• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fiat 127

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
Boa noite a todos

Depois de vos chatear muito com o meu Seat (agora tem-se portado bem) coloco-vos aqui a questão sobre o meu Fiat 127, motor 900cc.

Ele esteve parado perto de 3 anos, estava a pegar, mas agora não pega.

Que acham que devo fazer? Ele aparece um erro (no painel) de falha de instalação elétrica(tiro a chave e continua essa luz acesa, não sei se é o normal, so com o corte corrente desliga.).

Agora a parte que importa é colocar o carro a trabalhar, deixo um video de como ele reage a ignição.

Obrigado

Cumprimentos[video=youtube;fV5D1j0qtrA]http://www.youtube.com/watch?v=fV5D1j0qtrA&feature=youtu.be[/video]
 

joelke20

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 15, 2009
Mensagens
140
Gostos Recebidos
0
Boa noite a todos

Depois de vos chatear muito com o meu Seat (agora tem-se portado bem) coloco-vos aqui a questão sobre o meu Fiat 127, motor 900cc.

Ele esteve parado perto de 3 anos, estava a pegar, mas agora não pega.

Que acham que devo fazer? Ele aparece um erro (no painel) de falha de instalação elétrica(tiro a chave e continua essa luz acesa, não sei se é o normal, so com o corte corrente desliga.).

Agora a parte que importa é colocar o carro a trabalhar, deixo um video de como ele reage a ignição.

Obrigado

Cumprimentos[video=youtube;fV5D1j0qtrA]http://www.youtube.com/watch?v=fV5D1j0qtrA&feature=youtu.be[/video]

Vê se chega corrente às velas e tenta limpar como deve ser o distribuidor e depois diz algo
 

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
Vê se chega corrente às velas e tenta limpar como deve ser o distribuidor e depois diz algo

Ok. Obrigado

A forma mais fácil de ver a corrente é tirar fora e encostar à massa com cuidado ne?
 

joelke20

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 15, 2009
Mensagens
140
Gostos Recebidos
0
Ok. Obrigado

A forma mais fácil de ver a corrente é tirar fora e encostar à massa com cuidado ne?

Tiras a vela fora e encostas num lado para que possa fazer massa e dás ao mesmo tempo à chave, isto em todas elas, vendo sempre uma-a-uma...sim claro com cuidado sendo estás sempre a levar coices nos dedos :Espi06:
 

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
Tiras a vela fora e encostas num lado para que possa fazer massa e dás ao mesmo tempo à chave, isto em todas elas, vendo sempre uma-a-uma...sim claro com cuidado sendo estás sempre a levar coices nos dedos :Espi06:

Boas

Não parece estar a passar corrente.

e agora?

Cumprimentos
 

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
943
Gostos Recebidos
25
agora vais ter que ver o distribuidor provavelmente vais precisar de cabos de velas, platinados e um condensador novo. E talvez uma bobine. Atenção ao perigo de choque eléctrico ao trabalhar com estes componentes.

Uma pistola de ponto também era ótimo para afinar esses motores
 

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
agora vais ter que ver o distribuidor provavelmente vais precisar de cabos de velas, platinados e um condensador novo. E talvez uma bobine. Atenção ao perigo de choque eléctrico ao trabalhar com estes componentes.

Uma pistola de ponto também era ótimo para afinar esses motores


Pistola de ponto???

Ok pois vou ter de trocar isso. Olha uma coisa, a bateria que está la agora nao é a do carro (é mais forte), mas parece que quando dou a ignição ele nao tem força nem para dar a volta. Ahas que ode ter algo a ver?

fica a foto da bateria que lá esta.

Cumprimentos

URL=http://imageshack.us/photo/my-images/405/upwa.jpg/]
upwa.jpg
[/URL]

Uploaded with ImageShack.us
 

jomimasica

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2009
Mensagens
28
Gostos Recebidos
0
Mais forte normalmente não tem grande problema, mas para carregar uma bateria convém desligá-la do carro. O ideal até é por à carga em cima de uma base de madeira e não diretamente no chão.
Em relação ao distribuidor, eu pessoalmente antes de me por a desmontar tudo experimentava primeiro abrir apenas a tampa para ver se o rotor e/ou os contactos não estarão sujos (humidade ou verdete) visto que o carro funcionava e esteve parado pelo que percebi durante algum tempo.
 
Última edição:

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
Boas. Ja lhe tirei a Tampa e lhe deix uma lixadelazinha na tampa. O rotor roda quando se tenta dar à chave.

Cumprimentos


Mais forte normalmente não tem grande problema, mas para carregar uma bateria convém desligá-la do carro. O ideal até é por à carga em cima de uma base de madeira e não diretamente no chão.
Em relação ao distribuidor, eu pessoalmente antes de me por a desmontar tudo experimentava primeiro abrir apenas a tampa para ver se o rotor e/ou os contactos não estarão sujos (humidade ou verdete) visto que o carro funcionava e esteve parado pelo que percebi durante algum tempo.
 

jomimasica

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2009
Mensagens
28
Gostos Recebidos
0
Já me aconteceu algo parecido, e o problema era apenas aquelaa ponta de carvão na tampa (que encosta no rotor) que estava gasto. Bastou esticar um pouco a mola e ficou como novo. Mas se diz que a luz de de problema elétrico está sempre acesa, poderá ser outra coisa mais grave como um mau contacto em algum fio, um curto-circuito não deverá ser pois queimaria o fusível. (Também não será má ideia verificar os fusíveis)
 

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
Irei ver esse carvão! Mas parece-me estar bom!

Ainda para mais aquilo tem 2 conta correntes e num deles não sei bem se ta ligado ou desligado.

Ta dificil!

Já me aconteceu algo parecido, e o problema era apenas aquelaa ponta de carvão na tampa (que encosta no rotor) que estava gasto. Bastou esticar um pouco a mola e ficou como novo. Mas se diz que a luz de de problema elétrico está sempre acesa, poderá ser outra coisa mais grave como um mau contacto em algum fio, um curto-circuito não deverá ser pois queimaria o fusível. (Também não será má ideia verificar os fusíveis)
 

jomimasica

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2009
Mensagens
28
Gostos Recebidos
0
Irei ver esse carvão! Mas parece-me estar bom!

Ainda para mais aquilo tem 2 conta correntes e num deles não sei bem se ta ligado ou desligado.

Ta dificil!
Pode sempre fazer um "shunt" entre a entrada e a saída desse corta-correntes. Sempre eliminava essa duvida caso não tenha nenhum multimetro. ( para pequenas medições que não precisem de grande precisão, como medir continuidades, um multimetro dos mais baratos chega e sobra. Há a partir de 2,50€ em qualquer chinês) O ideal é ir eliminando possíveis erros até dar com o problema.
 

joelke20

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 15, 2009
Mensagens
140
Gostos Recebidos
0
Boas

Não parece estar a passar corrente.

e agora?

Cumprimentos

Simples...Retiras a tampa do distribuidor, já que estas com a mão na massa aproveitas e metes condensador e platinado novos, depois em seguida aproveitas e metes também uma velas novas...Ah! muita atenção a outra coisa que é na afinação do contacto do platinado, tem sempre que haver uma pequena folga, não podem estar encostados. Depois verificas se chega corrente às velas ou não...se mesmo assim não chegar corrente, verificas os cabos das velas e a respectiva bobine.
Agora não te esqueças é de ter a bateria em condições, isto é com carga como é óbvio, se não nada feito.

Pistola de Ponto? Esquece isso, não vais andar aos tiros ao distribuidor :Espi06: Se tens uma boa visão e uma boa audição chega para fazeres o trabalho que queres, como deve ser e ficar tudo OK :espi28:
 

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
943
Gostos Recebidos
25
Simples...Retiras a tampa do distribuidor, já que estas com a mão na massa aproveitas e metes condensador e platinado novos, depois em seguida aproveitas e metes também uma velas novas...Ah! muita atenção a outra coisa que é na afinação do contacto do platinado, tem sempre que haver uma pequena folga, não podem estar encostados. Depois verificas se chega corrente às velas ou não...se mesmo assim não chegar corrente, verificas os cabos das velas e a respectiva bobine.
Agora não te esqueças é de ter a bateria em condições, isto é com carga como é óbvio, se não nada feito.

Pistola de Ponto? Esquece isso, não vais andar aos tiros ao distribuidor :Espi06: Se tens uma boa visão e uma boa audição chega para fazeres o trabalho que queres, como deve ser e ficar tudo OK :espi28:

Amigo lamento não concordar totalmente contigo realmente como eu já o tinha dito atras ele muito provavelmente tem que substituir os platinados, condensador, fios de vela e talvez a bobine. Quem lhe disse que era bom ter uma pistola de ponto fui eu. Ele não vai andar aos "tiros ao distribuidor" vai dar o avanço correcto ao motor.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
E atenção à ordem dos cabos para cada respectiva vela...
 

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
Pessoal amanha vou ver se procedo à limpeza dos platinados e condensador, a ver se resulta algo. Para depois comprar novos que também não é assim tão caro.

Que cuidados devo ter? Onde fica ao certo? e Que material necessito?

Cumprimentos
 

jomimasica

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2009
Mensagens
28
Gostos Recebidos
0
Pessoal amanha vou ver se procedo à limpeza dos platinados e condensador, a ver se resulta algo. Para depois comprar novos que também não é assim tão caro.

Que cuidados devo ter? Onde fica ao certo? e Que material necessito?

Cumprimentos

Nesse carro não sei ao certo, mas normalmente é junto ao distribuidor.
Se vai desmontar o distribuidor é boa ideia marcar a posição em que está para depois montar na mesma posição e ser mais fácil afinar o avanço. Os platinados como já disseram aqui é só ver se não estão colados, se estiverem o melhor é por novos mesmo que limpe o mais certo é acontecer de novo.
E anotar a ordem dos cabos das velas também pode poupar algumas dores de cabeça
 
Última edição:

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
Os cabos de velas têm a ordem na tampa do distribuidor o que ajuda! :D E no motor tb tem lá os numeros nos cilindros!

Afinar o avanço é complicado?
 

jomimasica

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2009
Mensagens
28
Gostos Recebidos
0
Se tiver a tal pistola de ponto não é. Se não tem que ser de ouvido, com as porcas que seguram o distribuidor folgadas de maneira a que o consiga rodar para os lados até o motor ter o som desejado. Convém não ficar com soluços e o motor responder no momento em que pisa o acelerador se não for imediato é porque ainda não está. Mas evita esse trabalho se conseguir marcar ANTES de desmontar.

Dúvida: Esse problema que referiu da luz de aviso, já ocorria antes de parar o carro? Ou desde que está acesa é que o motor não pega?
Tem a certeza que está a chegar corrente à bobine?
 
Última edição:

Geocompi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 25, 2011
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
Penso que a luz não estava acesa antes . Não me recordo sinceramente já la vao mais de 3 anos!

Não sei ainda se passa corrente na bobine!

Obrigado pela ajuda

Cumprimentos
 
Topo