• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como tratar a perna partida , de uma ave … por exemplo de um canário !

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Vou aqui deixar uma informação com dados concretos, por que nada mais é do que o relato de uma ocorrência passada recentemente com um canário meu e , que hoje finalmente está totalmente recuperado .

Tudo aconteceu, quando eu procedia a uma daquelas limpezas para desinfestação dos viveiros, quando um dos canários assustado ficou preso por uma pata, na mola de pressão de um dos bebedouros . O resultado, foi ficar com uma perna partida .
Não sendo uma fractura exposta, não apliquei qualquer desinfectante , como o Betadine , por exemplo, que é o antisséptico que eu uso para mazelas diversas das aves.

O que fiz então ?! De imediato ocorreu-me fazer uma tala , mas com quê ?! Tinha de ser algo prático e que mantivesse a perna firme para a recuperação ser perfeita e o canário não ficar com alguma deficiência na perna .

Veio-me à ideia utilizar um “canudo” de uma pena , como por exemplo de galinha ou uma palhinha daqueles com que se bebem alguns sumos .

Assim e , porque não arranjasse uma palhinha estreita, optei por arranjar uma pena de tamanho próprio para o que pretendia .

Cortei nas dimensões desejadas ,para ficar ajustado sem se mover facilmente, limpei o canudo por dentro, antes de o cortar em modo enviesado , para dispensar ter de colocar algum fixador, fita cola ou linha, por exemplo .

Antes de colocar o canudo, que serviu de tala, untei o mesmo por dentro com visco de aloé vera para servir de “amaciador” e proteger a perna de algum movimento mais brusco , além de poder manter a perna quente e, também funcionar como desinfectante .

Depois desta operação, adaptei um viveiro ás condições do canário, no que ao acesso a bebedouros e comedouros dizia respeito , ficando ambos no chão e assim bem como proceder a uma alteração dos poleiros, que emparelhei para facilitar o “repouso” do canário, sobre os mesmos .
Assim e, durante cerca de 18 dias fui dando Complexo B de 3 em 3 dias na água e, por 1 dia de cada vez, com mudas diárias . Também administrei Protovit ao 10.º dia e durante apenas 3 dias .

Hoje , dia 21 Fevereiro , foi o dia D desta etapa , que começou precisamente no Domingo, dia 3 também deste mês . Verificando que o canário já começava a ter um comportamento mais “saudável” e irrequieto, decidi tirar a tala para ver como a perna estava .

Eureka … a perna estava completamente normal e da fractura nada se via já . Estive esta manhã a fazer a observação do canário e não notei nada de anormal, pelo que posso considerar ter sido um êxito esta intervenção, ao que me levou a decidir aqui partilhar esta experiência, para que possa assim ajudar a quem eventualmente possa vir a confrontar-se com uma ave nas condições como a que descrevi .
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Bem ,eu nâo concordo com isto e vou dizer porquê ;
Colocando uma tala a perna nunca ,mas nunca ficará direita ,ficará de lado ou torcida ,porque roda dentro da tala e vinca o osso com o tempo ,demora mais tempo a curar ,pois nâo se consegue que a pata fique imovél dentro da tala ,por mais apertada que seja ,eu nâo aconselho este método ,já o fiz e alguns amgos meus e a pata ficou sempre encavalitada na própria perna ou no rótula do joelho digamos ,fica sempre um género de caroço e osso sobreposto ,o melhor e existe á venda em qualquer farmacia do nosso bairro ,mesmo que o pássaro partisse a pena de noite ,também o conseguiria-mos comprar e até barato ,mas muito mais eficaz ,nem tem nada a ver ,pois a pata fica moldada ,na sua totalidade até cá acima ,tal como nos humanos ,desde que se inventou o gesso ,acabou-se as talas em que os pacientes ficavam mal curados ,este método discrito pelo colega billshcot é apenas os primeiros socorros .depois vamos á farmácia e compramos gase engessada e com água moldamos bem a patinha do bicho ,ok atençâo isto é o meu método se acontecer como já aconteceu ,uma ida ao veterinário neste caso é 60 a 100 euros

´
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
pois mas a perna partida era numa zona sem ligações , portanto sem o problema de uma má consolidação, porque se assim não fosse teria de recorrer a outros métodos e, porque é um caso já ocorrido e com êxito há que se divulgar , apenas e somente isso ...
gessos e companhia são factores contribuintes de zonas escamatórias e pq não se pode colocar algodão cardado nessas condições, não será aconselhável de todo esse método !
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Mas te garanto que é o melhor e com provas dadas ,o gesso seca e fica sólido por toda a pata ,faz-se até com um secador de cabelo ,nunca o fizeste por isso o desconhecimento ,nenhum ser humano foi tratado com talas ,mesmo que leve talas tem de ir parafusos a apertar no osso ,num pássaro é impossivel meter parafusos ,ora as coisas bem feitas o sucesso é mais garantido ,para tirar o gesso basta molhar novamente ,uma vez que o fizeste ,se fôr possivél coloca uma foto com a ave no poleiro ,de certeza que ficou com a pata e lado nâo te esqueças que pouco mais de um milimetro mede de espessura o osso da perna dum canário ,aquilo é muito fininho ,no entanto quando isso acontecer novamente (deus queira que nâo ) vai a um veterinário e confirmarás o que eu disse,eu vi ,mas é que nâo falha e fica um mês com a gase engessada que se vende já assim ,se conheces .o que postas-te nâo chega aos calcanhares do gesso ,gostaria de ver esse canário com foto pormenorizada do local que partiu e no poleiro se puderes ,tenho a certeza que encontro um caroço nessa zona e a pata de lado ,porque depois com as talas a tendência é colocar a pata de lado ou torce por ela e o gesso agarra as duas e a junçâo da zona partida ,a gase é directa no osso ou á pele ,mas vou postar fotos ,tenho um amigo que está a curar um e fui eu que fiz ,o teu método é bom a titulo de primeiros socorros ,tal como nos humanos ,mas depois te garanto que vai gesso ,quase em todas as parte do corpo ,até a clavicula tem de levar gesso e ligadura em forma de oito ,isto só estamos a ver e aconselhar outros que precisem ,sempre podem utilizar dois métodos ok ,nâo será qualquer teimosia ,até nos pombos quando batem nos cabos de alta tensâo se fazia com gase engessada e esterlizada já própria para o efeito,a tal que se mete nos dedos e com tala em aluminio
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Vou colocar aqui umas fotos ,para entâo analizar-mos
Aqui já está com a pata de lado ,ponto numero 1
sam0169vx.jpg

2-A tala nâo segura difinitivamente a junçâo da zona partida porque a perna tem espessura que aumenta e diminui pelas zonas da mesma logo a tala nunca fica justa e faz o tal enchimento por isso o caroço que fica e mesmo assim falta saber em que zona o teu canário a partiu ,por isso te pedia foto ,para explicarmos á malta da passarada
A sequencia de como o passaro se comporta no poleiro com a pata partida
dsc0028send.jpg

Ele aqui já a começa a colocar a pata atrás o sintoma de que está partida começa aqui
dsc0011send.jpg

Já nâo sabe como colocar a pata ,as dores e mau estar apoderam-se do bicho
dsc0011send.jpg

Tenta colocar a pata ,mas tá quieto ,doi muito ,estes dois poleiros devem ser substuidos por uma ripinha de madeira com 15 ou 20 milimetros onde também se coloca comedourozinhos pequenos aparafusados por dentro com um pequeno parafusinho para nâo vir tanto ao fundo da gaiola e poupar-se a esforço e movimentaçâo ,o pássaro pede para se "sentar" com o peito ,com a ripinha boleada nas quinas (para nâo ficar quina viva ) nâo vá ferir o peito dele ,se possivel pode ate ser forrada colando uma tecido macio ,será o poleiro dele de apoio no corrente mês ,á que estar bem atento

Aqui mal feito por isso disse que a tala nâo tem uma medida cónica que segue fino para mais grosso ,ele aqui para colmatar isso meteu duas cintas de diferentes espessuras ,nunca ficará como deve ser e pode encangrenar a pata recorrendo depois a isto
Foto-0070.jpg

A inevitável amputaçâo,além desta tala ir ferir os dedos no rossa rossa ,ficando exposto os micro ossinhos dos dedos
Foto-0067.jpg

Nem sequer isolou o locar onde amputou o bicho ,pode começar ali infecçâo ,pois está exposta a muita coisa ,como até excrementos e outras sujidades etc
Sem+T%25C3%25ADtulo-1.jpg

A cura neste metodo consiste em utilizar gaze enjessada esterlizada ,colocar betadine com água oxigenada ,misturar um pouco para que nâo seja tâo forte a acçâo do betadine ,pode queimar a pelinha ,corta-se a gaze com uma tesoura á medida do que se pretende ,corta-se um canudo duma pena ou palhinha das mais fininhas e só se coloca uma tala em meia lua e molda-se ,coloca-se a gaze com um pouco e água já na patinha moldada á tala ,dá-se um pouquinho de calor com um secador ,coisa de 1 segundo ou 2 mantendo a pata na sua prumada ,puxa logo seca ,e só leva uma fita adesiva médica daquela castanha para nâo picar gesso ,tá feito .Atençâo colocar a pata direita logo á primeira
Ora o bicho vai ficar setressado como óbvio ,nâo vai comer logo e se precisa ,com aquelas seringas de criaçâo manual ou a palito ,fazer uma farinhada e dar-lhe um pouco ,vai-lhe dar força nas próximas horas ,deve-se dar gritt nesta altura ,vai precisar de calcio ,colocar uma gota de protovit (se houver) directa no bico ,ou fornecer vitamina B ou com base de magnésio
Depois é vermos a reaçâo ,como se desloca ,como come e a´podermos alterar algo de benéfico e prático ,nâo deve de comer do châo ,utilizar grade de fundo ,podemos colocar comedouros e bebeouros no fundo ou na grade da gaiola ,vai de sencivélmente de 12 dia 25 para aí ,costuma ser ,ele dará o sinal ,tentará colocar a pata no poleiro e a vivacidade dele vai dizer muito ,ele vai querer tirar o gesso ,que se tira molhando novamnte e sem esforço ,desinfecta-se e vê-se se está bom
É mais ou menos isto ,óbviamente nâo sou médico veterenário ,mas sempre o podem consultar ,antes ou depois e custa de 60 a 100 euros este trabalho ,se ficar alguma cena para trás ,agradeço que a frizem ,será benéfico outros métodos ,mas penso quese consegiu qualquer coisa
Parabens pelo magnífico tópico e lembrança do mesmo ,isto acontece muito :espi28::espi28::36_2_51::36_2_51:
Existe alturas que :love:
 
Última edição:

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Mas onde foste tirar a ideia de que eu coloquei talas na perna do canário ? "engessei" com um canudo de pena e foi isso e, que nada tem a ver com talas pq é uma protecção total envolta da perna do canário, tens de ler bem o que escrevi ...quando refiro que o canudo serviu de tala [ não sendo uma tala ] é no sentido de orientar a ideia da necessária imobilização da perna ...não vamos esmiuçar mais isto para que então aquilo que pretendia ser uma mera informação, testada na prática ,passe a um qualquer tratado ...podem obviamente haver mil e uma maneiras de se tratar este tipo de fracturas, mas esta foi decerto uma maneira diferente que por ter tido êxito quis partilhar, tão simples quanto isso !
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Amigo tou bem disposto e pronto a analizar isto da melhor forma possivél ,nem sequer tive tempo de continuar o post ,tem calma ,sei que nâo me gramas muito ,mas eu penso o contrário ,és um ótimo colaborador do forum e desta secçâo ,interpreta-me bem ,por favor ,nâo ponhas palavras nos meus dedos que nâo existe ,vou editar o mu post e continuar aquilo que nem a metade cheguei ,se quiseres que pare diz-me abraço
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Mas onde foste tirar a ideia de que eu coloquei talas na perna do canário ? "engessei" com um canudo de pena e foi isso e, que nada tem a ver com talas pq é uma protecção total envolta da perna do canário, tens de ler bem o que escrevi ...quando refiro que o canudo serviu de tala [ não sendo uma tala ]

Fui buscar aqui
O que fiz então ?! De imediato ocorreu-me fazer uma tala , mas com quê ?! Tinha de ser algo prático e que mantivesse a perna firme para a recuperação ser perfeita e o canário não ficar com alguma deficiência na perna .

Veio-me à ideia utilizar um “canudo” de uma pena , como por exemplo de galinha ou uma palhinha daqueles com que se bebem alguns sumos .

Aqui nem tâo pouco frizaste ,engessar ,pelo contexto disto ,deduzo que meteste uma tala ,tal como o referes ,a verdade e só a verdade mesmo que aberta em forma de cinta ou anilha só com uma costura ou em duas meias luas nâo deixa de ser talas embora diferentes ,se é para curar zona partida ,é de obriga pensar assim ok ,calma ok
 
Última edição:

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Zé , estás enganado, quando dizes que eu não te gramo, muito enganado mesmo, porque apesar desse teu comportamento , quase que contínuo, irreverente e compulsivo mas não obsessivo ... tenho-te por pessoa prática e com alguma fluidez até !

trata lá da perna da ave ...
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Obrigado pelo que me toca ,já várias vezes frizei o que penso de ti ,apenas e simplesmente és enorme ,o que será dum forum sem alguns "desacordos" nunca haveria discusâo e abreviamento da questâo ,aqui nâo mora orgulho ,mora sim imediato em tempo real e consuante o meu estado ,mesmo que denegrante ,vou entâo continuar o post da foto :espi28::espi28::espi28::38::38:
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Anda lá Zé , mostra mas é mais fotos , porque é um tema interessante...

Escusava de ter cortado a perna a alguns pássaros...

Deixa lá o estado , porque estamos fartos de "estado " , e explica melhor como fazes a cura dessas perninhas tão frágeis.

Olha que estamos com atenção , e acompanha o raciocínio e o trabalho do billshcot .

Fiquem bem.
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Post completado :espi28:
Esperemos que nâo seja necessário :espi28:
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Só outra coisita ,se o nervo ficar afectado ,a amputaçâo é inevitável ,a pata nâo se pode separar ok é sinal que perdeu o nervo e veiazitas ,nada feito á que amputar e rápido ,aí é que a porca tosse
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Vale Zé !

Compreendido.

Por vezes então é necessária a amputação , quando o tratamento corre mal.

Estou esclarecido.
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Bom dia e bom fim de semana compadre a tala só serve de guia ,ás vezes até nem é preciso ,depende da zona partida
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Perna partida de uma ave :

Uma alternativa será também arranjar alguma coisa que possa servir de tala para entalar a perna da ave, caso não tenha o osso à mostra.

Tenta arranjar um pedaço de cana ou outro objecto que seja redondo e oco de modo a que o interior seja um pouco mais largo que a espessura da perna da ave, corta um pedaço do tamanho da parte da perna partida e racha ao meio.


Se o osso não tiver exposto mete um pedaço de algodão a forrar as duas partes da tala [ para não aleijar ], une as duas partes em volta da perna partida e prende com fita cola, por exemplo. Se o osso estiver exposto, nesse caso terás que fazer uns furos na tala com um prego pequeníssimo, agulha, etc. de modo a que depois das talas metidas coincidam com a ferida. Em vez de algodão vais "forrar" o interior das talas com um pedaço de gaze, antes de as colocar mete Betadine tanto em cima da ferida como na gaze das talas e une as duas como expliquei.


Dia sim dia não vais deitando então Betadine pelos furos que fizeste na tala.
Dar um antibiótico 4 dias seguidos , como segurança e, complementar com Complexo B de 2 em dois dias .
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
E muito bem ,funciona sim senhor ,sem dúvida ,esta fractura é a meio do ossinho da pata ,nas rótulas é mais complicado
 
Topo