• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda com penhora - urgente

zipos1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 7, 2013
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Ola , descobri o frorum atravez de uma pesquisa na net e achei muito bom , entao aproveitei e venho ver se alguém me consegue ajudar.
O meu problema é o seguinte , a uns anos tive uma pequena empresa , na altura aquilo começou a dar mal e então tive que fechar , a única divida com que fiquei foi a segurança social.
entretanto tive um acidente e fiquei incapacitado o que me deu direito a receber uma pequena pensão de invalidez.
agora que comecei a receber a pensão a segurança social vai me penhorar 1/3 da pensão.
O meu problema é que este é o único rendimento do meu agregado familiar e mesmo assim não é nenhum valor muito alto sao 300€ e se ainda tirar 1/3 então nem comer vou poder.
já enviei uma carta a segurança social a contestar esta disisao , e enviei uma para o tribunal , mas esta do tribunal foi devolvida pois segundo eles nao tinha o nº do processo do tribunal.
ora esta penhora não foi ao tribunal , foi a própria Segurança social que definiu a penhora , então para onde devo dirigir a minha carta a contestar a penhora?
Eu sei que no caso de uma penhora , quando queremos contestar ou pedir a reduçao devemos enviar todos os elementos para o juiz que ordenou a penhora , mas e neste caso para quem devo pedir a redução da penhora?
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
A contestação deve ser dirigida a quem efetuou a penhora.
Deve apresentar, junto com a contestação, todos os recibos de despesas e o recibo da pensão.
Caso não seja atendido....tem que deixar efetuar a penhora para, junto do Tribunal, contestar.
 

zipos1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 7, 2013
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
A contestação deve ser dirigida a quem efetuou a penhora.
Deve apresentar, junto com a contestação, todos os recibos de despesas e o recibo da pensão.
Caso não seja atendido....tem que deixar efetuar a penhora para, junto do Tribunal, contestar.

mas no caso de querer contestar entao para o tribunal para quem devo dirigir a carta ou como devo fazer?
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
mas no caso de querer contestar entao para o tribunal para quem devo dirigir a carta ou como devo fazer?

Não se pode contestar....sem estar efetuada a penhora. Contestar é para a Segurança Social.
E não é um contestação mas sim uma acção denominada embargos.
 

zipos1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 7, 2013
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Não se pode contestar....sem estar efetuada a penhora. Contestar é para a Segurança Social.
E não é um contestação mas sim uma acção denominada embargos.

desculpa estar a ser tão chato , mas será que me podias explicar melhor isso?
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
Como disse....
Tem que reclamar junto da Segurança Social ( se existir processo ).
Se já existir processo no Tribunal é lá que se reclama com uma acção que se chama embargos de executado.
Mas na notificação que recebeu deve dizer isso....
 

zipos1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 7, 2013
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Como disse....
Tem que reclamar junto da Segurança Social ( se existir processo ).
Se já existir processo no Tribunal é lá que se reclama com uma acção que se chama embargos de executado.
Mas na notificação que recebeu deve dizer isso....



Na notificação que recebi é da segurança social , e não refere nada para eu contestar , embora já tenha enviado para lá uma carta a explicar a situação.
esta situação não chegou a tribunal , foi a própria segurança social que fez a penhora
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Na notificação que recebi é da segurança social , e não refere nada para eu contestar , embora já tenha enviado para lá uma carta a explicar a situação.
esta situação não chegou a tribunal , foi a própria segurança social que fez a penhora

Não chegou a tribunal nem chega tudo o que deves a segurança social vais pagar certamente recebeste uma carta a indicar a falta desse pagamento , e simplesmente ignoraste ,agora não te vale de nada recorrer quer seja para onde for
Se deves vais pagar mesmo , agora é assim paga a bem ou vais pagar muito mais em juros
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Meus amigos, o credor só pode por lei descontar um terço do salário, permitindo o devedor viver com o ordenado mínimo.

No caso do usuário zipos1, recebe apenas 300 euros mensais, o que impossibilita à segurança social descontar um terço. Só se descontar um terço dos 300 euros que recebe. Penso que é injusto. Nessa situação, aconselho falar com a DECO para pedir uma segunda opiniäo.
 

zipos1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 7, 2013
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Não chegou a tribunal nem chega tudo o que deves a segurança social vais pagar certamente recebeste uma carta a indicar a falta desse pagamento , e simplesmente ignoraste ,agora não te vale de nada recorrer quer seja para onde for
Se deves vais pagar mesmo , agora é assim paga a bem ou vais pagar muito mais em juros

eu recebi uma notificação da divida quando não tinha nenhum rendimento , aí respondi e disse o que se passava que não tinha rendimentos e entreguei tudo o que tinha para penhora.

na altura ate me foi penhorada uma carrinha , o mais engraçado é que a divida alem de ja ter sido entregues bens e terem sido vendidos para abater a divida , ainda esta mais alta.

e eu de forma alguma disse alguma vez que não pagava , apenas não posso pagar agora porque 300€ já é muito pouco para poder comer e pagar as contas se ainda tiver que retirar 1/3 , aí vou mesmo passar fome.
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
eu recebi uma notificação da divida quando não tinha nenhum rendimento , aí respondi e disse o que se passava que não tinha rendimentos e entreguei tudo o que tinha para penhora.

na altura ate me foi penhorada uma carrinha , o mais engraçado é que a divida alem de ja ter sido entregues bens e terem sido vendidos para abater a divida , ainda esta mais alta.

e eu de forma alguma disse alguma vez que não pagava , apenas não posso pagar agora porque 300€ já é muito pouco para poder comer e pagar as contas se ainda tiver que retirar 1/3 , aí vou mesmo passar fome.


Pode ser penhorado até 1/3 do vencimento/rendimento/pensão, ou seja, pode ser 1/6 ou até menos, conforme os rendimentos.
Cada caso é um caso.
 

zipos1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 7, 2013
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Pode ser penhorado até 1/3 do vencimento/rendimento/pensão, ou seja, pode ser 1/6 ou até menos, conforme os rendimentos.
Cada caso é um caso.

Lá esta , cada caso é um caso , e deviam avaliar a situação economia de cada caso.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
No caso do zipos1, é provável ser um sexto, mas seria melhor pedir uma segunda opinião, indo à DECO, no departamento jurídico.
 

zipos1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 7, 2013
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
No caso do zipos1, é provável ser um sexto, mas seria melhor pedir uma segunda opinião, indo à DECO, no departamento jurídico.

o problema é que a deco exige logo o pagamento , e eu nao posso pagar
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
o problema é que a deco exige logo o pagamento , e eu nao posso pagar
Vais la perguntas e dizes que o teu nivel financeiro é muito mau , tambem ves o que ti dizem
Deves sair de la com uma resposta possitiva
 
Topo