• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Teixeira disse a Sócrates: «Se não falas tu, falo eu» com o FMI

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
1.jpg
O ex-ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, disse esta noite, em entrevista à TVI, que o antigo primeiro-ministro, José Sócrates, não quis falar em 2011 - antes do pedido de resgate - com o então diretor do FMI «por razões políticas». Teixeira dos Santos revelou a Judite de Sousa esta quarta-feira no «Jornal das 8» o que disse a Sócrates: «Se não falas tu, falo eu» com o FMI.

«Com o agravamento das taxas e os cortes de rating começou a ser claro que a situação seria insustentável. E num jantar com Strauss-Kahn disse a Sócrates: 'Se tu não falas, falo eu'», adiantou.

O antigo tutelar da pasta das Finanças disse ainda que os cortes de rating dos principais bancos foram decisivos para o pedido de resgate, que viria a acontecer em abril desse ano.

«No início de abril, a Moody¿s cortou o rating de Portugal. Tinha perfeita consciência do rumo que as coisas estavam a ter e solicitei uma reunião com os principais banqueiros portugueses. A partir de dia 4 (de abril) depois de constatar a situação dos bancos e reação internacional tornou-se claro que dificilmente poderíamos assegurar o financiamento no mercado», reconheceu Teixeira dos Santos, antes de acrescentar que «foram dias de muita tensão».


tvi24
 
Topo