• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ditador Eleito Maior Português de Sempre

Rita Saymor

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2007
Mensagens
365
Gostos Recebidos
0


E agora, Portugal ?

António de Oliveira Salazar venceu o concurso da RTP. Voto de protesto ou saudades da ditadura ?
O homem que governou Portugal em ditadura durante 48 anos, arrecadou 41 por cento da votação telefónica dos espectadores do programa, quase 100 mil votos.
Explicar a vitória de Salazar não é tarefa simples.

Deixo aqui algumas explicações de personalidades portuguesas que vão ao encontro da minha opinião pessoal :
Francisco Moita Flores, escritor e actual presidente da Câmara de Santarém, não tem dúvidas : " Foi um voto de protesto contra a forma como hoje em dia se banalizam os valores democráticos".
O humorista Herman José também explica a vitória do ditador pela existência de um " voto de rebeldia generalizada, uma forma de dizer que a democracia não está cumprida".
Na minha opinião foi um voto de decepção e desconforto dos tempos que correm em suposta democracia, mas será sempre importante não esquecê-la e acreditar sempre nos princípios democráticos !! Temos meios que os fazem valer e é com um povo mais instruído que certamente iremos mais além de forma a fazer valer esses valores.Está nas mãos de todos e não só do poder.

Eu Peço Justiça a D. Afonso Henriques, fundador da pátria !!!!!!!!!!!!!



Um Grande Abraço
:spi70[1]:
 
Última edição:

Senna ForEver

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 6, 2006
Mensagens
191
Gostos Recebidos
0
100 mil votos, é 0,01% da população Portuguesa, o que mostra que este programa foi um fracasso não um voto de protesto nem saudades deste criminoso (salazar). :isso_se_faz:
 

lobi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
611
Gostos Recebidos
0
ainda bem que o BIN LADEN nao é portugues:Espi06:se nao ganhava
 

DEMGI

GF Prata
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
226
Gostos Recebidos
0
:Espi06: ya é verdade, o Bin Laden
 

Freixial

GF Prata
Entrou
Out 26, 2006
Mensagens
144
Gostos Recebidos
0
Pois é.
O Salazar foi 1 criminoso.

Mas parece que NINGUEM se lembra e, foi dito no mesmo programa que Salazar (o tal criminoso), conseguiu convencer Hitler (1 tipo porreiro) a não invadir Portugal dizendo que a Espanha também estava do lado dele (do tipo porreiro).
Tambem não ouviram dizer que o criminoso bateu o pé ao J F Kennedy em Angola e obrigando-o também a pagar para usar as Lages (ainda hoje estão a pagar).

Pois é, o Salazar podia ter sido 1 tipo fixe e mandado 10 ou 20 mil portugueses para a 2ª Guerra Mundial ou deixado vir para cá o Hitler (1 tipo porreiro). Quem sabe, fazerem aqui o que fizeram com os judeus, porque nós Portugueses não temos olhos azuis e cabelo louro.
Como por vezes diz a minha mãe, Salazar dizia (o criminoso) "Livro-vos da guerra mas, nao da fome".

Pois é, aquele criminoso até podia ter sido 1 tipo fixe.

Pena tenho, é que ele já não volte, pelos motivos que muitos portugueses também acharam.
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
Pois é.
O Salazar foi 1 criminoso.

Mas parece que NINGUEM se lembra e, foi dito no mesmo programa que Salazar (o tal criminoso), conseguiu convencer Hitler (1 tipo porreiro) a não invadir Portugal dizendo que a Espanha também estava do lado dele (do tipo porreiro).
Tambem não ouviram dizer que o criminoso bateu o pé ao J F Kennedy em Angola e obrigando-o também a pagar para usar as Lages (ainda hoje estão a pagar).

Pois é, o Salazar podia ter sido 1 tipo fixe e mandado 10 ou 20 mil portugueses para a 2ª Guerra Mundial ou deixado vir para cá o Hitler (1 tipo porreiro). Quem sabe, fazerem aqui o que fizeram com os judeus, porque nós Portugueses não temos olhos azuis e cabelo louro.
Como por vezes diz a minha mãe, Salazar dizia (o criminoso) "Livro-vos da guerra mas, nao da fome".

Pois é, aquele criminoso até podia ter sido 1 tipo fixe.

Pena tenho, é que ele já não volte, pelos motivos que muitos portugueses também acharam.

Infelizmente ele não nos livrou da guerra, ou já se esqueceram da guerra colonial que ele fez ???
E se querem falar da 2ª guerra mundial, basta ver que os principais paises envolvidos nessa guerra, são hoje os paises mais poderosos da Europa, dá que pensar.

Quanto à votação do concurso, é muito simples, basta passarem no forum da extrema direita "frente nacional" para verem de onde vieram esses miseros 100 mil votos hehehehe, pois o Salazar é o ídolo deles.
 

jamila

Novo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
0
Gostos Recebidos
0
O Salazar não é obviamente o meu idolo...não tenho desejos saudosos de retorno, porque não podemos esquecer algumas coisas como a Pide, o Tarrafal, etc. Há no entanto que lhe dar o lugar que ele teve na História de Portugal. Não acho que seja o maior Português de todos os tempos, pois concordo que esse lugar pertence por inerência a D. Afonso Henriques, no entanto também não aceito que se mude o nome de uma ponte ou que não se deixe construir um Museu. A história é feita de acontecimentos, uns bons outros maus, mas nenhum deve ser apagado, porque dessa forma não existe história, apenas acontecimentos agradáveis.
Salazar teve no seu contexto a sua participação na história de Portugal, tal como o Rei D. Fernando ou até mesmo o Marquês do Pombal e porque não Luis Vaz de Camões ou Bocage?
Salazar teve também lados positivos e concordo igualmente quando alguém diz que para resolver algumas situações actuais seria provávelmente a pessoa indicada.
Será Socrates no futuro julgado como um Anarquista? Quem sabe? São os personagens que fazem a história e para que a mesma reze sobre eles é preciso ser forte, mesmo que impopular!

Abraço,
 

matabicho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 9, 2006
Mensagens
36
Gostos Recebidos
0
Depois de termos conhecimento do que são os nossos governantes pós 25 de abril, é natural que se lembrem de salazar, no minimo tinha algum sentido de estado e tudo o que se conseguio, com muito sacrificio do povo, ficou cá.
Agora quando vemos governantes com ordenados e reformas chorudas com tachos para amigos e amigas, que quando saem do governo vão para gestores de empresas públicas com (onde são pagas indemnizações chorudas aos que lá estavam, também metidos pelos governos anteriores) ordenados milionários, quando vemos as multinacionais ( que receberam grandes subsidios) a sairem de Portugal e deixarem milhares no desemprego, quando vemos que pagaram aos agricultores para deixarem de produzir e agora os terrenos portugueses (vidé Alqueva) estão a ser comprados pelos Espanhoes, é por isto que se lembram do Salazar.
Vamos ter esperança que finalmente apareça algum politico com verdadeiro sentido de estado, que una portugal e nos faça andar p´ra frente, pois naão somos menos que os outros.
VIVA PORTUGAL
 

jamila

Novo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
0
Gostos Recebidos
0
Depois de termos conhecimento do que são os nossos governantes pós 25 de abril, é natural que se lembrem de salazar, no minimo tinha algum sentido de estado e tudo o que se conseguio, com muito sacrificio do povo, ficou cá.
Agora quando vemos governantes com ordenados e reformas chorudas com tachos para amigos e amigas, que quando saem do governo vão para gestores de empresas públicas com (onde são pagas indemnizações chorudas aos que lá estavam, também metidos pelos governos anteriores) ordenados milionários, quando vemos as multinacionais ( que receberam grandes subsidios) a sairem de Portugal e deixarem milhares no desemprego, quando vemos que pagaram aos agricultores para deixarem de produzir e agora os terrenos portugueses (vidé Alqueva) estão a ser comprados pelos Espanhoes, é por isto que se lembram do Salazar.
Vamos ter esperança que finalmente apareça algum politico com verdadeiro sentido de estado, que una portugal e nos faça andar p´ra frente, pois naão somos menos que os outros.
VIVA PORTUGAL

:36_2_51: :36_2_51: :36_2_51: :36_2_51: :36_2_51: :36_2_51: :36_2_51:
 

Rita Saymor

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2007
Mensagens
365
Gostos Recebidos
0
Ressuscitar os valores democráticos : É Preciso !!

:36_2_51: :36_2_51: :36_2_51: :36_2_51: :36_2_51: :36_2_51: :36_2_51: :36_2_51:
 

batistabomb

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
4,363
Gostos Recebidos
0
boas
sendo salazar o vencedor deste concurso,o 25 de abril deixa de ter sentido.....para que é que o Alvaro Cunhal e o Mario Soares,(entre outros) lutaram pela nosssa liberdade?,deixava-se estar as coisas como estavam e hoje não estava-mos aqui no forum (de certeza absoluta) a discutir o que é que fosse,pois eramos imediatamente perseguidos pela (p.i.d.e.),mas ainda bem que este concurso foi uma treta,já que concerteza quem participou foi gentinha,que não tem mais que fazer do que gastar dinheiro em chamadas telefonicas para vencerem idealogias politicas completamente ultrapassadas (ainda bem).embora eu não esteja de acordo em grande parte das coisas que os varios governantes fizeram pelo país,não vou estar aqui a dizer que o salazar foi um grande homem e que a politica dele é que era boa,pois isso era o mesmo que estar a dizer que o hitler o franco entre outros é que tinham sentido de estado....POR FAVOR.....
eu graças a deus nunca fui perseguido,mas conheci gente que foi perseguida por querer ir trabalhar...POUPEM_ME.....ISTO È UMA VERGONHA PARA O PAÌS,imaginem o que as pessoas dos outros países pensam de nós...
abraços.
 

wwwfamo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
:Espi06: :Espi06: Pior seria se fosse o Rato Mikey ou o Emplastro :6_15_221: Cerveja Gforum :6_15_221:
 

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Amigos,
Não podemos esquecer que estamos a falar de um programa televisivo. E um programa televisivo vale o que vale.
Sou levado a pensar que o resultado da votação funcionou como um gesto de revolta para com a actual classe política, a qual, essa sim, devia considerar esta votação como um sinal.
Por outro lado, o programa teve pelo menos uma qualidade: a de fazer com muitos de nós aprendessemos um pouco mais da nossa História. Todos temos mais ou menos uma ideia do valor de personalidades como o Infante D. Henrique ou Vasco da Gama. Fazem parte do nosso imaginário colectivo.
Mas o mesmo já não poderão todos dizer de Fernando Pessoa ou do rei D. João II, para não falar desse paladino da justiça e do amor pelo próximo que foi Aristídes Sousa Mendes, cada vez mais um exemplo para todos nós que vivemos numa sociedade cada vez mais competitiva em que o dinheiro e o poder são os únicos valores.
Para mim foi ele o maior Português. Foi nele que votei.
Cumps a todos.
 

xato

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
A democracia, é a pior forma de governar um país...
A frase não é minha, mas é bem conhecida.
Quanto á nossa história, tem muitos e grandes portugueses que merecem o nosso respeito, foi graças a eles que hoje somos Portugal.
Salazar, se quiserem saber quem foi, até na net está a estória dele.
Por mim podia ser o pior portugues de sempre.
Foi culpado da guerra colunial, dos milhares de mortos de ambos os lados, e do gritante atraso em que deixou o país em relação á Europa.
Além disso recusou o plano Marshal que fez a Europa entrar verdadeiramente no seculo 20.
Os nossos politicus após 25 de Abril, por uma razão ou por outra, deixam-me tantas saudades como me deixou esse ditador.
O meu país merecia melhor.
Viva Portugal...

:6_15_221:
 

papa13

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 17, 2007
Mensagens
54
Gostos Recebidos
0
as pessoas têm uma memória muito curta acerca do ditador. eu não sou desse tempo, mas quando falo com alguém, diz sempre que tem saudades de salazar... quando pergundo de que tem saudades eles não se lembram de nada.
então o que se passa, gostam de salazar porquê?
:Espi37: :Espi37:
 

Gaijofixe80

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 30, 2006
Mensagens
77
Gostos Recebidos
0
Pois é verdade...muita gente diz ter saudades de Salazar prq???Bem eu não sou desse tempo...mas estudei história...Salazar não é como estes politicos que surgem dos tachos e dos jobs for the boys de agora...que simplesmente vemos no governos a lamber botas para subir á custa de outros...Salazar veio do povo foi um self made man....subiu á custa dele própio foi ministro das finanças na altura e corrigiu as contas do pais a custo...e sempre disse ao povo que as indireitava...e conseguiu com o esforço do povo...e o povo trabalhava muito do campo...e dentro das politicas e reformas que ele fez foi tudo para bem do país...excepto claro a PIDE e a repressão politica que ele instalou kd se tornou ele ditador...a guerra das colónias...e muita coisa má k houve...mas atenção..dentro do mal havia coisas boas...as pexoas podiam ter as portas de casa abertas...ninguem lá entrava havia medo e respeito...agora hexiste medo por não haver respeito...as empresas não fechavam eram do estado...agora as empresas abandonam e não dixem nada...e nem sequer as culpam de nada...quando foi feito o 25 de Abril o Salazar não tava no poder...se ele estivexe...ele tinha "faro" pa apanhar os Capitães de Abril...quando são feitas revoluções...por vexes não é nem para melhor nem para pior...e para ser diferente...se me perguntarem se acredito nesta democracia que temos??Eu não acredito...continuo a ver pexoas sem escrupulos no poder a kerer aquilo que é bom para elas...e não para o povo...enquanto Salazar ... ele tentou ao menos algo que pensava que era bom para o povo...mas também falhou...mas muita gente diz ter saudade de Salazar mas não viveu o tempo dele...outra coisa que não havia neste pais e agora cada vez há mais...é emigrantes...na altura só havia portugueses...e agora que não temos as noxas colónias...os que vivem lá vêm para cá e já falei com muitas que dizem que tiveram pena..e Portugal não deveria ter saido de lá...mas as nossas ex-colónias e tópico para outra aula de história...pois para quem não sabe foram paises com a América e Rússia que armaram MPLA e UNITA para matarem portugueses em troca de diamantes....mas quem sou eu pa falar disso..nem politico sou...vá...um abraço e n vivam po paxado mas sim para o presente e principalmente para o futuro :spi70[1]:

P.S.--Amigo Xato espero que a tradução melhore a sua leitura..e a de todos..espero que também possa corrigir seus erros que escreveu no seu post anterior ao meu...obrigado!!
 
Última edição:

xato

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Um tradutor, se faz favor...

Pois e verdade...muita gente dix ter saudades de Salazar prq???Bem eu n sou desse tempo...mas estudei historia...Salazar n e como estes politicos que surgem dos tachos e dos jobs for the boys de agora...que simplesmente vemos no governos a lamber botas pa subir a custa de outros...Salazar veio do povo foi um self made man....subiu a custa dele propio foi ministro das finanxas na altura e corrigiu as contas do pais a custo...e xempre dixe ao povo k as indireitava...e conseguiu com o esforço do povo...e o povo trabalhava mt do campo...e dentro das politicas e reformas k ele fex foi td para bem do pais...excepto claro a PIDE e a repressao politica k ele instalou kd se tornou ele ditador...a guerra das colonias...e mt coisa ma k houve...mas atençao..dentro do mal havia coisas boas...as pexoas podiam ter as portas de casa abertas...ninguem la entrava havia medo e respeito...agora existe medo por n haver respeito...as empresas n fexavam eram do estado...agora as empresas abandonam e n dixem nada...e n seker as culpam de nada...kd foi feito o 25 de Abril o Salazar n tava no poder...se ele estivexe...ele tinha "faro" pa apanhar os Capitaes de Abril...kd sao feitas revoluçoes...por vexes n e nem pa melhor nem pa pior...e pa ser diferente...se me perguntarem se acredito nesta democracia k temos??eu n acredito...continuo a ver pexoas sem escrupulos no poder a kerer akilo k e bom para elas...e n para o povo...enkuanto Salazar ... ele tentou ao menos algo k penxava k era bom para o povo...mas tb falhou...mas mt gente dix ter xaudade de Salazar mas n viveu o tempo dele...outra coisa k n havia neste pais e agora cada vex ha mais...e emigrantes...na altura so havia portugueses...e agora k n temos as noxas colonias...os k vivem la veem para ca e ja falei com mts k dixem k tiveram pena..e Portugal n deveria ter saido de la...mas as nosxas ex colonias e topico pa outra aula de historia...pois pa kem n xabe foram paises com a America k Russia k armaram MPLA e UNITA pa matarem portugueses em troca de diamantes....mas kem xou eu pa falar dixo bem politico sou...va...um abraço e n vivam po paxado mas sim po presente po futuro :spi70[1]:

Podes ter a certeza, que no tempo de Salazar, não escrevias nessa lingua que nós os mais velhos não percebem.
Nesse tempo, a escrita em bom português, era uma obrigação moral, agora é o que se vê.
Coisas de Abril...
 

motoqueiro

GF Ouro
Entrou
Nov 20, 2006
Mensagens
844
Gostos Recebidos
0
Não concordo com nenhum, porque o unico até hoje que governou bem foi o Marques de Pombal.
 

Jpcaetano

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Se ele ou alguém com os ideais dele, fosse governo hoje muito possilvelmente não poderiamos comentar esta votação, ou qualquer outro assunto que fosse.

Dá que pensar.

:espi29:
 

ribeiro67

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
54
Gostos Recebidos
0
É uma tristeza.

É uma tristeza, eu ver que o 25 de abril não serviu para nada.
Sou de 67 e portanto do regime do Salazar pessoalmente tenho uma ideia muito má.Passo a explicar :
Eu era miudo e os meus amigos da minha terrinha, viviam em condições muito más, não havia dinheiro, saneamento...era mentira, agua canalizada....era mentira, nas escolas primárias quem fazia a limpeza eramos nós á sexta feira, havia pouca higiene, os miudos não tinham condições de higiene, devido ás condições em que sobreviviam em suas casas e aos sabados era dia da matança dos piolhos porque as pragas eram muitas, a carne era um bem que aparecia nos pratos aos domingos ou em dia de festa.
Eu felizmente já tinha outras condições, mas os meus vizinhos coitados deles. Era ver miudos de 7 e 8 anos a trabalhar já com responsabilidades que agora os putos de 16 e mais anos não têm. Agora se me perguntarem se tenho saudades desse tempo, isso é claro que tenho, havia mais respeito, e menos criminalidade, eu era puto e tinha toda a imortalidade pela frente, não tinha as responsabilidades que tenho hoje, mas essas saudades nada tem haver com salazares, são fases da vida que todos passamos ou vamos passar se tivermos a oportunidade.
É uma tristeza que passados trinta e tal anos se constate que o bem comum é cada vez menos atingido e a nossa classe dirigente se preocupe somente com a económia, fundamental, mas não um fim, mas sim o meio para.
Vê-se cada vez mais assimetrias, dai o aumento da criminalidade.
Será que as pessoas que votaram no ditador, não são as pessoas que usufruindo das possiblidades do regime pós salazar enriqueceram, e agora com as injustiças criadas por esse pós regime têm medo de viver neste meio de tensão permanente que se está a gerar ?
Tudo se paga não podemos querer, subjugar a maioria da população a fronteira da probreza e que pelos menos uma infima parte se subleve.
Mais haveria para dizer, mas não quero chatear mais.
Abraço
 
Topo