• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[ajuda] Antena de 1.40cm

nelux

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
581
Gostos Recebidos
0
Oias pessoal!!!!

Venho por este meio pedir uma ajuda a quem estiver a vontade para me tirar.
Ofereceram-me uma antena de 1.40 foco central.
A mesma encontra-se praticamente nova e em bom estado mas esta incompleta.

Isto é falta-lhe os 3 ferros que vão segurar o lnb no centro.
Quem me a ofertou entregou-me 3 ferros que supostamente servia ai mas é negativo, os 3 ferros serviram caso a antena tivesse boracos proximos do centro mas a verdade é que esta tem buracos na estremidade da antena.

Por isso queria fabricar ps 3 ferros mas tenho que saber as medidadas utilizadas para este tipod e antena.

e a distancia em altura que o lnb deve estar do centro.


em anexe deixo um esquema que eu fix para esplicar melhor

Nelux
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas..

Ate e facil.

Tens o metodo cientifico.. calculas o foco central da parabola.. as formulas devem andar por ai na net.

Mas esperimenta o metodo manual. Colocas varios pekenos espelho na antena, um espelho partido serve, pegas nos fragmentos. A ordem e mais ou menos a seguite.
-um no centro, mais dois em linha um de cada lado
-tres em linha a meia distancia do centro com parte superior
-tres em baixo tb a meio distancia do centro com pare inferior.

Viras a antena pro sol. Os raios solares vao convergir tds pra o mesmo local. Para saber onde fica pegas num pequeno cartao escuro que colocas na ponta dum pau e vais afastar de perto da parabolica, tenta manter o cartao ao centro.

Vais ver as manchas claras do sol reflectidas no cartao. Qd estiverem kz todas juntas no cartao, ai tens o foco central, e a distancia onde deveras estar colocado o LNB.
Depois e so colocar as varas ke tens ate ficarem dispostas e do comprimento adequado pra ter o mesmo efeito mas sem o pau ke tinhas pra segurar o cartao.
 
Última edição:

fricas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
Oias pessoal!!!!

Venho por este meio pedir uma ajuda a quem estiver a vontade para me tirar.
Ofereceram-me uma antena de 1.40 foco central.
A mesma encontra-se praticamente nova e em bom estado mas esta incompleta.

Isto é falta-lhe os 3 ferros que vão segurar o lnb no centro.
Quem me a ofertou entregou-me 3 ferros que supostamente servia ai mas é negativo, os 3 ferros serviram caso a antena tivesse boracos proximos do centro mas a verdade é que esta tem buracos na estremidade da antena.

Por isso queria fabricar ps 3 ferros mas tenho que saber as medidadas utilizadas para este tipod e antena.

e a distancia em altura que o lnb deve estar do centro.


em anexe deixo um esquema que eu fix para esplicar melhor

Nelux

oi amigo !
1 outra solução seria usares 1 medidor de campo o k seria mais eficaz o k já de 1 vez passei o mesmo com 1 amigo. se fosses de perto ainda te poderia emprestar o meu, se tiveres interessado envia 1 pm
vota_gforum
 

lfs

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
22
Gostos Recebidos
0
Oias pessoal!!!!

Venho por este meio pedir uma ajuda a quem estiver a vontade para me tirar.
Ofereceram-me uma antena de 1.40 foco central.
A mesma encontra-se praticamente nova e em bom estado mas esta incompleta.

Isto é falta-lhe os 3 ferros que vão segurar o lnb no centro.
Quem me a ofertou entregou-me 3 ferros que supostamente servia ai mas é negativo, os 3 ferros serviram caso a antena tivesse boracos proximos do centro mas a verdade é que esta tem buracos na estremidade da antena.

Por isso queria fabricar ps 3 ferros mas tenho que saber as medidadas utilizadas para este tipod e antena.

e a distancia em altura que o lnb deve estar do centro.


em anexe deixo um esquema que eu fix para esplicar melhor

Nelux


Amigo Nelux
Ainda este fim de semana estive a instalar um lnb num prato (1,4m) com a furação nas extremidades (televes de 1988). Só no proximo fim de semana é que vou poder tirar as medidas/ fotos e postar aqui. Se até lá não arranjar solução conte com a minha ajuda.
Abraço :38:
 

lfs

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
22
Gostos Recebidos
0
Olá Nelux
Afinal consegui passar por lá mais cedo. Deixo aqui um desenho com o que tenho (desculpa ter dito de 1,4m mas afinal é de 1,9m). De qualquer forma fiz o desenho à escala e depois reduzi para 1,4m, por isso deve ser mais ou menos isto que pretendes. Atenção que os apoios estão afastados das extremidades.
:38: e alguma coisa apita
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas.

Atencao. As antenas mesmo do mesmo diametro, como no ex de 1.40, nem todas tem o mesmo pt focal. Isso depende de curvatura que o fabricante lhe deu.

Por isso ou alguem tem uma antena da mesma marca e modelo, ou nada feito.

Aki segue um pk equema da posicoa dos espelhos ao pedido do nosso Amigo Nelux.
 
Topo