• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

"Não consegui salvar o meu pai"

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
1.jpg

Filho de Jacinto Moreira, uma das duas vítimas mortais, estava perto, também na faina, e conseguiu socorrer os tripulantes. Só em terra percebeu que o pai não tinha sinais vitais. Não tinha resistidoA maré estava favorável e não oferecia grandes dúvidas ao mestre do barco ‘O Jovem', que voltou ao mar para lançar as redes na praia do Furadouro em Ovar. Na primeira zona de rebentação, a embarcação de arte xávega foi colhida por uma vaga mais forte, e os sete tripulantes caíram à água. Jacinto Moreira, de 43 anos, e Benjamim Carriola, de 64, não sobreviveram, ao contrário dos colegas, que sofreram apenas alguns ferimentos, depois de serem resgatados por outro barco que pescava nas imediações.

"Atirei-me ao mar e consegui ajudar alguns deles, mas não consegui salvar o meu pai", lamentou inconformado Fábio Moreira, de 19 anos, filho de Jacinto, que estava a bordo do ‘Buçaquinho', um barco que se encontrava perto.

O naufrágio ocorreu pelas 07h30 de ontem quando ‘O Jovem' se fez ao mar para tentar aproveitar a boa campanha que até aí tinha conseguido. Na praia, os colegas perceberam de imediato que algo de grave se passava. Desesperadamente pediram ajuda. O ‘Buçaquinho' estava perto e chegou ao local da catástrofe em poucos minutos.

A tragédia, como não há memória na praia do Furadouro, deixou marcas nos tripulantes. "Foi muito doloroso ver os meus camaradas morrerem sem os poder socorrer", desabafa o mestre do ‘Jovem', João Fonseca. "Se não fosse o outro bote, teríamos morrido todos", acrescenta o pescador.

Foram momentos de autêntico terror, numa luta pela vida, enquanto tentavam ajudar os companheiros. "Vi toda a gente no barco, e tentei a todo custo salvar o meu primo. Felizmente consegui", recorda ainda Manuel Amador.

Só quando todos os náufragos chegaram à praia é que perceberam que dois dos colegas estavam mortos. "Tentamos reanimá-los, mas não reagiam, conta João Fonseca.

"Foi muito duro. Eram homens do mar, o sustento das famílias, que agora estão destroçadas", diz Rosa Silva, inconformada com a morte dos amigos, num acidente trágico.


cm
 
Topo