• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Muito sal pode prejudicar seu coração

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
capa_sal-600x150.jpg

Segundo os pesquisadores australianos, 30 minutos é o suficiente para prejudicar o coração quando há muito sal na comida. E sim efeitos atingem até mesmo as pessoas com pressão arterial normal.
Para pesquisa, foram necessários 16 voluntários saudáveis e foi distribuído para 8 deles uma sopa de tomate com pouco sal e os outros oito a mesma refeição com muito sal.
Após a refeição foi aferida a pressão arterial, de todos. Enquanto o medidor desinflava, uma máquina ultra-som foi usada para avaliar o quanto os vasos sanguíneos se dilatavam quando o sangue voltava a circular.
Os que consumiram a sopa com elevado teor de sal dilatou aproximadamente metade do que as artérias daqueles que comeram a versão com baixo volume de sal. O experimento foi repetido invertendo-se o grupo que recebia a sopa salgada, e o resultado continuou o mesmo.
Segundo o pesquisador responsável pelo estudo, Kacie M. Dickinson, a grande suspeita é de que o sal, assim como a gordura, possa bloquear a liberação de óxido nítrico, quando o coração bombeia sangue pelas artérias.
Para os médicos, o estudo serve como um alerta: excesso de sal faz mal à saúde e, assim como tudo na vida, deve ser consumido com moderação




Fontes: msnbc.com e vocesabia.net
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Olá

Começo por dizer que vou falar um pouco por experiência própria.

Como todos sabem passamos aqui no fórum um bom bocado a partilhar os conhecimentos que vamos buscar á Net e que postamos e outros que lemos e até nem postamos.

E posso dizer-vos que numa dessas pesquisas pela Net li uma informação bastante interessante sobre o sal que usamos para temperar a nossa comida.

Porque há várias qualidades de sal, umas mais prejudiciais á saúde que outras. Em que o excesso de sal faz subir de imediato a tensão arterial e como sou eu que cozinho e tenho em casa pessoal hipertenso resolvi experimentar um sal diferente.

Claro que o preço também é diferente, heheh.

Normalmente compra-se no supermercado um quilo de sal refinado por 0,20 euros aprox. eu compro no supermercado um quilo de sal marinho iodado por 0,99 euros.

E o que acontece? A mesma quantidade de sal na comida não faz subir a tensão. O que quer dizer que o meu familiar hipertenso que comia praticamente sem sal e a tensão subia e descontrolava-se mesmo com a medicação, come agora a meio sal ou até mais um pouquinho e a sua tensão mantem-se regular com a medicação igual.

Já pesquisei bastante mais sobre este sal e é muito saudavel em comparação com o outro sem duvida alguma.

O preço é que é bem diferente mas a saúde é essencial.:right:


Beijinhos
 

wpiovezan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 14, 2012
Mensagens
41
Gostos Recebidos
0
Esta história de sal é complicada... Quem de nós gosta de comer uma comida aguada e sem gosto? Acho que ninguém. Eu mesmo tenho problemas com o sal aqui em casa. Estou proibido de exagerar. A patroa vive inventado. Mas agora ela descobriu que "os temperos" podem fazer uma grande diferença! Além de ajudarem a combater certas doenças, ajudam a melhorar o sabor da comida, dando um toque especial. Eu li algumas dicas e benefícios dos temperos neste site. Dentre os temperos a pimenta vermelha é minha favorita. O ardido faz com que a gente esqueça a falta do sal. Mas também não se pode exagerar.... Ainda mais quem sofre do estômago.... :Smiling:
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
É verdade amigo,

e agora inova-se muito nos cozinhados com as ervas aromaticas e outros temperos que quase não se nota o pouco sal ou mesmo a falta deste se necessário.

Boas dicas, obrigado.

:spi70[1]:
 
Topo