• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Enigma - Problema dos baldes - II

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0





Enigma - Problema dos baldes - II




Você tem 3 baldes: um de 12 litros de capacidade, outro de 8 e outro de 5. Nenhum dos baldes possui marcações de medida. O de 12 litros está cheio de água e os outros dois estão vazios.

:left:Como você poderia dividir os 12 litros de água igualmente (isto é, com dois dos tambores contendo 6 litros e um vazio)?




rachacuca
 

tera-hertz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 28, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Solução possível:

- Verter o de 12l no de 8l ficando: 4(12) 8(8) 0(5)
- Verter o de 8l no de 5l ficando: 4(12) 3(8) 5(5)
- Verter o de 5l no de 12l ficando: 9(12) 3(8) 0(5)
- Verter o de 8l no de 5l ficando: 9(12) 0(8) 3(5)
- Verter o de 12l no de 8l ficando: 1(12) 8(8) 3(5)
- Verter o de 8l no de 5l ficando: 1(12) 6(8) 5(5)
- Verter o de 5l no de 12l ficando: 6(12) 6(8) 0(5)

:)
 

Pelintra

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
2,170
Gostos Recebidos
212
Com o tambor de 12 litros vai inclinando e vertendo a agua para o tambor de 8 litros até que a agua no de 12 litros fique com o tambor inclinado nesta situação: do lado de cima do tambor a água deve ficar rasante à aresta do topo e ao mesmo tempo deve ficar rasante à aresta oposta do fundo do tambor. Nesta situação a água no interior do tambor tem a capacidade de 6 litros; os outros 6 litros estão no tambor de 8 litros.
Ou seja se se quiser colocar metade da capacidade de um recipiente, basta enchê-lo ou esvaziá-lo até que fique um dos lados do liquido coincidente com a aresta superior e que a outra fique também coincidente mas na aresta do fundo diametralmente oposta.
Espero que tivessem percebido esta dica , pois foi o meu falecido pai, quando eu era puto, que me ensinou; nunca mais me esquecerei, enquanto não tiver alzheimer, eheheh
 
Topo