• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dar comida e bebida por amor

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
1.jpg

Há 20 anos a vida de José mudava "radicalmente" depois de uma promessa, cumprida a pé, entre Marco de Canaveses e o Santuário de Fátima. "Senti-me explorado, quando me pediam muito dinheiro por água e comida", revela, assegurando ter decidido, na ocasião, que "enquanto Deus quisesse, tinha de ajudar os peregrinos que andam a pé". No ano seguinte, desafiou o irmão, António, e a eles juntaram-se outros irmãos, filhos e os pais, já na casa dos 80 anos. No IC2, a meia dúzia de quilómetros de Pombal, no sentido de sul para norte, os Ferreira estacionam o camião, há 19 anos, sempre nos dias 9 e 10 de maio, e oferecem comida e bebida a quem por ali passa. "Este ano temos presunto, fazemos sandes, temos bolos, fruta e até iogurtes.... e temos águas, sumos e leite", conta José, assegurando que já não dispensa "estes dois dias na estrada".

Os gémeos Ferreira, proprietários de hipermercados, oferecem oito mil euros de comida e bebida aos peregrinos, mas admitem que o fazem "de coração" e "por amor". Os abraços que recebem dos peregrinos, que ano após ano por ali passam, "compensam tudo".

"Eles dizem-nos que este nosso espaço é como uma injeção de energia, porque quando chegam aqui as dores passam-lhes logo, porque dizem que já estão perto de Fátima", conta António.

"Sabe, há peregrinos que nos dizem que saem de casa a pensar em nós", conta sorridente José, assegurando que "toda a família se sente muito bem" com este gesto.

"Ó meus gémeos.... que Deus vos dê muita vida e saúde e que para o ano nos encontremos todos por aqui", vão dizendo os peregrinos, muitos não dispensam os abraços e até, antes de partirem, um pezinho de dança. "Eu bem disse que eles ganham energia aqui", diz José.


jn
 
Topo