• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Disjuntor corrente contínua

jacradn

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 7, 2013
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Boa noite,

Tenho uma dúvida num projecto de corrente contínua, se alguém puder ajudar agradecia.

No circuito do projecto a tensão é inferior a 10V mas a corrente pode elevar-se até mais de
100A, eu preciso fazer uma protecção contra sobre intensidades limitando a corrente a 50A,
eu pensei em usar um disjuntor C.C. mas não sei se ele irá funcionar com tensões tão baixas??

Então essa é a minha dúvida o disjuntor funciona com tensões tão baixas (10V ao menos)??
Se for impossível usar disjuntor alguém tem alguma solução de como posso fazer a protecção??
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Como das poucos dados sobre esse projecto , só vejo os fusiveis como proteção do circuito
Mas pode haver outros meios desde que tenha mais dados ....
 

demulidor007

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 21, 2008
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Podes utilizar os disjuntores de corrente alternada de uma via, é simples se tens um disjuntor de 250V 16A isto significa que desarma a uma potencia de 4000 W P=U*I

No caso de 10v 50A precisas de um disjuntor de 500W
 

Novato64

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 18, 2013
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Podes utilizar os disjuntores de corrente alternada de uma via, é simples se tens um disjuntor de 250V 16A isto significa que desarma a uma potencia de 4000 W P=U*I
No caso de 10v 50A precisas de um disjuntor de 500W

Concordo em parte com o colega acima. O desarme dos disjuntores monofásicos residenciais de uso geral é dado pelo aquecimento do dispositivo bimetálico causado pela passagem da corrente elétrica.
O valor de tensão nominal é a referência de isolamento entre os contatos. Trabalhando com apenas 10V, estará bem aquém do isolamento projetado de 250V.
Antes de comprar um disjuntor monofásico de valor comercial imediatamente acima de 50A, eu consultaria a curva de desligamento do disjuntor.

Notei que o tópico é um pouco antigo, mas espero ter ajudado.
 
Topo