• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

“Está calado ou mato-te já”

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Assaltantes tentaram asfixiar José Couras, 84 anos. Há suspeitas de ser o gang que terá assassinado dois idosos

Atacado no quarto da sua casa, na sexta-feira, em Salreu, Estarreja, José Couras, de 84 anos, foi agarrado por um dos três assaltantes, que o tentou asfixiar, tapando-lhe o nariz e a boca. O idoso reagiu e foi ameaçado. "Está calado ou mato-te já", disse-lhe o ladrão, apontando uma arma ao pescoço de José Couras, que estará entre as vítimas do gang suspeito de ter cometido dois homicídios durante uma vaga de roubos.

José só foi libertado quando a mulher, Ana Rosa, que também estava na casa, entregou 500 euros e ouro. José e Ana Rosa residem na mesma rua onde, no dia 5 deste mês, pai e filha foram violentamente atacados por um trio de assaltantes. Eram também amigos de Helena Soares, de 78 anos, cujo corpo foi encontrado sábado, em Beduído, também em Estarreja, e que acabou espancada até à morte.

Acreditam que escaparam por pouco. "Se a minha mulher não desse o dinheiro eu era morto. Quando soube o que tinha acontecido à Helena só pensei que podia ter sido eu. Bateram também muito na minha mulher, ficou cheia de sangue na cara. Acredito ter sido o mesmo grupo", diz ao CM José.

O violento ataque ocorreu às 19h30. O casal estava já na cama a ver televisão. "Eles devem ter saltado o portão das traseiras e arrombaram a porta da nossa casa. Entraram no nosso quarto e dois deles agarram-nos; o terceiro ficou a vigiar o corredor."

"Depois exigiram todo o dinheiro", explicou ao CM, em lágrimas, Ana Rosa, que ainda entregou dois anéis e um relógio.

A violência extrema usada nos últimos assaltos – que resultaram também na morte de Artur Frias, na quinta-feira, em Albergaria – colocou a Polícia Judiciária em alerta. Dezenas de inspectores estão no terreno, numa verdadeira caça a este gang. Procuram novas provas que possam ligar o grupo a outros roubos violentos, também a idosos, cometidos em Leiria – e tentam acima de tudo evitar que ocorram mais mortes em assaltos.

PROCURADOS SÃO MAGROS E TÊM ESTATURA MÉDIA

José Couras e a mulher Ana Rosa adiantaram ao ‘CM’ que os assaltantes estavam todos vestido com roupa preta, capuzes e usavam luvas. Contaram também que eram magros e de estatura média. Falavam todos português. "Fisicamente, eram todos muito parecidos. Infelizmente, não dava para ver a cara de nenhum deles", explicou o idoso.

MEDO LEVA MORADORES A TOMAR PRECAUÇÕES

Em Estarreja já há pelo menos conhecimento de três assaltos violentos a idosos – um deles terá levado à morte de Helena Soares. Os moradores estão em sobressalto e temem também eles ser vítimas de ataques.

"Ando com muito medo, antes de dormir vejo sempre se está tudo fechado. Já ninguém está seguro", disse ao CM uma idosa, que não quis ser identificada.

Um outro morador, Ernesto Fonseca, de 81 anos, não esconde também a sua preocupação. Ao CM revelou que nos últimos dias tem tido mais cuidados do que o habitual. "Estes casos assustam-me muito. Já tinha alguns cuidados no meu dia-a-dia, mas agora ainda mais. É triste chegarmos a esta idade e alguém entrar em nossa casa e levar tudo o que temos. E o pior é que muitas vezes ainda nos tiram a vida", disse, desolado, Ernesto Fonseca. Nas ruas da cidade de Estarreja, as conversas são em torno dos constantes ataques. Poucos são os moradores que querem dar a cara, com receio de serem também eles atacados. Confiam no trabalho da Judiciária.

VÍTIMA FOI ONTEM AUTOPSIADA

O corpo de Helena Soares, de 78 anos, assassinada na sua casa em Beduído, Estarreja, foi ontem autopsiado no Instituto de Medicina Legal de Aveiro. O CM desconhece os resultados da autópsia, mas as autoridades perceberam logo no local que a idosa teria sido espancada até à morte pelos assaltantes.

O funeral da vítima deverá, por isso, só hoje ser marcado. Na localidade os vizinhos estão chocados com a violenta morte de Helena Soares, que vivia sozinha há 18 anos.

IDOSA ATACADA E AMARRADA FICA SEM 1800 EUROS

Na quarta-feira, uma idosa de 82 anos foi também atacada por três ladrões em Oliveira do Bairro. O trio ameaçou a vítima com uma pistola e amarrou-a, levando 1800 euros. A PJ de Aveiro investiga também a ligação deste caso ao gang violento.

cm
 
Topo