• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Amplificadores Manata

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Amigos os novos amplificadores manata já vem com filtros de regeição 4g para TDT
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Quais novos amplificadores?

DX2
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
O kit que mando sempre vir é este e a ultima remessa que mandei vir já vinha carimbado na caixa, com filtro com rejeição a 4g, mas penso que todos os novos amplificadores manata vem equipados com ele


Kit Amplificador TVF-234 + Alimentador AF-24V MANA

Especificações:
Kit composto por amplificador com 1 entrada UHF Manata TVF-234 e alimentador Manata AF24V - Manata KIT-534.

Características do amplificador:
- Entradas: 1x UHF
- Ganho: 36dB
- Margem de regulação do ganho: 20dB
- Nível máximo de saída: 107dBuV
- Factor de ruído: 3.5dB
- Consumo: 40mA
- Conexão: fichas tipo "F"

Características do alimentador:
- Entradas: 1
- Saídas: 2
- Tensão de entrada: 230V/50Hz
- Tensão de saída: 24V
- Conexão: fichas tipo "F"
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

eu estou a gastar o tvf-235 e nao me estou a dar mal.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O kit que mando sempre vir é este e a ultima remessa que mandei vir já vinha carimbado na caixa, com filtro com rejeição a 4g, mas penso que todos os novos amplificadores manata vem equipados com ele
Não conheço bem esse amplificador porque não uso esse modelo mas se diz que tem rejeição ao 4G, é porque tem. Eles não brincam em serviço.

[SIZE=-1][/SIZE]DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
boas
o que é a regeiçao 4g
Nestes amplificadores, basicamente é um corte de frequência acima do canal 59, o que faz com que a amplificação dos canais do 4G seja mínima ou mesmo nula.

DX2
 

luisv

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2011
Mensagens
536
Gostos Recebidos
0
Nestes amplificadores, basicamente é um corte de frequência acima do canal 59, o que faz com que a amplificação dos canais do 4G seja mínima ou mesmo nula.

DX2
boas
isso quer dizer que esse ampleficador em algumas zonas nao tem utilidade visto alguns canais espanhois transmitirem acima do canal 59.
já agora uma explicaçao: o 4G é uma frequencia utilizada em telecomunicaçoes, não é?
e os canais 4G estao a fazer interferencia na tdt? é que ainda nao tinha ouvido falar nisso
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
boas
isso quer dizer que esse ampleficador em algumas zonas nao tem utilidade visto alguns canais espanhois transmitirem acima do canal 59.
Paciência. Mas também te digo, se numa zona onde chegam canais espanhóis também houver 4G e as frequências coincidirem, não há canais espanhóis para ninguém. O 4G destrói completamente o sinal da TV digital.


já agora uma explicaçao: o 4G é uma frequencia utilizada em telecomunicaçoes, não é?
e os canais 4G estao a fazer interferencia na tdt? é que ainda nao tinha ouvido falar nisso
A 4º geração de serviços para telemóveis, também conhecida como 4G ou LTE, tem atribuída a banda de UHF entre o canal 60 e o 69 e, na maioria dos casos, interefere com a recepção da TDT nas proximidades das torres de telemóveis, principalmente nos sítios que ficam mais afastados dos emissores da TDT e onde, regra geral, é necessária amplificação. Por isso o Manata alterou toda a sua gama de amplificadores destinada ao território nacional para não amplificar qualquer frequência que a antena capte acima do canal 59, evitando assim que o sinal do 4G interfira com a TDT.

DX2
 

luisv

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2011
Mensagens
536
Gostos Recebidos
0
Paciência. Mas também te digo, se numa zona onde chegam canais espanhóis também houver 4G e as frequências coincidirem, não há canais espanhóis para ninguém. O 4G destrói completamente o sinal da TV digital.



A 4º geração de serviços para telemóveis, também conhecida como 4G ou LTE, tem atribuída a banda de UHF entre o canal 60 e o 69 e, na maioria dos casos, interefere com a recepção da TDT nas proximidades das torres de telemóveis, principalmente nos sítios que ficam mais afastados dos emissores da TDT e onde, regra geral, é necessária amplificação. Por isso o Manata alterou toda a sua gama de amplificadores destinada ao território nacional para não amplificar qualquer frequência que a antena capte acima do canal 59, evitando assim que o sinal do 4G interfira com a TDT.

DX2
acho que ainda nao temos 4g mas quando houver lá vamos a ter outra vez o problema dos canais espanhoes quando resolveram por o 1ºcanal portugues no canal 10 quando o 1ºesp estava no canal 9. só passado muito tempo é que os espanhois mudaram para o 41. a ideia da anacom será essa?
 

SatElite®

GF Bronze
Entrou
Nov 15, 2006
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
esta semana deparei-me com 2 casos de ausência total de sinal CH56 e sinal com muito ruído e instavel no 46, depois de uma analise confirmei que a vodafone tinha instalado em cantanhede 1 torre nova com paineis 4G e que dada a localização estava a sobrepor-se ao sinal de TDT.

la recorri ao um filtro de mastro da manata FP-2160 (PVP 28€) e problema resolvido.

no outro cliente vou colocar filtro de linha para testar (PVP 8 a 13€)

basicamente trata-se de alguns componentes passivos (condensadores ceramicos e algumas bobines) muito bem alinhadas que cortam/regeitam as sinal RF acima de determinas frequencias.
 

luisv

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2011
Mensagens
536
Gostos Recebidos
0
esta semana deparei-me com 2 casos de ausência total de sinal CH56 e sinal com muito ruído e instavel no 46, depois de uma analise confirmei que a vodafone tinha instalado em cantanhede 1 torre nova com paineis 4G e que dada a localização estava a sobrepor-se ao sinal de TDT.

la recorri ao um filtro de mastro da manata FP-2160 (PVP 28€) e problema resolvido.

no outro cliente vou colocar filtro de linha para testar (PVP 8 a 13€)

basicamente trata-se de alguns componentes passivos (condensadores ceramicos e algumas bobines) muito bem alinhadas que cortam/regeitam as sinal RF acima de determinas frequencias.
boas
afinal o 4g tambem interfere no canal 56?
esto cheira-me a mais trabalho quando cá chegar o 4g.
estou mesmo a ver os clientes que à pouco tempo gastaram dinheiro em antenas e ampleficadores novos.
vam-nos deitar fogo.
já agora esses filtros são de mastro?
 

SatElite®

GF Bronze
Entrou
Nov 15, 2006
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
existem filtros para 4G/LTE:

mastro
linha
(em algumas antenas) incluído no adaptador de impedâncias
(em alguns amplificadores ) na linha de entrada do amplificador

é colocado o filtro o mais próximo possível da antena e sempre antes da amplificação.

alguns filtros permitem a passagem de corrente DC para a antena a fim de alimentar eventual pré-amplificador



.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
boas
afinal o 4g tambem interfere no canal 56?
esto cheira-me a mais trabalho quando cá chegar o 4g.
estou mesmo a ver os clientes que à pouco tempo gastaram dinheiro em antenas e ampleficadores novos.
vam-nos deitar fogo.
já agora esses filtros são de mastro?
O 4G não interfere directamente com qualquer das quatro frequências da TDT. O que acontece é que os amplificadores amplificam tudo o que a antena capta e o sinal do 4G, para além de ser forte, é "entendido" pelo amplificador como ruído e, ao ser amplificado, vai interferir com a TDT. Por isso é que se metem os filtros entre a antena e o amplificador: para eliminar o sinal do 4G antes de ser amplificado.
Esta situação acontece muito porque instalaram-se maioritariamente antenas de banda larga, que captam tudo. Por isso o Manata tem agora uma antena nova, a Compact C-8, que faz só 21-58.

DX2
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
O 4G não interfere directamente com qualquer das quatro frequências da TDT. O que acontece é que os amplificadores amplificam tudo o que a antena capta e o sinal do 4G, para além de ser forte, é "entendido" pelo amplificador como ruído e, ao ser amplificado, vai interferir com a TDT. Por isso é que se metem os filtros entre a antena e o amplificador: para eliminar o sinal do 4G antes de ser amplificado.
Esta situação acontece muito porque instalaram-se maioritariamente antenas de banda larga, que captam tudo. Por isso o Manata tem agora uma antena nova, a Compact C-8, que faz só 21-58.

DX2

Não consigo encontrar foto dela ainda. Não dá para colocares uma foto

Já agora um pormenor, nem essa nem nenhuma antena deixa de receber em completo a partir do ch. 58, ela simplesmente começa a receber cada vez pior o sinal á medida que a frequencia vai subindo a partir do canal 58
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Tenho que lhes dizer para actualizar a página. Em todo o caso vou tirar uma foto e depois meto-a aqui. Quanto ao corte acima do canal 58, eu também não disse que era total, como é óbvio, mas já fiz a experiência perto duma torre do 4G e o corte é mais do que suficiente para o sinal não chatear a TDT depois de amplificado.

DX2
 

oger

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
69
Gostos Recebidos
0
O kit que mando sempre vir é este e a ultima remessa que mandei vir já vinha carimbado na caixa, com filtro com rejeição a 4g, mas penso que todos os novos amplificadores manata vem equipados com ele


Kit Amplificador TVF-234 + Alimentador AF-24V MANA

Especificações:
Kit composto por amplificador com 1 entrada UHF Manata TVF-234 e alimentador Manata AF24V - Manata KIT-534.

Características do amplificador:
- Entradas: 1x UHF
- Ganho: 36dB
- Margem de regulação do ganho: 20dB
- Nível máximo de saída: 107dBuV
- Factor de ruído: 3.5dB
- Consumo: 40mA
- Conexão: fichas tipo "F"

Características do alimentador:
- Entradas: 1
- Saídas: 2
- Tensão de entrada: 230V/50Hz
- Tensão de saída: 24V
- Conexão: fichas tipo "F"


Boas, gatusko,
Será que poderia utilizar um sistema desses (rejeição ao 4G) aqui na minha instalação tdt? Eu durante os meses de verão do ano passado conseguia ver cerca de 28/30 canais da tdt espanhola, com a antena e amplificador que sempre usei para a tv analógica, equipamento que já deve ter cerca de 20 anos. Eu vivo no norte, zona de Viana do Castelo. A partir de outubro do ano passado comecei a perder canais e nesta altura apenas consigo ver cerca de 8 canais. Gostava de recuperar os canais que perdi nem que para isso tenha que mudar o equipamento. O amplificador que estou a usar tem 2 entradas UHF, pois além da antena da tdt espanhola (antena tipo rabo de bacalhau), tenho 2 parabólicas e por isso julgo que precisaria de um amplificador com 2 entradas UHF. A tdt portuguesa entra sem necessidade de antena, pois tenho o emissor aqui bem pertinho de mim. Gostava de tentar melhorar a recepção dos canais espanhóis, mas não queria gastar dinheiro em material que não desse resultado nenhum. Se o amigo puder ajudar e deixar algumas dicas àcerca do material que será mais indicado para o meu caso e para a minha zona, desde já agradeço.
Cumprimentos,
oger
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Amigo a antena rabo de bacalhau não será a mais indicada para esse fim , uma antena de uhf direçional seria melhor quanto ão amplificador era de fazer o teste sem gastar dinheiro em um novo pois esse pode muito bem dar mas antes de meter mãos nisso tentava saber pela zona quantos canais neste momento aí eram captados para não estar a gastar dinheiro
 

luisv

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2011
Mensagens
536
Gostos Recebidos
0
Boas, gatusko,
Será que poderia utilizar um sistema desses (rejeição ao 4G) aqui na minha instalação tdt? Eu durante os meses de verão do ano passado conseguia ver cerca de 28/30 canais da tdt espanhola, com a antena e amplificador que sempre usei para a tv analógica, equipamento que já deve ter cerca de 20 anos. Eu vivo no norte, zona de Viana do Castelo. A partir de outubro do ano passado comecei a perder canais e nesta altura apenas consigo ver cerca de 8 canais. Gostava de recuperar os canais que perdi nem que para isso tenha que mudar o equipamento. O amplificador que estou a usar tem 2 entradas UHF, pois além da antena da tdt espanhola (antena tipo rabo de bacalhau), tenho 2 parabólicas e por isso julgo que precisaria de um amplificador com 2 entradas UHF. A tdt portuguesa entra sem necessidade de antena, pois tenho o emissor aqui bem pertinho de mim. Gostava de tentar melhorar a recepção dos canais espanhóis, mas não queria gastar dinheiro em material que não desse resultado nenhum. Se o amigo puder ajudar e deixar algumas dicas àcerca do material que será mais indicado para o meu caso e para a minha zona, desde já agradeço.
Cumprimentos,
oger
as tantas essa antena que em algumas zonas se didecionava entre o emissor portugues e espanhol.
se for esse o caso aconselho te a redirecionar a antena directamente para o emissor espanhol.
essa antena tem pouco ganho e como tal poderas ter de comprar um antena que tenho mais ganho. andao a volta de 35€.
quanto ao ampleficador esse deve dar para o efeito
 

oger

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
69
Gostos Recebidos
0
Obrigado companheiros, pela ajuda.
A antena está orientada ao emissor de Vigo que fica + - a cerca de 75/80 km. de distância. Nos dias de boa propagação, e especialmente nos meses de verão (de Junho a Setembro), consigo apanhar cerca de 30 canais (alguns rádios incluidos, claro). Nesta altura estou a captar os seguintes canais: Boing; MTV; Paramount Channel; TBO; Telecinco HD; TeleVigo; Localia Vigo; Tu Teletienda; Tu Videncia; Tu TV; Via Television e alguns canais piratas e alguns rádios. Quando vierem os dias mais quentes voltarei concerteza a recuperar alguns canais que perdi. Só que depois, volto a perdê-los quando as condições atmosféricas se alterarem. Se tivesse a certeza que com a substuição da antena e do amplificador de mastro melhorava a recepção, não me importava de o fazer já. O que acham?
Cumprimentos,
oger
 
Topo