• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tóquio acredita que Portugal "vai recuperar independência financeira"

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Paulo Portas considerou em Tóquio que as autoridades japonesas com quem contactou reconhecem o “esforço” dos portugueses.

"Há uma enorme admiração pelo esforço que os portugueses já fizeram e há uma convicção de que Portugal, como a Irlanda, vão passar os obstáculos e vão recuperar a independência financeira", afirmou Paulo Portas após encontros com membros do governo de Tóquio e empresários de várias multinacionais japonesas.

Paulo Portas anunciou na capital do Japão o reforço do investimento da empresa Mitsubishi em Portugal e esteve presente na assinatura de um memorando sobre a produção de tomate numa visita, que também ficou marcada pelo desbloqueamento do processo de exportações de produtos animais portugueses (carne de porco e aves) para o mercado japonês.

"Eu saio daqui com a certeza de que há muitas possibilidades de investimento e isso é um sinal de confiança de que as empresas japonesas estão nas empresas portuguesas e na economia portuguesa, é esta a verdade que eu testemunhei", disse Paulo Portas.

Para o governante, a situação económica que Portugal atravessa não é obstáculo para os interesses empresariais que devem ser alargados a áreas como o turismo.

"Eu acho que é preciso investir mais e de forma mais focada na captação de turistas de um mercado que tem cerca de 18 milhões de turistas por ano", com características particulares: "Gostam, por exemplo, de monumentos, da herança cultural, da gastronomia, do golfe, da natureza", salientou.

"Não são exactamente turistas para praia e sol e Portugal tem de saber captar este mercado porque os japoneses estão entre os povos mais ricos do mundo", afirmou Paulo Portas que termina hoje a visita ao Japão.

Acompanharam o ministro dos Negócios Estrangeiros 18 empresários portugueses, o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Pedro Reis, o deputado do PSD Miguel Frasquinho que é presidente da Liga Parlamentar de Amizade Portugal/Japão além do secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Brito.

Paulo Portas anunciou igualmente a realização de uma deslocação a Riade, na Arábia Saudita, marcada para o início do mês de Abril em que vai ser acompanhado de um grupo de empresários portugueses e da AICEP.

de
 
Topo