• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Flash Recover para OPTIBOX SPIDER que não aceita recover por cabo rs232

orzef

GF Bronze
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
Flash Recover para OPTIBOX SPIDER que não aceita recover por cabo rs232 (null modem) por má actualização (incompleta) de firmware.

optibox_spider_hd.jpg


Amigos, publico esta minha experiencia com o receptor Optibox Spider que por uma má actualização não dizia nada no visor,

DSC05327_800x600.jpg

Agradecendo as dicas já existentes para outros receptores da mesma espécie com as quais me ajudaram para este. O aparelho ficava incomunicável com o PC pela porta serial o que impossibilita o recover.


DSC05328_800x600.jpg

Desligar todos os cabos, abrir o aparelho e soldar uma resistência de 10 Kohms na eprom, pinos 3 e 8 (ver foto) para possibilitar a gravação na flash com o cabo serial RS232 e o software que junto em anexo, “Eprom_upgrade_8Mflash”.

Procedimento da programação da eprom.

Abrir a pasta “Eprom_upgrade_8Mflash” e executar o ficheiro “ EromUpgrade.exe” e configurar da seguinte forma:

Port = com 1
Bits Rate = 115200
Party = Even
Operate Mode deixar em Upgrade
Em file clique em Browse, abrir a pasta “ Firm Origem Optibox Spider” e seleccionar total flash. ABS.
E deixar a opção Include Bootloader selecionada
Obs: (é importante deixar seleccionado esta opção Bootloader seleccionado)

Stb_Eprom1.jpg

Depois de seleccionado o ficheiro “total flash. ABS” clique em Next para começar a gravar na eprom.

Quando aparecer esta Janela logo de seguida ligar o interruptor traseiro (alimentação do receptor).

Stb_Eprom2.jpg

A porta serial é reconhecida, clique em next e o procedimento normal de recover será feito até aparecer FINISH no Loader, e SAFE no display, depois desligar o interruptor traseiro.
Retirar (dessoldar) a resistência de 10k da eprom.

Depois de retirada a resistência fechar o receptor, liga-lo ao tv e os restantes cabos… reiniciar o aparelho.
Agora proceder a actualização normal (pen usb), com a mesma actualização que se usou no recover anteriormente.
Finalmente actualizar com a última versão disponível compatível com o seu receptor.

Nota: Algum trabalho é meu (fotos e alteração do texto), outro que aproveitei é do Ruben, admin do evollutionsat.com o qual agradeço.:espi28:

Código:
[SIZE=3][URL="http://ul.to/opb5c39f"]Ficheiros Necessários[/URL][/SIZE]
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
orzef ,

obrigado por colocares neste fórum os passos necessários para desbloquear os Optibox Spider .

Deu um pouco de trabalho (principiante) para soldar a resistência 10kohms , mas com jeitinho , ficou no local .

O meu Optibox não comunicava com a porta rs 232 .

O visor estava sempre em START e WELCOME , e não parava .

Vá lá , safei-me .

Obrigado pela exposição do conteúdo e das ferramentas .

Cumpts.
 

merlin1

GF Bronze
Entrou
Jul 29, 2013
Mensagens
85
Gostos Recebidos
0
amigo muito bem, seu post

Já agora me diga uma coisa, actualmente meu spider falha principlamente nos canais meo, ja musei de firmwares etc
Uns atraves da pen e fica o famoso "ash" e então coloco o soft via rs232--- ja cooquei no "all chuk" "bootloder" e entra mas depois volta a falhar os canais....já mudei com Iks e remove On, já coloquei cline diferente e por aí vai....alguem me pode ajudar....a lista tentei uma feita e ordenada por mim e outra automatica com as frequencias actuais....alguem quer discutir este assunto????
 

thomasoadq

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 10, 2013
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
funciona para spider hd da duosat?

Será que este método funciona para o spider hd da duosat com o mesmo problema?
 

merlin1

GF Bronze
Entrou
Jul 29, 2013
Mensagens
85
Gostos Recebidos
0
só tentando.....nao perdes nada....mas q ele faz??pisca???
 

thomasoadq

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 10, 2013
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Perdeu o sinal de video, o display não mostra mais nada e não conecta pela porta serial....
 

sergiodmc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 10, 2013
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
alguem me sabe dizer onde posso encontrar esse cabo rs232? a minha medi@link galaxy está com o mesmo problema, diz start e welcome sempre


obrigado
 

csvirtual

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 7, 2014
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado, tutorial completo e com o passo a passo de primeira qualidade...Brasil::espi28:
 
Topo