• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A Orientação do Pombo-Correio!!!

prcunha

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2012
Mensagens
1,552
Gostos Recebidos
0
Com uma bússola no bico
Sabia que os cientistas acabam de descobrir como os famosos pombos-correio se orientam?

Há muitos anos, quando não existia correio nem internet, as pessoas usavam pombos para enviar mensagens, que chegavam direitinho ao seu destino! O que ninguém entendia era como as aves viajavam longas distâncias e sabiam voltar para casa... Pois foi isso que os cientistas da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, descobriram!

Sabia que os pombos-correio têm algo parecido com uma bússola no bico? Esse instrumento, você sabe, serve para orientação. Ele tem uma agulha, que indica o norte, facilitando assim que alguém localize a posição em que está.

Os cientistas da Nova Zelândia revelaram que os pombos-correio têm minúsculas partículas de ferro no bico superior que funcionam como as agulhas de uma bússola. “Essas partículas, que poderíamos comparar a agulhas, giram e sempre indicam a direção norte”, explica Cordula Mora, coordenadora da pesquisa.

Sabe por que isso ocorre? Pela mesma razão que leva a agulha de uma bússola a mostrar o norte: por conta da interação com o campo magnético da Terra. Se você não faz idéia do que seja isso, anote: por causa da composição e dos movimentos do interior do nosso planeta, ele acaba se comportando como um imenso imã, ou seja, ele produz um campo magnético parecido com o de um imã comum, com dois pólos. Além disso, esses pólos (chamados de magnéticos) coincidem aproximadamente com os pólos geográficos da Terra.

A agulha da bússola, por ser feita de um material magnetizado, também tem um pólo norte e um pólo sul. Por isso, ela gira alinhando-se com os pólos magnéticos da Terra: seu pólo norte aponta para pólo sul do campo magnético da Terra. Por isso, escolheram chamar de pólo sul magnético aquele que fica próximo do pólo norte geográfico. Assim, o pólo norte da bússola aponta aproximadamente para o pólo norte geográfico, como as “agulhas” dos bicos dos pombos-correios!

Isso indica que essas aves se orientam pelo campo magnético da Terra, uma idéia que outros cientistas já tinham levantado, mas que não conseguiram provar. Esse feito coube aos pesquisadores da Nova Zelândia. Mas como eles fizeram isso?

Os cientistas colocaram pombos-correios em um túnel de madeira com uma plataforma em cada extremidade e os treinaram para escolher uma delas. Quando havia mudança no campo magnético, eles deveriam ir para uma plataforma. Quando não havia alteração, para outra. Na maioria das vezes, as aves fizeram a opção certa, o que mostra que foram capazes de notar as variações no campo magnético e se guiar por elas!

Porém, para terem certeza de que haviam chegado à conclusão certa, os pesquisadores fizeram ainda outros experimentos. Em um deles, eles colocaram ímãs no bico superior dos pombos para saber se haveria alguma interferência da capacidade de orientação das aves. Resultado: os animais tiveram suas habilidades prejudicadas.

Por que isso ocorreu? O ímã também tem um campo magnético em torno de si, dessa forma, as “agulhas” presentes no bico dos pombos-correio passavam a se orientar por este campo magnético e não pelo da Terra! Assim, as aves ficaram desorientadas.

Em outro teste, os cientistas anestesiaram a área ao redor do bico superior das aves e verificaram que elas tiveram problemas de orientação. O resultado demonstra a ligação entre a região e a habilidade dos pombos em se localizar. Depois, o grupo cortou o nervo olfativo, que leva informação do nariz para o cérebro, de alguns pombos. Isso para saber se a idéia de que essas aves orientam-se por odores da natureza, defendida por certos cientistas, é correta. Nesse caso, porém, a orientação dos animais não foi afetada, comprovando que o olfato não faz diferença na hora de eles se localizarem!

É, os pombos-correios são mesmo bichos incríveis. Vai dizer que você não ficou com vontade de trocar seu carteiro ou e-mail por um animal desses?!

Eliana Pegorim

Fonte:
Publicado por: JOSÉ CARLOS
http://columbofilia.blogs.sapo.pt/14662.html
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Esta é uma das teorias ainda a poucos dias passou um documentário sobre este assunto no National Geographic. Outro dos estudos diz que é o olfato e há ainda uma terceira teoria que tem a ver com a posição do Sol.







 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Ora belo tópico e amigo Prcunha bem vindo ao parque ,ora casa de pombos ,casa de tombos ,nasci no meio de pombos e estive com eles 40 anos ,éra eu que os levava á sede e anilhava com anilha de borracha ,fazia a ficha, o meu pai e um tio éram fortes no meio fundo e fundo ,na velocidade ,éram mais fracos ,ficou para o meu cunhado que ganhou tudo o que havia para ganhar naquela sede ,onde foi feito o meu copo dágua ,ora dito este pequeno quê e porque ,o pombo quando é solto dá umas voltas ao espaço onde é libertado ,levanta bastante alto e faze-o para ganhar a nora e orientaçâo ,a partir daí ,traça no seu pequeno cerebro uma linha directa e recta ao seu destino ou pombal ,se as fêmeas tiverem ovos ,é mel ,é um tiro no ar ,a força como aproveita as correntes de ar quente ,machos acasalados e com filhos pequenos é bem mais rápido e mesmo a entrar pelo patim ,hoje a maior parte é por chip ,mas ainda se utiliza o relogio cronometrador
phpThumb.php

Éra uma loucura ver a forma como chegavam das alturas e se atiravam para o patim ,muitos éram teimosos em entrar ,tal maneira que ficam folgados depois de 700 km ,é obra ,depois havia os caraçinhas ,os fabris ,bem íria ter conversa até vir a mulher da fava rica ,meu pai foi presidente de várias sedes ,eu apesar de dar voo treino e acompanhá-los em todos os tratamentos ,fugi digamos para a passarada ,mas adoro pombos ,sem dúvida ,mas um desporto muito caro hoje em dia
Realço dois campiôes do mundo que estiveram muito perto de mim num leilâo de pombos
O mestre Silvere Toye (do lado direito )
JVZ-18-Silver%20Toye.JPG

Herbots1.JPG

E o senhor Herbots (do lado esquerdo ) um grande mestre que deu origem a marca de medicamentos para pombos de competiçâo ,verdadeoros mestres ,o primeiro comprou um pombo no Porto ,num leilâo por 3 mil contos ,isto á 30 e tal anos ,muito dinheiro para um pombo ,ficou tudo de boca aberta ,só uma pequena história amigos ,obrigado pela recordaçâo que me trouxeram ,ó tempo volta pra trás !!!Trás-me tudo o que perdi !!
 
Última edição:

xonapank

GF Bronze
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
Animais espetaculares...
Que saudades dos meus tempos de Columbófilo...

Mas um dia ainda volto... :)
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Se fôr preciso pombos ,mas pombos a sério ,arranja-se ,abraço
 

xonapank

GF Bronze
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
Obrigado amigo!
Fazer uma colónia nova vai dar muito trabalho mas também não é para breve a minha volta...
Quando pensar voltar espero que possamos conversar.

Abraço
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Estarei cá se deus quizer ,entretanto relendo o tópico inicial ,os cientistas sâo quase todos doidos ,a maior parte do que apresentam nâo corresponde á realidade é fundamentada ,mas mal ,e nunca viveram se calhar 40 bisas entre os pombos ,á aqui muita coisinha ,que nem chegam perto e o bico nada tem a ver com a orientaçâo do pombo ,nem pensar ,é no pequeno cerebro que está o jogo todo e muito treino\competiçâo ,mandamos um pombo a primeira vez ,marca mal ,mandamos a segunda é campiâo se bem treinado ,seja o tempo de voo diário (45 minutos ) como soltá-lo progressivamente vários kilómetros ,nâ .muito sinceramente nâo passa de provas cientificas ,que no desporto em si e em tempo real ,nada tem a ver ,além diso ainda temos o tratamento ,que se tem de fazer de obriga,senâo nem sequer no cabaz entra ,além de se ter saber ,quais os para velocidade ,fundo e meio fundo ,caracteristicas próprias dum bom columbófilo ,muitos sâo de grandes raças e ficam lá ,nâo voltam á muita perda em vários sentidos .isto nâo é para cientistas ,é para gente que percebe do arame ,que passa 8 horas no pombal ,muita fruta ,para ser cientifico ,eu penso assim ,no entanto até pode alguns aspectos serem reais ,mas pronto ,nâo tem nada a ver com columbófilia a cena dos cientistas ,muito longe mesmo
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Eu acredito que no cérebro do pombo está toda a maquinaria de orientação , em correlação com a orientação do sol.

É a minha modesta opinião, de leituras e visualização de comentários em vários canais.

Gosto muito de pombos mas nunca fui colombófilo.

Cumps.
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Pois o problema é que fazem experiências por vezes absurdas com resultados que sai fôra e neste caso do que é um pombo de compeiçâo .
Se os pombos voltam ao pombal ,têm de ser adesidos desde borrachos ,provavélmente baseou-se em pombos bravos ,agora de competiçâo nâo tem nada a ver para mim penso assim ,como disse atrás é para quem mexe no arame
Se tapasse-mos a vista ou atásse-mos as pernas ao Carlos Lopes ,nunca tinha sido o atleta que foi
Mas ainda vou analizar isto melhor ,este tema interessa-me
 
Topo