorno... ou qualquer uma de passagem/terminal com retorno serve???

FTE Ref: ATS76
FRACARRO PAS0021511

Não sei se alguma dessas terminal serve.

PS. ( FTE AOF 3U ) esta tem dados, mas é mais cara.

PS.2 "Os próprios instaladores da Zon já não usam nada para separar a internet da TV." Como fazem para separar??
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Qualquer tomada de terminal que tenha uma gama de frequências dos 5 aos 1000MHz e menos de 7dB de atenuação, dá.
A internet da Zon funciona entre os 5 e os 65MHz, logo não precisa de nenhum tipo de separação especial. Já vi modems ligados directamente às tomadas ou com splitters comuns.

DX2
 

sportuga.20

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 9, 2012
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
existe alguma forma de saber se alguma malha encostou ao cobre???
 

obelix699

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 1, 2007
Mensagens
391
Gostos Recebidos
0
Sim, com um multimetro medes a continuidade dos mesmos.
 
Topo