• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Surf : Onda da Nazaré invade o Mundo

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
155
Garrett McNamara voltou a colocar Portugal nas bocas do Mundo. As imagens daquela que se acredita ser a maior onda alguma vez surfada (34 metros), na praia do Norte, Nazaré, têm preenchido jornais, sites e televisões por todo o Planeta e são um sucesso nas redes sociais. No YouTube, há vídeos com mais de um milhão de visualizações e, no Facebook, a foto de Tó Mané já foi partilhada mais de 30 mil vezes.

"Estas imagens têm um efeito positivo" para o País, diz Manuel Falcão, diretor da Nova Expressão, que lembra que, além do turismo, "começam a ser feitas produções de marcas ligadas ao surf na costa" nacional. Alberto Rui, da Initiative, sublinha a importância do feito para a "modernização da imagem do País" e defende que o Turismo de Portugal deve aproveitar o mesmo a nível da comunicação. Carlos Mariano, da Federação Portuguesa de Surf, recorda que desde 2012 que McNamara atrai "romarias" à Nazaré, local único no Mundo, já que permite ver o espetáculo da praia.

"ATÉ A MINHA AVÓ VIU A FOTO": Tó Mané, Autor da foto com Garrett McNamara

Correio da Manhã – Ficou surpreendido com esta projeção?

Tó Mané – As fotos que via não me impressionavam, porque era só uma onda e um surfista. Há anos que vou à Nazaré e já conheço os ‘spots’. Decidi apanhar o farol e o forte. A foto que tinha na mente está no papel.

– O que mudou na sua vida?

– Continuo o mesmo. Estou mais conhecido fora do circuito de fotógrafos de surf. Já tive outras fotos conhecidas, mas é o pico do meu trabalho. Até a minha avó na aldeia já viu a foto.

– O fotojornalismo português também ganhou prestígio?

– Penso que ganhou, porque a imagem apareceu em jornais e sites nos EUA, Austrália, Inglaterra e outros pontos do Mundo.

MCNAMARA E E CAMPEONATOS DÃO RETORNO

As proezas de McNamara e o sucesso de campeonatos organizados em Portugal têm contribuído para a projeção do País a nível internacional. Em 2011, o surf teve um impacto de 0,2% no PIB e, em outubro, o mundial dePeniche deu um retorno de sete milhões à economia.

A Zon, que patrocina a vinda de McNamara a Portugal, estima um retorno de um milhão de euros só com as notícias em Portugal sobre os feitos do surfista.

cm
 
Topo