• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

"Perdi as forças, não aguento mais"

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
1.jpg

António da Silva Coentrão, de 59 anos, tentou resistir agarrado a uma boia, mas não conseguiu. Outros cinco pescadores foram resgatados com vidaAntónio da Silva Coentrão, de 59 anos, agarrou-se com força à boia que o mantinha à tona de água. Ao lado do mestre do barco ‘Por Deus Ajudado’ – que naufragou ontem o largo da Torreira, em Aveiro – o pescador tentou a todo o custo sobreviver. Mas o cansaço foi mais forte. "Perdi as forças, não aguento mais", disse o pescador ao mestre do barco, Tiago Silva, que ainda lhe pediu para resistir.

Tiago e outros quatro pescadores – que estavam agarrados à balsa – foram resgatados pela Marinha. Foram levados para o Hospital de Aveiro em estado de choque, mas saíram da unidade ao final da tarde. Os sobreviventes, todos eles das Caxinas, em Vila do Conde, estavam desolados com a morte de António.

A tragédia ocorreu ao final da manhã, quando os pescadores voltavam para o Porto de Aveiro. Por razões ainda por apurar, a embarcação virou, tendo antes sido emitido um pedido de ajuda. Quatro dos pescadores saíram do barco e ficaram agarrados à balsa. António e o mestre Tiago, com cerca de 25 anos, foram os últimos a saltar para a água. Ficaram à tona com ajuda de uma boia.

"Contaram-nos que o meu tio começou a perder as forças. O mestre do barco ainda lhe disse várias vezes para aguentar que a ajuda estava a chegar. Ele devia estar muito cansado do dia de trabalho, eles viram-no a ir ao fundo", contou ao CM Ana Luísa Macieira, sobrinha do pescador.

Sameiro, mulher de António, estava ontem destroçada. Assim que soube que um pescador estava desaparecido gritou desesperada na rua. Pressentiu que o marido tinha morrido. "Eu não acredito que te perdi, não pode ser, meu Deus", gritava Sameiro.

Os dois filhos de António estão emigrados e estão já a caminho de Portugal.


cm
 
Topo