• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Rajoy elogia povo e Governo portugueses e pede mais esforços da UE

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
1.jpg

O presidente do Governo espanhol elogiou nesta segunda-feira o povo e o Governo portugueses pela forma como estão a responder à crise e a avançar nas reformas estruturais, exigindo que a UE acelere os seus esforços, a par dos que estão a ser feitos a nível nacional.

“A UE tem que actuar com a determinação suficiente: avançar no mercado único, na integração europeia e resolver os problemas de liquidez de alguns dos países da União, especialmente do Sul da UE”, considerou Mariano Rajoy em Madrid.

“Não é suficiente o que fazem os estados nacionais da UE. É muito importante, mas não é suficiente”, considerou.

Portugal, disse Rajoy, “fez um enorme esforço, pôs em marcha um sem-fim de reformas estruturais, algumas muito dolorosas, mas a Europa deve fazer um esforço maior”.

“Neste momento, é urgente que, como se fazem reformas nacionais, se faça um esforço na UE para reformas europeias. É necessário e imprescindível continuar a trabalhar para a integração europeia”, disse.

Mariano Rajoy falava aos jornalistas depois de um encontro que manteve em Madrid com o seu homólogo britânico, David Cameron, com quem inicialmente deveria ter participado numa conferência de imprensa conjunta.

“Sim, este é um dos temas que surgiram na conversa que tive com o primeiro-ministro britânico. É um tema muito actual e muito importante, desde logo para Portugal e para o conjunto da zona euro, e de forma muito particular para Espanha”, disse.

Rajoy escusou-se a comentar a decisão do Tribunal Constitucional, afirmando que a “respeita”, mas destacou os esforços que Portugal e os portugueses têm vindo a fazer.

“Quero elogiar o povo de Portugal, um povo que conheço bem. Um país que visitei muitas vezes, por viver durante muitos anos próximo de Portugal. O povo está a sofrer uma situação muito dura e muito difícil, mas está a conseguir ultrapassar isso com enorme dignidade”, disse.

“Quero também manifestar o meu apoio e a minha admiração pelo trabalho do Governo de Portugal. Não é fácil para um governante tomar decisões e ultrapassar cada uma das dificuldades que surgem”, disse.

Rajoy recordou as declarações de domingo do primeiro-ministro, afirmando que Pedro Passos Coelho “manifestou a sua firme vontade e decisão de cumprir com os compromissos que tinha assumido”.

“Creio que é uma decisão valente, é uma decisão que o honra, e estou absolutamente convencido de que esta e outras decisões que adoptou nos últimos meses terão os seus frutos e Portugal voltará ao caminho do crescimento sustentável e da criação de emprego”, disse.



Tvi24
 
Topo