• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Nib trocado! e agora?

Ricardotuba

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 21, 2007
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Boa tarde...
A minha esposa enganou-se a dar o nib para a segurança social...
Já fomos á segurança social e ao banco, tanto um como o outro disseram que não havia nada a fazer...
Como foi uma troca de nib, e sabemos para quem foi, e essa pessoa disse:"azar, o dinheiro nao devolvo".
São mil e tal euros...
o que devo fazer agora?
obrigado
 

nunosilvaenf

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jul 18, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa tarde...
A minha esposa enganou-se a dar o nib para a segurança social...
Já fomos á segurança social e ao banco, tanto um como o outro disseram que não havia nada a fazer...
Como foi uma troca de nib, e sabemos para quem foi, e essa pessoa disse:"azar, o dinheiro nao devolvo".
São mil e tal euros...
o que devo fazer agora?
obrigado

fale com um advogado... acho que há enquadramento legal para isso!

apropriação indevida de dinheiro alheio
 

PJ.

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2012
Mensagens
286
Gostos Recebidos
0
estranho,
e no site da segurança social nao dá para alterar?
normalmente pela net dá para alterar os dados todos, até mesmo o NIB que lá colocámos.

se nao esta registado é fazer o registo e tentar alterar
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Acho muito estranho essa história do NIB. Por norma quando se transfere quantias para o NIB do cliente, surge sempre a identificação do destinatário! Além disso, se a segurança social fez a transferência monetária para outro cliente, por lapso, é a responsável por essa actuação. Existe sempre formas de recuperar o que é nosso por direito!
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Ora bem, como aqui ja foi falado a solução para os seus dois problemas, só tem uma resolução..

Se nao tem a password para o site da segurança social tem a pedir.Depois quando ela chegar via correio, tem de entrar no site, e nos abonos ou transferencias, tem lá a resposta para um dos seus problemas..Esta lá assinalado o nib para onde estao a ser feitas as transferencias.Imprime essa folha e vai não só a segurança social como ao banco de onde pertence esse nib.Qualquer banco lhe diz a que banco pertence este nib.Com esta parte resolvida, basta alterar o nib na mesma pagina para o correcto, e assim receber os ditos pagamentos na sua real conta.

Abraços

kablamis
 

Ricardotuba

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 21, 2007
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Pois é estranho...
Eles fizeram uma transferencia no mes passado, pronto, essa ja ta feita...
O pior é que ja fui la na semana passada e disseram-me que ja nao vou a tempo para este mes...
Ou seja, fui la no dia 10, a transferencia ainda nao foi efetuada e dizem que nao vao a tempo, sinceramente...
 

Ricardotuba

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 21, 2007
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
O pior é que nenhuma das duas resolucoes estao ao alcance...
Ja foi tudo tratado, tudo alterado direitinho como deve ser, o pior é que eles dizem que o que está para tras, nada feito..


Boas! Ora bem, como aqui ja foi falado a solução para os seus dois problemas, só tem uma resolução..


Se nao tem a password para o site da segurança social tem a pedir.Depois quando ela chegar via correio, tem de entrar no site, e nos abonos ou transferencias, tem lá a resposta para um dos seus problemas..Esta lá assinalado o nib para onde estao a ser feitas as transferencias.Imprime essa folha e vai não só a segurança social como ao banco de onde pertence esse nib.Qualquer banco lhe diz a que banco pertence este nib.Com esta parte resolvida, basta alterar o nib na mesma pagina para o correcto, e assim receber os ditos pagamentos na sua real conta.

Abraços

kablamis
 

João Elisio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 17, 2012
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Boa Noite
Exponha essa situação ao Provedor de Justiça. Em princípio ele vai averiguar se a culpa foi da Segurança Social ou do Banco (ou dos dois).
Se ele conseguir apurar de quem é a responsabilidade pode ficar o assunto resolvido.
Em qualquer caso a pessoa que recebeu o dinheiro fê-lo de forma ilicita pois sabia que o dinheiro não lhe pertencia. Se não o quer devolver poderá (não sei bem) estar a incorrer num crime de furto.
Comete crime de furto "quem, com ilegítima intenção de apropriação para si ou para outra pessoa, subtrair coisa móvel alheia, é punido com...
O dinheiro não foi subraído foi-lhe entregue como sendo seu. Mas, a meu ver, a partir do momento em que ela toma consciência de que não lhe pertence e, sabendo quem é o dono, o não entrega equipara-se à "subtração". Digo eu. O Minitério Público será então a entidade competente para dizer se existe ou não crime. A ele poderá recorrer se o Provedor não resolver o caso. E se o MP entender que não existe crime só através de uma acção civel mas isso já não deve valer a pena. Tem custas processuais. Diga-lhe então "adeus".
Cumprimentos
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Tenho a certeza que se tivesse enviado uma carta registada com aviso recepção para o centro distrital da segurança social na
area da sua residência, a explicar o lapso e a pedir a restituição do dinheiro previamente pago por lapso noutro nib, e a posterior correcção do nib, não teria problemas...Mas a maior parte das pessoas só fala com os assistentes que estao aos balcões...A segurança social da mesma maneira que deposita dinheiro nas contas erradas, faz essa pessoa devolver o dinheiro, atravez de emissão de divida à segurança social, é dizer que se apoderou de um lapso da segurança social e ao não o devolver é apropriação indevida, entra logo automaticamente essa pessoa que o recebeu em divida , sendo então notificada via carta...

Agora pergunto eu..Quem deu o nib errado, e se tem formas de provar de quem teve o erro?Porque afirmar que o erro é do banco ou da segurança social sem provas vai dar em nada...Antes escrever e pedir para ser devolvido o dinheiro entregue noutra conta que estar a acusar sem provas...

Abraços

kablamis
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
não devolve??? parte-lhe a tromba... essa tá boa... mas também tem que ter cuidado com os dados que dão...
 

Ricardotuba

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 21, 2007
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Vontade nao me falta...
A culpa não foi da segurança social nem do banco, foi um engano nosso...
Acontece...
É uma vergonha o sistema que temos, foi um engano que não prejudicou ninguem...

não devolve??? parte-lhe a tromba... essa tá boa... mas também tem que ter cuidado com os dados que dão...
 

satptuga

GF Prata
Entrou
Mai 10, 2011
Mensagens
261
Gostos Recebidos
14
Vontade nao me falta...
A culpa não foi da segurança social nem do banco, foi um engano nosso...
Acontece...
É uma vergonha o sistema que temos, foi um engano que não prejudicou ninguem...
garanto que não iria chegar o dinheiro para o concerto seja do que fosse carro ou casa mas garanto que não se ficava a rir do engano
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
infelizmente é assim. até podia ser 1 milhão que eu devolvia na mesma...
 
Topo