• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Amputado obrigado a pagar IUC

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
António Dias perdeu parte da perna e, com 60% de incapacidade, está isento do impostoAntónio Dias, 63 anos, teve de amputar parte da perna esquerda, em 1978, na sequência de um acidente de viação. Ficou com uma incapacidade 60%, que concede isenção no Imposto Único de Circulação (IUC). Agora, as Finanças cobraram-lhe o imposto de 2010.

O aviso chegou à casa de António, em Faro, no mês passado. E este, sem conseguir provar o ‘engano’, já pagou os cerca de 57 euros do IUC – e a multa de 15 euros. Com uma prótese abaixo do joelho esquerdo, está revoltado, pois garante que apresentou "o atestado de incapacidade todos os anos". A prova disso "é que as Finanças me deram um papel onde se lê ‘isenção’ desde 2008 a 2013, faltando só 2010".

António vive com 245 € de pensão de invalidez e confessa que para pagar o IUC teve de poupar nos medicamentos. "A sorte é a minha ex-mulher que me ajuda".

Não foi possível obter um esclarecimento das Finanças.


cm
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
Levam o dinheiro todo. Não sobra nada..
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
nao é so com ele, o serviço de finanças q temos é mediocre.

Tenho uma mota de 88 que é isenta de imposto, só a partir de 92 pagam imposto (como está indicado nas tabelas deles) e estão a pedir-me imposto de 2010 q foi o ano que a comprei. Já la fui 5x para resolver o problema e a resposta é sempre a mesma "tem razão e não se preocupe que vamos já tratar disto e deixa de receber mais notificações", o que é certo é q continuo a receber e-mails para pagamento e cartas a avisar de juros e até penhoras. No primeiro ano paguei para evitar problemas devido a um erro de homolgação do IMTT, depois de corrigido as finanças devolveram o imposto pago, agora querem-no outra x!!! No mês passado apresentei o caso no proprio site deles que tem lá um campo para o efeito, resposta nem ve-la.

Estou cansado e como cidadão já fiz mais que a minha obrigação por um erro deles (não aceito a desculpa do "erro informatico") pois é pura incompetencia. Estou para ver o dia que vão enviar uma carta para o meu emprego a penhorar o imposto no meu ordenado, estou a tentar levar isto na desportiva e sempre q tenho possibilidade volto às finanças a expor a situação mas se isto acontecer a paciencia esgota-se na hora!!!
 
Topo