• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Polémica : Cartas reagem ao Banco de Portugal

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Franquelim Alves não assinou nenhuma das duas cartas enviadas, no primeiro semestre de 2008, pelos responsáveis do Grupo BPN/Sociedade Lusa de Negócios (SLN) ao Banco de Portugal (BdP). Ao contrário do que tem sido dito pelo Governo, as missivas não denunciam irregularidades por iniciativa própria, mas respondem a perguntas feitas pelo BdP a 30 de janeiro de 2008. Em entrevista ontem à RTP, o próprio secretário de Estado confirmou que apenas em junho foi possível reunir "dados fundamentados" de uma situação "que tinha de ser devidamente documentada".

As duas cartas foram enviadas ao BdP a 15 de maio e 2 de junho. Ambas são assinadas por Abdool Vakil e Francisco Sanches, presidente e administrador do grupo do BPN, SGPS: a primeira tem apenas a assinatura daqueles dois responsáveis, mas a segunda tem uma rubrica dos restantes administradores do grupo, incluindo Franquelim Alves.

Nas declarações à televisão pública, o secretário de Estado garantiu: "Não omiti nada ao Banco de Portugal". Sobre se poderá apresentar a demissão, caso continue a polémica à sua volta, Franquelim Alves respondeu: "Estou perfeitamente tranquilo", mas "não quero ser um elemento que possa perturbar uma tarefa que é patriótica".

Depois de agradecer o apoio do primeiro-ministro e do ministro da Economia, disse que não ocultou a sua passagem pela SLN e acrescentou não ser "responsável pelo buraco". Mais: "Não tenho nada a ver com os crimes". Sobre a fatura que se está a pagar pelos crimes da SLN, concluiu: "É uma injustiça brutal para os portugueses".

cm
 
Topo