• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda para captar Eutelsat(16ºE)

milvas.ms

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 9, 2013
Mensagens
54
Gostos Recebidos
0
Boas.
Tenho um "prato" de 1.33m no qual já capto astra1 e hotbird com 2 lnb's.
Soube á pouco tempo que com o tamanho do meu prato posso captar muito mais do que o que já tenho.
Então estou a tentar captar o Eutelsat (16ºE) por causa do GSP TV, um canal romeno em FTA que passa 2 jogos da liga portuguesa por semana.
Até já consegui "instalar" mais uma lnb, mas como não tenho nenhuma "ferramenta" que me ajude a, por exemplo, asaber para onde apontar, estou ás cegas.
Já tentei várias coisas mas nunca obtive qualquer sinal.
2013-03-19 18.49.59.jpg
Qualquer ajuda é Bem-Vinda!!!!! :espi28:
 

Gige

GF Prata
Entrou
Fev 16, 2013
Mensagens
187
Gostos Recebidos
0
Esta imagem é tua?? é que parece-me a olho que o astra e hotbird estão afastados demais.. visto que a diferença entre entre é de 6º..

Podes optar meter o 3º lnb à esquerda do astra 19, apanhando na boa o astra 28,2º..

Existem mais soluções alem dessa que te dou.. mas julgo que seja a melhor a meu ver devido à qualidade do satelite.. mas podes sempre meter tb à direita existem outras.. para apanhar a 16º vai ser complicado se não fizeres uma engenhocas das boas visto que o 3º lnb tem de ficar a meio do hotbird e astra 19,2º... não sei se é possivel mas se calhar sim, mas desconheço o metodo..

Para não andares às escuras, ou levas uma tv + box junto para ver quando estás apanhar algo, ou então com um medidor de sinal... até o encontrar..
 

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Mensagens
3,116
Gostos Recebidos
50
amigo compra um suporte igual igual ao do lnb que tá no Astra 19.2 est e coloca no mesmo sitio onde tá esse viado para baixo.

Astra 19.2 = hot bir 13 Eutelsat 16 A 16 est.
= estes dois traços me refiro a altura dos lnb-s por isso o lnb dos 16 est fica abaixo do astra e acima do hot bird.

=13
 

milvas.ms

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 9, 2013
Mensagens
54
Gostos Recebidos
0
Esta imagem é tua?? é que parece-me a olho que o astra e hotbird estão afastados demais.. visto que a diferença entre entre é de 6º..

Podes optar meter o 3º lnb à esquerda do astra 19, apanhando na boa o astra 28,2º..

Existem mais soluções alem dessa que te dou.. mas julgo que seja a melhor a meu ver devido à qualidade do satelite.. mas podes sempre meter tb à direita existem outras.. para apanhar a 16º vai ser complicado se não fizeres uma engenhocas das boas visto que o 3º lnb tem de ficar a meio do hotbird e astra 19,2º... não sei se é possivel mas se calhar sim, mas desconheço o metodo..

Para não andares às escuras, ou levas uma tv + box junto para ver quando estás apanhar algo, ou então com um medidor de sinal... até o encontrar..

Obrigado pela resposta caro Gige.
Sim, esta imagem é minha. Apanho o astra1 e o hotbird perfeitamente.
Em relação ao astra 28,2º, já ouvi falar do satelite, uma vez que hospeda alguns canais britanicos em FTA, incluindo bbc e itv, e vou tentar amanhã a ver se dá resultado.
Em relação ao Eutelsat, acho que consigo metê-lo entre os 2, vai é ficar ao mesmo nivel que está agora, uma vez que vai ficar por baixo dos 2.
Eu para ver se capto sinal deixo a box com alguem a vêr e com uma frequencia do eutelsat pronta a procurar, e vou mexendo a lnb a ver se a barras do sinal mexem.
 

milvas.ms

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 9, 2013
Mensagens
54
Gostos Recebidos
0
amigo compra um suporte igual igual ao do lnb que tá no Astra 19.2 est e coloca no mesmo sitio onde tá esse viado para baixo.

Astra 19.2 = hot bir 13 Eutelsat 16 A 16 est.
= estes dois traços me refiro a altura dos lnb-s por isso o lnb dos 16 est fica abaixo do astra e acima do hot bird.

=13
Obrigado caro Silva51, vou tentar também essa opção.:espi28:
 

Gige

GF Prata
Entrou
Fev 16, 2013
Mensagens
187
Gostos Recebidos
0
é isso, vai tentando a ver como se porta...

Boa sorte..
 

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Mensagens
3,116
Gostos Recebidos
50
Obrigado caro Silva51, vou tentar também essa opção.:espi28:

Tambem pode optar por fazeres as tais engenhocas como já te disse antes arranjas um régua em chapa com 20 ou 25 cm com um rasgo no meio compras 1 m de tirante enroscado compras umas porcas mais umas aninlhas compras as abraçadeiras com porca soldada para poder enroscar no tirante cortas o tirante com tamanho entre 10 a 15 cm de altura e tu assim já podes aplicar vários lnb-s para vários satélites levas o deco mais a tv vais ao menu do deco escolhes um satélite e vais procurando a olho nu ou com sat finder se tiveres sim astra 28.2 est tem bons canais boa sorte.
 

xaxa

GF Platina
Entrou
Mar 1, 2007
Mensagens
552
Gostos Recebidos
28
Se fosse eu faria desta seguinte maneira: Orientava o prato com o lnb do centro para os 16º procurando uma frequência desse satélite e fixava a antena, depois olhando de frente para o prato à direita vai o lnb hotbird 13º e à esquerda o lnb astra 19º tens de ver pois a diferença de cada satélite é de 3º (13, 16, 19)
Faz assim e consegues na boa, com esse diâmetro do prato até conseguias captar mais satélites mesmo com ela fixa.
Um abraço.

Mais: como não tens mts ferramentas depois de encontrares um canal dos 16º e depois de fixares bem o prato, procuras outro satélite com o lnb para o astra e depois para o hotbird, sempre com ligação direta ao recetor um de cada vez, tendo sinal no 3 satélites então ligas tudo ao DiSEqC e configuras tudo no recetor lnb-1 lnb-2 lnb-3-
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Esta imagem é tua?? é que parece-me a olho que o astra e hotbird estão afastados demais.. visto que a diferença entre entre é de 6º..
Não estão, não. Numa antena daquele tamanho os LNB's ficam mais afastados.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se fosse eu faria desta seguinte maneira: Orientava o prato com o lnb do centro para os 16º procurando uma frequência desse satélite e fixava a antena, depois olhando de frente para o prato à direita vai o lnb hotbird 13º e à esquerda o lnb astra 19º tens de ver pois a diferença de cada satélite é de 3º (13, 16, 19)
Faz assim e consegues na boa, com esse diâmetro do prato até conseguias captar mais satélites mesmo com ela fixa.
Um abraço.

Mais: como não tens mts ferramentas depois de encontrares um canal dos 16º e depois de fixares bem o prato, procuras outro satélite com o lnb para o astra e depois para o hotbird, sempre com ligação direta ao recetor um de cada vez, tendo sinal no 3 satélites então ligas tudo ao DiSEqC e configuras tudo no recetor lnb-1 lnb-2 lnb-3-
Ora aqui está uma resposta como deve ser.

Meter o LNB à direita do Hotbird ou entre os dois, por baixo, está tudo errado. Assim ainda confundem mais o rapaz. :Espi06:

DX2
 

milvas.ms

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 9, 2013
Mensagens
54
Gostos Recebidos
0
Se fosse eu faria desta seguinte maneira: Orientava o prato com o lnb do centro para os 16º procurando uma frequência desse satélite e fixava a antena, depois olhando de frente para o prato à direita vai o lnb hotbird 13º e à esquerda o lnb astra 19º tens de ver pois a diferença de cada satélite é de 3º (13, 16, 19)
Faz assim e consegues na boa, com esse diâmetro do prato até conseguias captar mais satélites mesmo com ela fixa.
Um abraço.

Mais: como não tens mts ferramentas depois de encontrares um canal dos 16º e depois de fixares bem o prato, procuras outro satélite com o lnb para o astra e depois para o hotbird, sempre com ligação direta ao recetor um de cada vez, tendo sinal no 3 satélites então ligas tudo ao DiSEqC e configuras tudo no recetor lnb-1 lnb-2 lnb-3-

Mutio Obrigado pela resposta. Vou tentar.
 

luisv

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2011
Mensagens
536
Gostos Recebidos
0
Ora aqui está uma resposta como deve ser.

Meter o LNB à direita do Hotbird ou entre os dois, por baixo, está tudo errado. Assim ainda confundem mais o rapaz. :Espi06:

DX2
e é como o xaxa diz:1º o satelite do meio que é o eutelsat 16º depois os outros dois cruzao, astra 19º esquerda do lnb principal, finalmente à direita do lnb principal o lnb do hotbird.
atenção que só dá porque o preto tem esta dimensao
 

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Mensagens
3,116
Gostos Recebidos
50
Obrigado caro Silva51, vou tentar também essa opção.:espi28:
óla Jovem milvas.ms se fores perto de leça da palmeira e tiveres transporte próprio me vem buscar que eu te meto o lnb para os 16 est sem mexer no prato comforme tá manda -me uma PM a dizer qualquer coisa cump-s abraço
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
óla Jovem milvas.ms se fores perto de leça da palmeira e tiveres transporte próprio me vem buscar que eu te meto o lnb para os 16 est sem mexer no prato comforme tá manda -me uma PM a dizer qualquer coisa cump-s abraço
Hora ai está vamos lá ver quem é mais perto do rapaz para ir lá dar uma ajuda
Eu seu de Gondomar:espi28:
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
Boas tive aqui a falar com um amigo meu ele diz que o LNB do 16.0E tem de ficar no meio dos 2 que tens ai



tenta assim :espi28:
 

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Mensagens
3,116
Gostos Recebidos
50
Boas tive aqui a falar com um amigo meu ele diz que o LNB do 16.0E tem de ficar no meio dos 2 que tens ai



tenta assim :espi28:
Se couber mas duvido se na couber que meta o lnb á direita olhando o prato de frente.
 

xaxa

GF Platina
Entrou
Mar 1, 2007
Mensagens
552
Gostos Recebidos
28
Ainda fiz este desenho para exemplificar melhor.

O lnb-1 para o Eutelsat ( 16º) ao centro
O lnb-2 para o Hotbird (13º) à direita
O lnb-3 para o Astra (19º) à esquerda

Atenção: os lnbs 2 (hotbird) e 3 (astra) tem de se mover na horizontal ou vertical como mostra a imagem até apanhar sinal dos respetivos satélites. Quando estiver tudo ok , então fazer as ligações ao DiSEcq e à box.
Se usares um DiSEcq 4-1 ainda ficas com a possibilidade de captares outro satélite, por exemplo: 28,2ºE pondo um lnb à esquerda do lnb-3 (Astra)
Ver anexo 115000
 

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Mensagens
3,116
Gostos Recebidos
50
Ora nem mais amigo Xaxa,mas primeiro o amigo milvas.ms que tente a ver se dá para meter o Lnb para os 16 no meio, se não couber o lnb no meio ele que faça como tá aqui na foto, só que tambem tem virar os suportes ao contrário por causa do encaixe no mastro da antena para poder fazer a elevações dos lnb-s e correr para para uns dos lados que é os sats astra19.2 e hot.bird 13 est.:espi28:
 

luisv

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 10, 2011
Mensagens
536
Gostos Recebidos
0
Ora nem mais amigo Xaxa,mas primeiro o amigo milvas.ms que tente a ver se dá para meter o Lnb para os 16 no meio, se não couber o lnb no meio ele que faça como tá aqui na foto, só que tambem tem virar os suportes ao contrário por causa do encaixe no mastro da antena para poder fazer a elevações dos lnb-s e correr para para uns dos lados que é os sats astra19.2 e hot.bird 13 est.:espi28:
não façam mais confuzão:
o lnb do meio é o lnb principal(eutelsat) e por isso fica ao meio dos dois(é o lnb que fica no braço do prato), por isso não sei onde está a dificuldade.
 

milvas.ms

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 9, 2013
Mensagens
54
Gostos Recebidos
0
óla Jovem milvas.ms se fores perto de leça da palmeira e tiveres transporte próprio me vem buscar que eu te meto o lnb para os 16 est sem mexer no prato comforme tá manda -me uma PM a dizer qualquer coisa cump-s abraço

Hora ai está vamos lá ver quem é mais perto do rapaz para ir lá dar uma ajuda
Eu seu de Gondomar:espi28:

Muito Obrigado pela disponibilidade de ambos, mas creio não ser necesário. Com a ajuda que todos me estão a dar acho que vou conseguir por isto a dar!
 
Topo