• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Estamos numa época/período ideal para a criação dos roseicollis

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Embora um número bastante elevado de criadores tenham seguido [ e ainda seguem ] ao longo dos anos um ciclo clássico para a criação dos roseicollis eu, assim como já muitos outros, preferimos inovar e levar a cabo experiências nesse campo [ o da criação ] .
Assim e porque no inicio deste ano as temperaturas têm estado algo baixas , o que é óptimo contrariamente ao que se possa imaginar, decidi iniciar os acasalamentos e a consequente criação dos meus roseicollis.
Para a construção dos ninhos optei, como sempre, pelas folhas de palmeira humedecidas , partidas ao meio e meio emagadas , e pela rama de pinheiro, meio seca , juntando ainda algum musgo seco e nada mais .
Mantenho a temperatura nos 14º/16º , com recurso a um desumidificador a "meio gás" , criando aquele habiente seco e temperado [ uma temperatura não agressiva ] .
Na comida ,retiro simplesmente algum girassol da mistura habitual e junto um pouco de papa granulada seca .
E assim ... estão criadas as condições para se iniciar a época em pleno. Tanto assim que já tenho as aves em pleno choco e prontas para o nascimento das crias , o que deverá ocorrer muito em breve .
Aqui fica a minha dica e método , por mim usado com bastante êxito !
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Na comida ,retiro simplesmente algum girassol da mistura habitual
Amigo Bill ,já agora porque retiras o girasol,deve ser por ter alguma gordura nâo ??
É bom método sim senhor ,pricipalmente a temperatura e o material para o ninho ,bem natural
:espi28::espi28:
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
isso mesmo Zé ... retiro algum girassol precisamente para diminuir alguma gordura nas aves, nesta altura da criação e, quanto ao material dos ninhos foi aquilo que vi em ninhos destas aves em liberdade , feitos nas palmeiras , em temperaturas aproximadas como as que tento manter durante a criação
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Por acaso tens albinos ,desses gosto ,branquinhos com olho bem vermelho ,tú nisto dás cartas amigo ,parabens ,a sério .
Nâo sei se foste a Vila Franca, nos psitácideos foi mesmo demais ,havia lá cores que nunca tinha visto ao vivo e muitos mesmo em foto
Olha amigo boas criaçôes para 2013:espi28::espi28:
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
albinos não tenho de facto , nem nunca criei desses , tenho alguns opalinos lutinos de face vermelha isso sim, entre outras mutações !
estou a preparar a época mais cedo e penso apresentar algumas aves na PetFil em Lisboa, vamos lá a ver se tudo corre como o previsto
abraço Zé ...
 
Topo