• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como um estudante «furou» o erro de Excel da austeridade

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
1.jpg



Ele próprio nem queria acreditar no que tinha descoberto. Thomas Herdon, o estudante de doutoramento em Harvard que detetou um erro na fórmula de excel utilizada para justificar a austeridade, também enfrentou o descrédito inicial dos seus orientadores, mas depois conseguiu convencê-los de que estava no caminho certo.

«Eu quase não acreditei nos meus olhos quando vi aquele erro básico», disse Herndon, 28 anos, citado pela CNN-IBN Live. Questionou-se sobre a conclusão a que chegou. Pensou que tinha de «haver alguma outra explicação». Foi aí que perguntou à namorada: «Estou a ver isto da maneira errada?». Ela, Kyla Walters, respondeu: «Acho que não Thomas».

24 horas depois, Herndon e seus dois professores, Michael Ash e Robert Pollin, que depois ajudaram a produzir o relatório a dar conta do erro, encontraram-se para debater o assunto.

Herndon começou por replicar para um papel as conclusões a que chegou, desafiando a ideia de Carmen Reinhart and Kenneth Rogoff, autores da investigação inicial, que uma elevada dívida pública causa um crescimento económico lento.

«No começo, não acreditei nele. Pensei, OK, ele é um aluno, ele tem que estar errado. Estes são eminentes economistas e ele é um estudante de pós-graduação, confessou o orientador Pollin. Mas lá o incentivaram a demonstrar que tinha razão. Só cerca de um mês depois é que lá se convenceram: «Porra, ele está certo!».

Herndon pediu a Reinhart e Rogoff, no início deste ano, o acesso aos dados que eles tinham utilizado para justificar a conclusão a que tinham chegado. Eles acederam e o jovem investigador conseguiu desvendar os mistérios por detrás da agora famosa fórmula de Excel que tem servido de inspiração a muitas políticas de austeridade na Europa e nos EUA para resolver a crise.

Depois deste feito, o jovem Herndon, de 28 anos, já tem tema de tese na manga.



tvi24
 
Topo