• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ex-líder da seita de Macau "14K" diz que deu quase 10 milhões de euros a governantes portugueses

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
1.jpg

O ex-líder da seita de Macau "14 K" (quilates) Wan Kuok Koi - mais conhecido por "Dente Partido" - afirmou ter dado cerca de 100 milhões de patacas (9,5 milhões de euros) a governantes portugueses. "Se não acreditam em mim podem perguntar aos próprios portugueses. Dei-lhes muito porque com a transferência de Macau para a China pensei que eles iam ficar sem dinheiro. A verdade é que foram eles que sempre me pediram. Naquela época não era difícil para mim, devo ter dado cerca de cem milhões", disse Wan Kuok Koi em entrevista à Next, revista em língua chinesa de Hong Kong, cujos excertos são publicados na edição desta quinta-feira do jornal Hoje Macau.

Naquela que é primeira entrevista desde que foi libertado a 01 de dezembro, depois de mais de 14 anos de prisão, "Dente Partido" não cita, no entanto, nomes em concreto.

"Wan Kuok Koi acha que tudo o que de mal lhe aconteceu foi por causa de intrigas das autoridades portuguesas e que o Governo chinês foi 'ingénuo' porque apenas seguiu a sugestão dos portugueses", escreve o Hoje Macau, citando um 'desabafo' do ex-líder da seita 14 K: "?Queria tanto a reunificação, sabia lá que esta me ia levar para a prisão'".

Segundo o jornal, Wan Kuok Koi defende ainda, em declarações à Next, ter sido "injustiçado".

"Não sabia nada do que aconteceu! Fui acusado de pertencer a uma tríade, mas naquela altura havia tantas pessoas iguais a mim e mais ninguém foi acusado (...). Fui acusado de agiotagem, mas não conseguiam dizer a quem nem quanto é que eu emprestei. Fui acusado de ser chefe de uma associação criminosa e de ter lavado dinheiro mas era mentira. Enfim, não tinham testemunhas nem provas", sustentou Wan Kuok Koi.


jn
 
Topo