• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Isaltino Morais: «Eu sou um otimista, senão já me tinha suicidado»

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
1.jpg

O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, disse estar «tranquilo» quanto ao desfecho do seu processo judicial, porque mantém a «esperança» de que a Justiça apure «a verdade"».

«A Justiça deve ter como pressuposto a verdade e não há Justiça sem verdade. Apurar a verdade nem sempre é fácil, mas sem verdade não há Justiça», afirmou o autarca.

Isaltino Morais reiterou a sua inocência em relação aos crimes por que foi condenado, fraude fiscal e branqueamento de capitais, e ainda acredita que isso será provado: «Eu sou um otimista, senão já me tinha suicidado», disse à agência Lusa.

«A minha tranquilidade decorre da minha consciência, apenas da minha consciência e da convicção de que não cometi crime nenhum, como, de resto, isso foi demonstrado ao longo do tempo», sustentou.

Em 2003 Isaltino Morais começou a ser investigado num processo relacionado com contas bancárias na Suíça que não teriam sido declaradas ao fisco e ao Tribunal Constitucional.

«Eu nunca soube, nem o tribunal nunca demonstrou, que eu devia qualquer coisa ao fisco. O próprio fisco diz que eu nunca devi, nem devo nada. Se não devi nem devo nada, como é que eu posso ser condenado?» questionou Isaltino Morais, eleito pelo movimento independente IOMAF (Isaltino ¿ Oeiras Mais À Frente).

Sobre a pena a que foi condenado, dois anos de prisão efetiva, o autarca considera ser um caso inédito.

«Averigue se alguém nas minhas condições foi preso neste país nos últimos cem anos», desafiou.

Isaltino Morais chegou a ser preso a 29 de setembro de 2011, mas a defesa contestou a decisão, por haver ainda recursos pendentes, e o autarca acabou por ser libertado 23 horas depois.

Questionado pela Lusa sobre o impacto que o processo, que se arrasta há dez anos, teve na sua vida privada, Isaltino Morais descreveu: «É uma prisão, é um sofrimento e só eu e a minha família é que sabemos o que é isso».

Perdeu amigos e ganhou outros, mas para o autarca o processo serviu também para apurar quem são os mais verdadeiros.

«A amizade é um valor absoluto e hoje tenho consciência de quem são de facto os meus verdadeiros amigos», concluiu.

Isaltino Morais foi condenado em 2009 a sete anos de prisão e à perda de mandato autárquico por fraude fiscal, abuso de poder e corrupção passiva para ato ilícito e branqueamento de capitais.

Posteriormente, por decisão do Tribunal da Relação de Lisboa, Isaltino Morais viu a sua pena ser reduzida para dois anos de prisão pelos crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais, anulando ainda a pena de perda de mandato.



tvi24
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Será que ele não quereria dizer vigarista em vez de optimista?
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
Ele fala muito mas a mim não me convence mas verdade seja dita.. Oeiras evoluiu muito por causa dele.
 
Topo