• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Embraiagem queimada tem garantia ?

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Aos vinte mil quilómetros fiquei sem embraiagem num Megane GT Line 1.5 Diesel.

Ainda na garantia a substituição da mesma foi feita sem problemas , mas com algumas reservas por parte da Renault .

Após mais vinte e cinco mil kilómetros , fico de novo sem embraiagem.

A Renault ainda não deu aprovação para substituir de novo a embraiagem , dentro da garantia que acaba agora no final de julhos,e já lá vai uma semana.

Não acredito que seja o pé " pesado " para estas anomalias , porque é o 12º carro que eu tenho , sempre Renault e nunca tive problemas destes.

O último carro Megane Coupé 1.9 diesel larguei-o com mais de 200.000 kilómetros e só troquei de embraiagem pelo menos duas vezes, e uma delas foi a meu

pedido , porque a embraiagem era muito dura.

Há qualquer coisa de errado no carro porque em 45.000 quilómetros fico duas vezes sem embraiagem, e não deve ser por subir e descer o Marão e percorrer a IC5 ,

com várias subidas e descidas íngremes.

Custa-me a acreditar que a Renault se vai pôr de parte (dentro da garantia) invocando qualquer coisa sobre condução.

Não sei se a primeira embraiagem tem uma nova garantia , ou se estou a usar a garantia dos 2 anos que me foi atribuída. (que ainda não terminou ).

Alguém já teve alguma experiência neste circuito da garantia no ramo automóvel , que me possa elucidar ?
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,578
Gostos Recebidos
73
De acordo com a lei e sem prova em contrário (não existindo vestígios de má utilização) por exemplo desgaste nas borrachas dos pedais provocados pelos sapatos, a garantia vai até aos dois anos de garantia geral ficando limitada a segunda embraiagem ao restante tempo.
No entanto se existirem provas de má qualidade de material ou montagem deficiente e se foi na oficina autorizada da marca, aí sim terá mais 2 anos de garantia ou até substituição de tudo o que provoca esse desgaste.
Esse desgaste não é normal.
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Obrigado AAJ.

Tenho amigos na Renault que trabalham em mecânica e garantem-me que as peças substituídas, dentro da garantia " é como se fossem de origem " , pois são requisitadas

à " Motrio" .

Portanto , as peças não são originais...e quem me vai garantir que na primeira substituição da embraiagem , não usaram peças da concorrência ?

Por isso , pedi à garagem onde o carro se mantém imobilizado , que visse ao pormenor todo o material extraído para futuras confrontações .

Vamos a ver.

Oxalá não tenha nenhuma surpresa desagradável, e vamos ver até onde vai o nome da Renault .

AAJ , um abraço.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,578
Gostos Recebidos
73
So fiquei na dúvida?
A substituição inicial foi feita na marca?
E onde se encontra agora também é representante, mas não na mesma oficina?
Será isso?
Cumps
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Sim ,AAj ,

A substituição inicial foi feita na marca em Gondomar.

Agora ficou imobilizado em Vila Real , na respetiva marca Renault.

Cumps.
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Ontem ocorreu-me que tive uma avaria que me estava a passar despercebida , e julguei que não tinha relevo nas reclamações que estava a dar à Garantia Renault.
Após uma viagem de regresso de Moncorvo para Espinho +-250 kms , e durante o trajeto , comecei a sentir um forte cheiro a óleo queimado e a ferodo queimado, quando já estava
perto da residência .
Quando parei o carro , o motor parecia que estava a arder , pela quantidade de fumo que deitava.
Deixei sair o fumo por algum tempo ,e ao abrir o capôt , verifiquei que o interior estava com bastante óleo derramado .
No dia seguinte , o carro foi em garantia para reparar o acontecido.
O carro ficou imobilizado , e foi-me entregue no dia seguinte , já com o interior limpo .
Ainda hoje confrontei o eng. responsável pela Rotor na Vila da Feira , e percebi que após me mostrar três veículos diferentes do meu , se estava a retirar de responsabilidades.
Porque eu teimava que o óleo que estava esparramado à volta do alternador , poderia ter atingido a embraiagem já que a viagem foi de vários kms , mas ele retorquia que o local
que eu apontava não tinha alternador , e que o óleo nunca poderia atingir a embraiagem...
Ora , se o carro deitava fumo com cheiro a óleo queimado e a ferodo , não poderia ter atingido a embraiagem e fazer o desgaste precoce da respetiva embraiagem ?
A certa altura o eng , observou que eu estava a defender os meus interesses , e ele estava a defender os dele...não se deve dizer isto a um cliente fidedigno .
Sempre tive carros desta marca , e nunca tive problemas.
Estou desiludido com a marca , e por escrito (email) apontei todos os dissabores que esta situação em garantia me está a suceder.
Frisei ainda que a Renault no momento ,faz cartaz de propaganda de garantia durante 5 anos ou 150.000 kms , e no meu caso,usando apenas uma garantia de 2 anos nem atenção prestam , e deixam de prestar apoio .
E , continuo sem viatura , nem de cortesia nem de empréstimo por parte do concessionário de Vila Real , que me "obrigou" a fazer entrega da viatura ,porque a partir do terceiro dia , eu iria
suportar os custos...
É isto , uma garantia Renault , para quem não está devidamente informado.
Tenho o carro imobilizado a 120 kms de casa , ando a pé (que é saudável ) e não sei quando a viatura estará pronta , se assumem ou não a garantia , e para cúmulo , como me vou
deslocar até Vila Real se não possuo viatura de substituição.
Isto é mais do que um desabafo .
É um alerta para as garantias que nos são dadas no momento da compra , e a execução das mesmas quando surgem problemas.
Eu estou em crer , que qualquer peça ou componente , colocada em garantia ou não , deve ter um período de garantia , pelo de um ano...sejam as vezes que forem substituídas.
Fiquem bem.
 
Última edição:

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Para mim só te resta enviar um fax ou uma carta registada para a frança a reclamar a tua situação , como sendo um cliente fiel da marca tens tudo para por esses bananas a bater a continencia
Convem descreveres que tudo se passou depois deste ultimo serviço na oficina da renault (a embraiagem)
Boa sorte colega
 

KevinLomax

GF Bronze
Entrou
Ago 14, 2011
Mensagens
88
Gostos Recebidos
0
A embraiagem tem garantia.
Metes hoje uma e começa a contar novo prazo de 2 anos... queima dentro de 5 meses, começa a contar novo prazo de 2 anos!
Vestígios de má utilização, vale zero para a oficina se eximir de responsabilidade. Ou demonstra inequivocamente utilização contrária ao manual do carro, ou bem pode ficar pelas "dúvidas e vestígios"!

Atenção ao seguinte: Aparecendo avaria, comunicar num prazo de 30 dias. Acções judciais, por via de garantia, devem entrarqr em Tribunal no prazo de dois anos após denúncia dos vícios (avarias).

Para além disto, o que se disser é juridico-processualmente irrelevante.
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
A Renault não aceitou as minhas reclamações , por voz , por escrito, por mail e por fax.

O primeiro orçamento da Renault de Vila Real rondava os mil e oitocentos euros...

O segundo orçamento rondava os mil e quinhentos euros...

A Renault pode dar-se ao luxo de perder centenas de clientes por dia , mas já vi e assisti a empresas que não se importavam de perder vários clientes por dia , e hoje , saíram do circuito.

Não pretendo ir para tribunais e gastar dinheiro em advogados .

Vou tentar a reparação e substituição das peças , com material da concorrência , isto é , se Vila Real aceitar.

Claro que vou pagar a extração e montagem...mas ainda queria ser eu a fornecer os componentes...será que vão aceitar ?

Fiquem de olho na marca Renault...
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Acho que te fica mais barato ir ao mecanico da esquina e que tenhas confiança no trabalho dele , se eles vão aceitar peças de concurrência não me acredito ,
nem de origem te deram garantia
Se a viatura fosse minha saia logo da oficina da renault , ainda te vao apresentar a conta de aparcamento ....
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Tens razão génios...

Ainda estava a pensar pagar a extração e montagem (precária) para a viatura ser rebocada...mas se lhes fizer este pedido , vão arranjar outros argumentos para avolumar a conta.

Também vou-lhes propor o orçamento com extração e montagem com peças da concorrência ...

Até lhes ia propor a extração e montagem com peças da concorrência , que eu compraria e levaria à oficina...

Estou indefeso , e sem saber o que fazer , e sem saber o que a oficina vai aceitar...mas uma coisa é certa , peças da Renault não .

Neste imbróglio de garantias quem vai " inchar " sou eu .

São tantos os conselhos e opiniões que surgem de todo o lado , que de momento até fico paralisado...

Vamos ver , se há compreensão por parte da Renault de Vila Real...

Cumps.
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Obrigado mjtc...

Pelo menos para ouvir uma opinião .

:espi28:

Abraço .
 

fcarocha

GF Prata
Entrou
Mai 12, 2008
Mensagens
404
Gostos Recebidos
0
em primeiro lugar deves tentar saber as verdadeiras avarias do carro, 2 embraiagem em 45mil km's ? não terá problemas no bi-massa? Oleo na embraiagem também pode ir a vida...
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Antes desta última embraiagem (2ª), houve um rebentamento de um vedante do turbo compressor , e fiz 500km com esse local a verter óleio...

Toda a gente se esquivou , até na oficina que repararam o vedante , colocaram-se de fora , afirmando que era muito difícil entrar óleo para a embraiagem...

Na assistência clientes da Renault , igual , idem aspas...

Paguei e (bufei )...até o carro da oficina que me cederam por 3 dias ,tive de pagar...tudo em garantia! ( a garantia do veículo termina este fim de mês de julho).

Acho que não vale a pena meter-me com advogados e tribunais...Renault é para esquecer...

Para todos cumps.
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
..."mas uma coisa é certa , peças da Renault não ."
Amigo newpine...deixe-me dizer-lhe que a RENAULT não fabrica peças (neste caso em concreto embraiagens) 90% do mercado europeu tem embraiagens da marca LUK. Penso que da Renault é equipado com Valeo. Por tanto meter original ou concorrência apenas pode fazer diferença no preço.
De facto este problema que relatas não é muito normal, mas como deves calcular dar garantias de uma embraiagem com desgaste é normal que seja oficina independente ou concessionário, fiquem com mt reservas. Essas embraiagens (com desgaste prematuro) costumam ir para o laboratório da marca(LUK, VALEO,etc..) e eles la dão o feedback, se aceitam ou não a garantia da mesma, e certamente o concessionário fez isso.
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
pmdias ,

não foram não para a LUk , eu é que as levantei pessoalmente , e não mas queriam dar...tive de insistir.

Pelo que me foi dado a conhecer , foram enviadas fotos ,(não me interessa para onde ) , só sei que o diagnóstico da parte da Renault , foi parcial...se eles

tomassem em conta a viagem que originou a fuga de óleo durante 500 km ... mas não quiseram saber.

Por " mea culpa " , na primeira embraiagem sei o que aconteceu , porque foi aselhice da minha parte a tirar o carro duma garagem íngreme e cheia de carros...

mas o curioso ,é que nem fizeram ondas aquando da primeira embraiagem...foi-me substituída em tempo rápido , e sem as chatices que tive agora , quando na segunda

embraiagem tinha argumentos registados na própria Renault no registo histórico...

Não tenho tempo para tentar ripostar...mas continuo a fazer propaganda da marca à minha maneira.

Obrigado pelos teus esclarecimentos , sobre o fabrico das peças.

Cumps.
 

KevinLomax

GF Bronze
Entrou
Ago 14, 2011
Mensagens
88
Gostos Recebidos
0
Numa acção judicial, não se "gasta dinheiro com advogados". INVESTE-SE!
Numa acção de garantia vais buscar o dinheiro do arranjo que fizeres, onde quer que seja (na oficina que tu escolheres), a outra parte paga as custas do processo e ainda parcialmente honorários de advogado.
Investimento e gasto, não são uma e a mesma coisa.
 

raposo_744

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2008
Mensagens
416
Gostos Recebidos
0
sem me querer envolver na area juridica o que poso dizer é que o Dr kevin está à vontade nessa zona
aproveitem as dicas.:espi28:


em tempos passei por essa marca e tive 5 modelos da renault

os últimos 2 anos foi decepcionante e passei para a mercedes
a diferença é brutal
 
Última edição:
Topo