• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda: Colocar ZONHUb como Modem

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Boa noite.
Já perdi umas horas a configurar o ZonHUB como modem e não tive sucesso.
Depois de desativer os redes wirelesse e de activar a bridge na porta 4 que mais devo fazer?
Pretendo colocar um router wireless linksys sobre o ZonHub e ainda mais um router sobre este último.
Se algúem tiver alguma susgestão agradeço.
 

corrisi

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
403
Gostos Recebidos
3
Boa noite,

Para colocar o zonhub em modem deve executar as seguintes etapas:

1- Entrar em modo Admin no zonhub e activar o modo bridge na porta 4, na rede local em definições.

2- Não necessita desactivar o wireless.

3- Aconselho a alterar a gama de ips do zonhub, para não criar conflitos com o novo router. Se o zonhub por defeito é o 192.168.1.1, altere para a gama 192.168.2.1. Proceda também à alteração da gama de ips do zonhub em "distribuição de ips".

4- Feito isto, faça um reboot completo do zonhub.

5- Ligar a porta 4 do zonhub à entra WAN do novo router, neste caso o linksys, que suponhamos tem ip 192.168.1.1

6- Liga uma das portas LAN do linksys a um pc, por exemplo, e se tudo estiver bem, terá já rede no pc referido.

7- Tenha em atenção que no router linksys o dhcp deve estar activado e no tipo de ligação, escolher o modo "IP dinâmico".

8- No fundo o zonhub permite-lhe ter duas redes diferentes e que não se vêm entre si. A porta 4 do zonhub comporta-se como modem para o aparelho que lhe ligar, neste caso o router linksys. Todavia, poderá continuar a usar as portas LAN de 1 a 3 do zonhub para ligar a outros equipamentos.


Cumprimentos
 
Última edição:

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Agradeço desde já.
Já fiz a configuração e está a funcionar.
Tenho no entanto outra dúvida: Eu gostava de saber se é possível "esconder" os equipamentos ou pelo menos algum, para não ficarem visíveis no mapa de rede do ZONHUB. Esta configuração que acabei de fazer mostra todos os equipamentos ligados. Deste modo é posível por parte da zON saber tudo o que temos ligado. Eu gostava de saber se há forma fazer isto, esconder alguns equipamentos.
Já li alguma coisa na internet, em que definindo um único IP no ZonHUb e desactivando as redes wireless ele funciona só como Modem, tal como o modem da marca Thomson que a zon tinha antes deste.
Se tiveres sugestões agradeço.
 

corrisi

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
403
Gostos Recebidos
3
Agradeço desde já.
Já fiz a configuração e está a funcionar.
Tenho no entanto outra dúvida: Eu gostava de saber se é possível "esconder" os equipamentos ou pelo menos algum, para não ficarem visíveis no mapa de rede do ZONHUB. Esta configuração que acabei de fazer mostra todos os equipamentos ligados. Deste modo é posível por parte da zON saber tudo o que temos ligado. Eu gostava de saber se há forma fazer isto, esconder alguns equipamentos.
Já li alguma coisa na internet, em que definindo um único IP no ZonHUb e desactivando as redes wireless ele funciona só como Modem, tal como o modem da marca Thomson que a zon tinha antes deste.
Se tiveres sugestões agradeço.


Boa noite,

Não estou a ver como esta ligação mostra todos os equipamentos? Se o router linksys está ligado ao zonhub via porta 4 numa gama de ips diferente, portanto rede independente, e com segurança própria, como é que a zon sabe que equipamentos tem ligado no router linksys.

Acabo de entrar no meu zonhub e nenhuma ligação surge. Aparece que não existem computadores ligados na rede local. O mesmo acontece para a rede wireless, pois neste momento uso o wireless do meu router e não o do zonhub.

Cumprimentos
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Boa tarde.
Eles vêm exatamente o menu do router como eu vejo, e porventura ainda com mais detalhe.
Eu vou mostrar um printscreen, pois uma imagem vale mais do que mil palavras.
Uma coisa é certa com o ZonHUB perdemos privacidade total.
Eles sabem o que ligamos, a que horas e até têm acesso se quiserem à informação contida nos PCs do cliente.
Deixo aqui uma imagem:
ZONHUB.jpg
 
Última edição:

corrisi

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
403
Gostos Recebidos
3
Boa tarde.
Eles vêm exatamente o menu do router como eu vejo, e porventura ainda com mais detalhe.
Eu vou mostrar um printscreen, pois uma imagem vale mais do que mil palavras.
Uma coisa é certa com o ZonHUB perdemos privacidade total.
Eles sabem o que ligamos, a que horas e até têm acesso se quiserem à informação contida nos PCs do cliente.
Deixo aqui uma imagem:
Ver anexo 111771

Boa noite,

Estive agora a confirmar no meu zonhub e em home/mapas de rede, aparece apenas o meu computador, mostrando o seu IP.

Mas tudo o resto, isto é, o meu outro router e o seu IP, e todos os aparelhos que tenho ligados nele, não aparece qualquer informação. Era a isso que me referia quando disse que este tipo de ligação não exponha toda a nossa rede doméstica.

Cumprimentos
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Amigo pode ficar tudo facilmente na mesma rede sendo o router zon o master... isto e com um outro acess point basta ligar a uma porta lan, depois e so configurar o acess point
Boa noite,

Estive agora a confirmar no meu zonhub e em home/mapas de rede, aparece apenas o meu computador, mostrando o seu IP.

Mas tudo o resto, isto é, o meu outro router e o seu IP, e todos os aparelhos que tenho ligados nele, não aparece qualquer informação. Era a isso que me referia quando disse que este tipo de ligação não exponha toda a nossa rede doméstica.

Cumprimentos
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Aqui esta a minha rede de casa com um router thomson e dois outros acess points cfg tudo na mesma rede domestica ou seja posso trocar entre todos os pcs tanto por cabo como por wireless




Capturar.jpg
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
nunca gostei do zonhub.. cheguei a voltar a meter modem... de qualquer forma.. ligando um router a parte. liga se à porta wan e aplica-se dmz ao ip desse router. antes disto liguem se ao router e alterem a gama de ip. n pode ficar igual ao do zonhub.
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Boa tarde de novo.
Eu tenho um router linksys cuja porta Wan está ligada à porta quatro do zonHUB; e este definido como bridge na porta 4.
Os IPs do router deixei-os tal como vem da predefinição (192.168.1.1) e o DHC atribui IPs desde este valor até 250.
O router linksys tem o IP de Lan 192.168.1.1 que é o mesmo do ZonHUB. O linksys atribui IPs a começar em 192.168.1.100 até 150 e funciona, isto é os equipamentos ligados ao linksys funcionam e não dá conflitos de IPs. Já experimentei mudar os Ips do zon HUB (coloquei 192.168.2.1 na LAN e IPs a variar entre 100 e 250 ) e deixei de ter rede no linksys; portanto não funcionou. Mas Há uma coisa que verifiquei no menu do linkys, é que ele está definido como gatway e não como router, não sei se isto tem influência (isto nas definições avançadas).
Se tiverem mais comentários agradeço.
Mas a minha questão de fundo é a maneira de esconder um equipamento no mapa de rede. Suponham que tenho um iphone e não quero que ele fique visível no mapa de rede. É possível "esconder" este equipamento?
Outra coisa que pensei em fazer, mas que não faço ideia se irá resolver este problema é, definir no router linksys u IP fixo. depois ligar outro router sobre o linksys com este IP fixo e então distribuir com este novo router internet pelos vários equipamentos da casa.
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
se fizeres como eu disse, n tens esse problema.
 
Topo