• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

40% dos jovens portugueses não pretende frequentar o ensino superior!

biologico

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 15, 2013
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
40% dos jovens portugueses não pretendem frequentar o ensino superior!

Bom dia.
Há uma notícia que hoje vi na comunicação social e que me surpreendeu muito e portanto eu vou partilha-lha com os membros deste fórum.
40% dos jovens deste de Portugal não pretendem ir para o ensino superior. Significa isto que ficarão apenas e na melhor das hipóteses com o 12º ano. Isto por outro lado significa que nos dias de hoje num mercado profissional cada mais exigente e mais competitivo teremos 40% de jovens com um baixo nível de escolarização.
Mas onde estão as razões para este número muito significativo de alunos (40%) não pretender seguir estudos?
- As razões mais óbvias e que são conhecidos da maioria dos cidadãos são:
• Propinas elevados no ensino superior.
• Bolsas de estudo muito precárias restritas e pagas em tempo não útil.
• Um elevado número de famílias em que o pai ou a mãe ou ambos se encontram desempregados, ou viram os seus ordenados reduzidos em curto espaço de tempo e não têm dinheiro para pagar os estudos dos filhos.
• A falta de perspetivas dos jovens face aos números do desemprego que surgem diariamente nas notícias.
• Os cortes que nos últimos 2 anos têm sido feitos na educação, tanto no ensino superior como nos graus de ensino mais baixos.
• O elevado número de jovens licenciados que após 17 anos de estudos, a dar o seu melhor têm de emigrar para ganhar o pão para a boca.
• Depois há aqui um aspeto que eu tenho de salientar. Quando um governo decide despedir 20 mil ou 30 mil ou 40 mil trabalhadores seja de que área for, tem antes a obrigação de disponibilizar empregos para esses milhares que vão ser despedidos.
Que justiça é esta de despedir sem primeiro criar as condições para que esses cidadãos possam sobreviver? Esses trabalhadores são descartados sem mais nem menos?
Estas pessoas não merecem dignidade?
Isto é feito às cegas! isto não é governar um país!
Cumprimentos e obrigado por terem lido este comentário.
 
Última edição:
Topo