• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

TDT: fracasso da PT e ICP-ANACOM confirmado por 62%

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Mais de metade (62%) dos lares que recebem a televisão digital terrestre têm problemas na receção do sinal, 10 meses depois de concluído o processo de transferência da televisão analógica para a TDT.

Os números do estudo da DECO denunciam uma situação intolerável que a entidade reguladora do setor, a ICP-ANACOM, só tardiamente reconheceu, ao lançar uma consulta pública em busca de opiniões e soluções para resolver o problema de falta de qualidade do sinal terrestre. O prazo para reagir terminou a 1 de fevereiro e a DECO fê-lo de forma crítica por considerar tratar-se de uma tentativa de desresponsabilização das entidades com obrigações nesta matéria.
O estudo da DECO, efetuado em novembro e abrangendo o território de Portugal Continental, apresenta um cenário de graves problemas na operação de mudança do sinal analógico para a TDT (televisão digital terrestre). Esta foi concessionada pela ICP-ANACOM à PT (Portugal Telecom), sendo que a primeira entidade não tinha admitido, até agora, que a transição provocou mais do que problemas residuais aos consumidores. Contrariando esta análise, 62% dos inquiridos que permanecem no acesso terrestre gratuito disseram não receber o sinal de televisão em condições, e 13% afirmam que não conseguem seguir o normal desenrolar das emissões.
Este panorama desolador foi admitido pela ICP-ANACOM tarde e a más horas. O processo, antes classificado como “globalmente positivo” no relatório e balanço final da operação, é hoje descrito como “a rede TDT não estava preparada para suportar as circunstâncias normais e expectáveis inerentes ao seu desempenho”. Não sendo alcançado o nível de qualidade exigível, surge o debate público. A DECO não pode deixar de salientar que muitos dos problemas hoje admitidos poderiam ter sido evitados se tanto a ICP-ANACOM como a PT tivessem tido em conta os alertas e as recomendações desta associação, no âmbito do seu acompanhamento do processo. Houve um deficiente planeamento da rede pela PT e uma ausência de fiscalização e monitorização pela ICP-ANACOM. Por isso, a DECO exige:

O cumprimento integral do contrato de concessão tem de ser mantido. A PT deve fazer o que for preciso para respeitar as condições da licença que lhe foi atribuída, sem que tal resulte num sobrecusto para o consumidor ou o contribuinte em geral. Mais: a solução a adotar deve garantir ao consumidor o acesso a um serviço de televisão com qualidade, independentemente da região onde se encontre.
A resolução caso a caso, prioritária e imediata dos problemas que afetam os consumidores de TDT, colocando ao seu dispor um formulário onde indicarão a sua localização exata, que a DECO transmitirá à PT e ao regulador.

Face ao histórico de falta de transparência revelado tanto pela ICP-ANACOM como pela PT em todo este processo, e para salvaguarda dos legítimos interesses e expectativas dos consumidores, a DECO solicitou formalmente ao regulador um conjunto de informações, ao abrigo do princípio da colaboração da administração com os particulares.
A DECO não abdica de outras medidas para apuramento de eventuais responsabilidades, nomeadamente do próprio regulador pelo não cumprimento da primeira das suas obrigações: a defesa dos interesses dos consumidores.


Problemas de imagem e custos como pontos negativos
Os números refletem o descontentamento para o qual alertamos ao longo de todo o processo da mudança para televisão digital terrestre (TDT). Digital significa retrocesso, entre quem acede via terrestre, com a tradicional antena no telhado: 62% dos inquiridos apontam falhas na receção do sinal. Falamos de mais de metade do grupo que representa perto de um milhão de lares no País, que permanece com o serviço gratuito.
Além dos problemas de receção de sinal, o custo da mudança é o segundo comentário negativo mais referido espontaneamente. A conta da adaptação para a TDT, via terrestre, ascendeu na maioria dos casos até 99 euros. Esta quantia não inclui despesas com um novo televisor, uma despesa a somar à fatura em 15% dos lares.
A informação divulgada durante o processo de transição também merece críticas: “má” ou “muito má” foi a nota atribuída por 45% da população que se mantém ligada ao sinal gratuito, mas que teve de comprar caixa descodificadora, trocar o televisor ou reorientar e alterar a antena. Na hora de esclarecer dúvidas sobre o tipo de cobertura na sua zona, mais de 40% dos portugueses com acesso à TDT recorreram a amigos, familiares e lojas da especialidade e instaladores da zona. Um terço dos inquiridos utilizaram os contactos das campanhas oficiais de esclarecimento. Cerca de 14% admitiram ter comprado equipamentos, desconhecendo que o sinal não estava disponível de igual forma em todo o País.
Uma mensalidade para evitar complicações
Durante a mudança, foram feitas várias denúncias de aproveitamento da TDT, pelas operadoras de telecomunicações, convencendo os portugueses a subscreverem um serviço de televisão pago. Esta prática foi mesmo condenada pela entidade reguladora ICP-ANACOM. Dos 71% de lares portugueses que têm televisão paga, mais de 5% tornaram-se clientes durante o último ano devido às dificuldades encontradas na mudança para a TDT ou porque consideraram ficar mais barato.
Reclamar para pressionar
Face aos problemas na rede, em maio de 2012, a ICP-ANACOM viu-se obrigada a atribuir uma licença temporária, entretanto renovada, à Portugal Telecom, responsável pela implementação da TDT, para ajustes na rede até maio de 2013. Mas mesmo com mais frequências disponíveis, os problemas continuam a afetar muitos portugueses, como demonstra o nosso estudo. Quase um ano depois do apagão total do sinal analógico de televisão, este diagnóstico não pode deixar indiferentes a Portugal Telecom, em primeira linha, nem a entidade reguladora ICP-ANACOM, à qual já enviámos as nossas preocupações e exigências.
Como recolhemos a opinião dos consumidores
Em novembro de 2012, foram entrevistados pessoalmente 1714 indivíduos, com 18 ou mais anos, residentes em lares privados em Portugal Continental. Em cada lar foi entrevistado apenas um indivíduo. Os resultados são representativos dos lares de Portugal Continental. A margem de erro da amostra é de ± 2,4% para um intervalo de confiança de 95 por cento.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
DECO disse:
Mais de metade (62%) dos lares que recebem a televisão digital terrestre têm problemas na receção do sinal, 10 meses depois de concluído o processo de transferência da televisão analógica para a TDT.
Não acredito que sejam assim tantos. Acho que a DECO não acautelou o facto de uma parte desta percentagem poder ter problemas devido, não à emissão, mas à recepção.



DECO disse:
(...) mas que teve de comprar caixa descodificadora, trocar o televisor ou reorientar e alterar a antena.
Lá voltamos à mesma lenga-lenga. Este gente continua a pensar que todos iriam ficar a ver TDT sem ter que fazer uma ou mais destas coisas. E depois vêm reclamar.

DX2
 
Última edição:

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Em minha casa tenho uma antena Televés Sonigate : Antena Exterior TDT Televés 1495
Tenho um amplificador de mastro também televés e um amplificador 12v e mesmo assim de vez em quando falha....
Se calhar em vez de reclamar tenho que comprar um emissor só para mim e aumentar a banda...
Enfim
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se moras num sítio de má cobertura ou relativamente distante do(s) emissor(es), essa é a pior antena que podias ter comprado.
A instalação foi feita por alguém com equipamento de medida adequado e conhecimentos sobre aquilo que estava a fazer?

DX2
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Sim foi feita por um eletricista, sempre foi ele que montou antenas nas minhas obras...
Mas em relação ao inicio do tdt as falhas têm vindo a diminuir significativamente...
Que antena aconselhavas para uma zona de pouca cobertura?
Ikusi???
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Sim foi feita por um eletricista, (...)
Eu perguntei se a instalação da antena tinha sido feita por um profissional, não por um amador. É bem provável que haja defeitos na instalação por desconhecimento de certos preceitos técnicos.
Mas estamos a fugir do tema do tópico. O melhor seria abrires um tópico novo e mover para lá estes últimos posts.

DX2
 

songohan

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 6, 2007
Mensagens
278
Gostos Recebidos
0
A minha instalação foi feita por um "profissional selecionado pela PT" há 5 anos atrás.
Como ele pensou na TDT... mas ainda era tudo televisões analógicas, fez a instalação toda baseada na analógica, com a antena que ainda tinhamos antiga e deixou "tudo pronto para mudar para a TDT, bastaria comprar uma antena nova e descodificadores para as televisões".
Comprei a Antena, tive de a orientar com a televisão mais afastada da ligação inicial da Antena... O sinal têm falhas de segundos, principalmente (e isto é algo que já tentei explicar a outras pessoas que acontece aqui na zona mas ninguém consegue ter explicação para o facto) entre as 21:00 e as 21:45.
Neste tempo é normal que existam falhas que chegam a 1 minuto. Contactei a linha da TDT, depois de muitas perguntas chegaram à conclusão que só podia ser problema da instalação... deram-me a morada do técnico da TDT indicado pela PT aqui para esta região. Fui lá, o senhor veio cá ver, chegou à conclusão que o problema era a instalação estar mal feita. Fez um orçamento de 726 euros para uma instalação nova... Achei demasiado, aconselhou-me a instalar os serviços do MEO "porque era mais barato e eles faziam tudo sem se pagar mais nada". Recusei.
Infelizmente a pessoa que me fez a instalação inicialmente já fechou a loja e terá ido para outro lado...
Durante o dia a recepção é boa... só naquele intervalo é que existe interferência que não sei de onde vêm.
Há poucos meses atrás a interferência piorou e passou a ser em todas as horas... depois de procurar junto de outras pessoas, o mesmo estava a acontecer. Nesse caso a culpa foi rapidamente detectada: uma antena de telemóveis nova. Depois de se reclamar (e ter mudado um filtro) voltou ao normal.
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Um eletricista que trabalha à 35 anos a montar antenas acho que tem profissionalismo que chegue...
E alem do mais, quando saiu o tdt ele teve formação para a montagem do sistema....
Solução comprar um emissor e mete-lo aqui em casa................
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A minha instalação foi feita por um "profissional selecionado pela PT" (...) Contactei a linha da TDT, (...) deram-me a morada do técnico da TDT indicado pela PT aqui para esta região. Fui lá, o senhor veio cá ver, chegou à conclusão que o problema era a instalação estar mal feita. Fez um orçamento de 726 euros para uma instalação nova...
Pessoas que têm lojas abertas e passam o dia atrás do balcão, para mim são tudo menos profissionais. E como geralmente são agentes do Meo, depois acontece precisamente isto:
(...) aconselhou-me a instalar os serviços do MEO "porque era mais barato e eles faziam tudo sem se pagar mais nada".

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Um eletricista que trabalha à 35 anos a montar antenas acho que tem profissionalismo que chegue...
E alem do mais, quando saiu o tdt ele teve formação para a montagem do sistema...
Se só monta uma antena de vez em quando, ou seja, não faz instalações, reparações e resolução de problemas todos os dias, por muito que saiba e que tenha aprendido, para mim não é profissional. E essas formações, digo-te, deixam muito a desejar porque são feitas por pessoas que sabem muita teoria mas que têm muito pouca, ou nenhuma, prática, e no caso da TDT, o sucesso duma instalação depende só em 30%, ou menos, da teoria.

DX2
 

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
3,138
Gostos Recebidos
79
tens toda a razao amigo DX2 o que ha mais por ai é penduradores de antenas depois disem que é a tdt que nao presta
 

CuecaLimpa

GF Bronze
Entrou
Set 13, 2012
Mensagens
72
Gostos Recebidos
0
Será que todos os imissores da tv por este país fora tem a mesma potencia em tdt como tinha o sinal analógico,no meu caso eu habito em arredores da cidade do porto á prior o sinla vem do monte da virgem em V.N.Gaia e não preciso ter antena no telhado do predio onde habito embora o predio tem as antenas tradicionais para o analógico em minha casa com um metro de fio de tv mais a fixe F e 12.5cm na outra ponta do fio com a malha virada para traz vejo os 4 ou 5 canais na boa com já fiz um teste com uma antena rectangular no telhado tambem vejo os 4 ou 5 canais pelo imissor de Braga tudo numa boa,agora será por causa da localidade minha tar a 12km do imissor do monte da virgem é que tambem tou a 60km de braga acho que na é por aí, em outras localidades do país terá haver por causa das montanhas que deixa de imitir o sinal da tdt a 100% se é então tambem seria com o sinal analógico,para mim é falta de informação para com todos os portuguêses que tem haver tambem com o material que se deve ser utilizado para essas localidades a que muitos não tem a informação adequada,e por causa disso se muitos se aproveitam que deve instalar isto e aquilo principalmente com a nossa população mais velha e são comidos á grande e á francesa por parasitas que se estão aproveitar com o sinal da tv passar para o TDT dou um exemplo habito á beira mar a 120km de Espanha tem aqui pessoas que arrecebem a TDT Espanhola mas para isso tiverem que comprar material adequado e teve os seus custos.
 

Ramada

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
750
Gostos Recebidos
0
Concordo plenamente. Antenas adequadas e bem instaladas, TDT em boas condições.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Será que todos os imissores da tv por este país fora tem a mesma potencia em tdt como tinha o sinal analógico,no meu caso eu habito em arredores da cidade do porto á prior o sinla vem do monte da virgem em V.N.Gaia e não preciso ter antena no telhado do predio onde habito embora o predio tem as antenas tradicionais para o analógico em minha casa com um metro de fio de tv mais a fixe F e 12.5cm na outra ponta do fio com a malha virada para traz vejo os 4 ou 5 canais na boa com já fiz um teste com uma antena rectangular no telhado tambem vejo os 4 ou 5 canais pelo imissor de Braga tudo numa boa,agora será por causa da localidade minha tar a 12km do imissor do monte da virgem é que tambem tou a 60km de braga acho que na é por aí, em outras localidades do país terá haver por causa das montanhas que deixa de imitir o sinal da tdt a 100% se é então tambem seria com o sinal analógico,para mim é falta de informação para com todos os portuguêses que tem haver tambem com o material que se deve ser utilizado para essas localidades a que muitos não tem a informação adequada,e por causa disso se muitos se aproveitam que deve instalar isto e aquilo principalmente com a nossa população mais velha e são comidos á grande e á francesa por parasitas que se estão aproveitar com o sinal da tv passar para o TDT dou um exemplo habito á beira mar a 120km de Espanha tem aqui pessoas que arrecebem a TDT Espanhola mas para isso tiverem que comprar material adequado e teve os seus custos.

Em primeiro lugar os emissores tanto em digital ou antigamente no analógico não têm a mesma potencia
Em segundo lugar por o colega, aqui do forum, ter boa recepção não pense que é assim em todo o país, existe situações fáceis e outras muito complicadas e o maior erro da PT foi anunciar aos portugueses que a transição para digital era feita com o maior das facilidades.
Por fim informo o amigo que pode realmente existir oportunistas, mas a maior parte dos profissionais do setor são bons profissionais e responsáveis
 

CuecaLimpa

GF Bronze
Entrou
Set 13, 2012
Mensagens
72
Gostos Recebidos
0
Se os imissores em TDT na tem a mesma pontencia como tinha os analógicos,então tá a dizer que os portuguêses foram enganados pela PT E ETC. Agora quanto aos tecnicos ou electricistas ou montadores de antenas eu nada apontei,o que apontei foi a essa gente que veio com o TDT e enganou grande maioria dos portuguêses caso dos que se aproveitaram a montar antenas tanto a meo a zon etc. sim é a esses que me queria referir a esses grandes ladrões a que eu lhes chamo parasitas,para isso treta por treta deixassem lá o TDT e continuava tudo com o analógico,o que sei dizer é de lamentar quem vive próximo das grandes cidades tem sinal a mais e os que habitam fora das grandes cidades na teem a mesma regalia que deviam ter direito,e por não terem o mesmo direito aparecem os oportunistas a comer o dinheiro de tantos que ficaram sem sinal de tv a que o dinheiro lhes fazem tanta falta para viverem o dia a dia é isso que eu lamento,pois a falta de sinal que tem essa gente devia era de acontecer era nas grandes cidades de Portugal gostava mesmo de ver,pois pois é impossivel acontecer isso nas grandes cidades,como temos várias classes de portuguêses nada me admira.
 

jflapao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2010
Mensagens
33
Gostos Recebidos
0
Eu vivo no alentejo, tenho um emissor a 800 mt, a Norte da minha localização um emissor a 4,7 km a Sul da minha localização, e dois a sensivelmente 13 Km a Oeste, e normalmente entra as 20H e as 22:30 há problemas de recepção (falo nessas horas por é as que estou em casa e posso testar) estou a 75 km de um emissor de TDT espanhola e capto TODOS os canais deles regionais e nacionais, em SD e em HD (os SD emitem em MPEG2 os HD em MPEG4 a mesma norma que os nossos) e não tenho nenhum problema de recepção nenhum mesmo. Agora pergunto onde está o mal na antena, na minha instalação ou na incompetência dos técnicos da PT a quando a criação da rede TDT ou dos dirigentes da PT e as suas ganancias por dinheiro fácil vendendo canais que estão livres em satelites como o hispasat, astra e hotbird e colocando-os nos pacotes deles de TV PAGA.
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Para qual desses emissores todos tens a antena apontada?

DX2
 

jflapao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2010
Mensagens
33
Gostos Recebidos
0
Neste momento para o de 4,7 Km, pois foi o primeiro a ser instalado, os que estão a 13 Km "alimentam" a cidade onde estão instalados e o a 800 mt foi instalado há +/- 6 meses, possivelmente para tentar minimizar os problemas encontrados na zona, mas volto a dizer o emissor espanhol esta a 75 Km e apanho os 35 canais de TV e os 13 de radio sem qualquer problema, os nossos 5 canais são uma miséria.
 

pantufas

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
540
Gostos Recebidos
0
Neste momento para o de 4,7 Km, pois foi o primeiro a ser instalado, os que estão a 13 Km "alimentam" a cidade onde estão instalados e o a 800 mt foi instalado há +/- 6 meses, possivelmente para tentar minimizar os problemas encontrados na zona, mas volto a dizer o emissor espanhol esta a 75 Km e apanho os 35 canais de TV e os 13 de radio sem qualquer problema, os nossos 5 canais são uma miséria.

penso que tens toda a razão, não faz qualquer sentida a nossa rede de emissores continuar em frequência única (não temos assim tantos canais) e basta uma falha no sincronismo dos emissores para acontecer estes problemas, isto não pode continuar assim temos o espectro saturado no canal 56.
eu já tive vários problemas destes, de um momento para outro começo a ter reclamação de muitos clientes que ficaram sem sinal, por vezes horas outras vezes por minutos.
cheguei a contactar a teledifusão falei sobre este problema e responderam que ainda este ano iriam proceder a nova alteração dos emissores talvez no verão mas insistiram que iriam continuar na frequência única
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Neste momento para o de 4,7 Km, pois foi o primeiro a ser instalado, os que estão a 13 Km "alimentam" a cidade onde estão instalados e o a 800 mt foi instalado há +/- 6 meses, possivelmente para tentar minimizar os problemas encontrados na zona, (...)
E tens a antena mesmo virada para lá ou está virada para Espanha e apanhas os nossos por apanhar?

DX2
 
Topo