• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Bento XVI fala de 'águas agitadas' no derradeiro adeus aos fiéis

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
345
ng1330741_435x190.jpg


Bento XVI fala de 'águas agitadas' no derradeiro adeus aos fiéis

Bento XVI garantiu hoje, na última mensagem aos católicos de todo o mundo, que "Deus não deixará afundar" a Igreja, mesmo em "águas agitadas", afirmando que após a demissão vai continuar a apoiar a Igreja com orações.
"Estou verdadeiramente comovido e vejo a Igreja viva", disse, em resposta às exclamações calorosas da multidão na praça de São Pedro.
Frágil mas sorridente, o papa, de 85 anos, tinha dado antes uma volta à praça, a bordo do 'papamóbil'.
A multidão empunhava bandeiras de vários países e cartazes em que se podia ler "obrigado" em diferentes línguas.
O papa quis deixar uma mensagem de confiança, antes da partida na quinta-feira: "nestes últimos meses, senti que as minhas forças diminuíam e pedi a Deus, com insistência, em oração para me iluminar com a sua luz, para que eu pudesse tomar a decisão mais justa.
"Dei este passo com plena consciência da sua gravidade e inovação, mas também com grande serenidade de alma, garantiu em português.
Em oito anos de pontificado, reconheceu, numa alusão aos escândalos e controvérsias, "também houve momentos difíceis, durante os quais as águas estavam agitadas e o vento era contrário, como em toda a história da Igreja, e em que o Senhor parecia dormir".
"Mas sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas é a barca de Deus e Ele não deixará afundar a Igreja", sublinhou.
Numa referência ao dia em que se tornou papa, a 19 de Abril de 2005, Bento XVI lembrou que "um grande peso foi colocado sobre os meus ombros" e que "a dimensão privada da sua vida foi completamente apagada".
Joseph Ratzinger afirmou que se retirava, a partir de agora, de qualquer actividade política, mesmo se um papa "nunca pode voltar a uma vida privada".
"A minha decisão de renunciar ao exercício activo do ministério não muda isso: não regresso à vida privada, a uma vida de viagens, de encontros, de recepções, de conferências, etc... Não abandono a cruz, mas contínuo de uma nova forma perto do Senhor crucificado", afirmou.
"Deixo de assumir a tarefa do governo da Igreja, mas continuo ao serviço da oração. São Bento (fundador da grande ordem contemplativa dos beneditinos), de quem tenho o nome como papa, será um grande exemplo", disse.
"Vou continuar a acompanhar o caminho da Igreja na oração e reflexão", disse o papa.

Fonte: Lusa/SOL
 
Topo