• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Teixeira arrepende-se de ter descido IVA e aumentado a f. pública em 2009

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
1.jpg

Teixeira dos Santos admitiu esta quarta-feira, em entrevista à TVI, que se arrepende de algumas decisões enquanto ministro das Finanças. «Se soubesse o que sei hoje, não teria descido o IVA, nem aumentado a função pública em 2009».

«Há varias coisas que não deveríamos ter feito, mas é fácil dizê-lo agora», começou por dizer. Depois deu dois exemplos: «Se eu soubesse ou pudesse adivinhar, em 2008, aqueles que iam ser os desafios a enfrentar (mais tarde), não teria descido a taxa do IVA, nem teria aumentado os salários da função publica em 2009», disse no «Jornal das 8».

«Quando temos de governar temos de tomar decisões, correndo o risco de errar», reconheceu, depois de alguns segundos de silêncio.

Questionado sobre se Portugal necessitará de mais tempo e de mais dinheiro, Teixeira dos Santos disse: «Não há sinais de que os montantes negociados sejam insuficientes. Quanto ao tempo, acho que tudo isto tem de ser revisto».

O antigo governante teve tempo ainda para abordar o desempenho do seu sucessor: «Reconheço a necessidade da sua missão (de Vítor Gaspar). Houve necessidade de criar boa imagem no estrangeiro, assumindo metas mais ambicionas, mas houve erros de avaliação no andamento da receita». Mais: «não percebo porque dizem que o resgate foi mal negociado, isto não é matéria de negociação. Portugal pediu um empréstimo e as condições estavam pré-fixadas», atirou.

Já quanto a uma eventual descida de impostos, Teixeira dos Santos considera que «será difícil (no curto prazo). Penso que não, a única razão que poderia abonar nesse sentido é o facto de haver eleições em setembro».


tvi24
 
Topo