• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Deco: Zon não pode exigir compensação a quem deixa de ser cliente

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
A associação de consumidores Deco lamenta o adiamento de duas reuniões marcadas com a Zon sobre um assunto que foi alvo de «inúmeros pedidos de esclarecimento dos consumidores». A Deco acusa ainda a Zon de não cumprir a lei.

A Deco considera que a alteração das condições gerais de fidelização de clientes que entram em vigor a 1 de Novembro não está a cumprir a legislação em vigor. Num comunicado enviado à imprensa, a associação de consumidores considera que a operadora de cabo não teve em conta «o dever de informação a que a lei obriga. Os clientes não foram informados sobre o que era alterado. Loja, linha telefónica de apoio ou portal na Net, nenhum dos meios contém informação clara e completa. De salientar que só após o nosso contacto a ZON destacou as “Novas Condições Gerais” no seu portal».

O mesmo comunicado da Deco alega irregularidades nas novas condições de fidelização, que prevê a aplicação de valores de penalização aos clientes que abandonarem os serviços. Esta análise tem por base a mensagem que é enviada para os clientes na factura de Setembro e que concede a opção de denúncia de contrato até 15 de Outubro. «Se a ZON contrariar esta informação, não só desrespeita o contrato, como induz os consumidores em erro, o que representa uma prática comercial desleal por acção enganosa», acusa a associação de consumidores.

Com as alterações dos contratos, a Zon pretende garantir o direito de aplicar uma penalização aos clientes que abandonam o serviço, apesar de alegadamente serem favorecidos pelas novas condições de serviço. A Deco considera que as penalizações não podem ser aplicadas, uma vez que o conceito de ser ou não favorecido pelas novas condições dos contratos estar sujeito a subjectividade.

«Rejeite o argumento que a ZON tem utilizado para exigir as quantias de penalização por não cumprir a fidelização. De acordo com a lei, a operadora só poderia fazê-lo se as alterações resultassem em vantagens para os clientes, o que não é o caso», refere a Deco num conselho enviado para os consumidores.

As críticas às novas condições de contrato estendem-se ainda ao facto de a operadora pretender que o pagamento da primeira factura seja considerado uma prova de aceitação às alterações efectuadas e critica a aplicação de penalizações que poderão levar à suspensão total ou parcial dos serviços, caso o subscritor supere os níveis de consumo habituais e interfira com a qualidade, segurança e operacionalidade da rede.

A Deco exorta a Anacom a intervir rapidamente e a clarificar esta posição.

Fonte: EI

nota: todos os textos por mim aqui colocados são editados no sentido de eliminar a escrita ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Ainda estou para ver quando a zon vai ser honesta para com os clientes
o que interessa é faturar
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
O problema não esta só na ZON ,
seja Zon ou outro operador tem praticas desleais de varias formas e feitios , se bem se lembram por exemplo quando da implantação da TDT devem ter ouvido muita gente falar que angariadores de operadoras lhes diziam quer pessoalmente ou por telf para subscrever um pacote mínimo de tv seja por cabo ou sat (dependendo da zona e cobertura)porque a partir de X data o analógico ia acabar e iam deixar de ver tv assim angariaram muita malta com mentiras falsas com pessoal menos informado que infelizmente era muito o que lhes aconteceu??? suposta anacom ia averiguar aquilo que deu em nada e que já se sabe de ante mão.
Eu próprio por exemplo tive um problema com a Meo que depois do período de fidelização dei baixa com antecedência de 15 dias por carta registada e com toda documentação necessária a mesma baixa e mesmo assim me mandaram facturas durante 1 ano e no final ainda carta da parte jurídica a pedir essas mesmas facturas com juros mora ,pois lhes disse que lhes tinha mandado a tal carta registada com aviso de receção ,mas estranhamente pelos vistos essas carta não estava la mas alguém a levantou porque recebi o aviso com assinatura do dito ,passado uns dias telefono de novo e afinal por arte de magia la apareceu a carta (julgando eles possivelmente que não tinha copia nem os avisos em meu poder da receção da mesma) me mandam uma carta que achei caricata que dizia +- isto por ser um cliente antigo e que nunca deu problemas a nível de pagamento davam a suposta divida por saldada ,fiquei fulo e tel ,não me estavam a fazer algum favor e não existia qualquer dívida por saldar ou deixar de saldar e ainda por cima me deviam pagar era todo meu tempo gasto nos telf para resolver um caso que devia estar resolvido a muitos meses e sem chatices e com um pedido de desculpas dos mesmos por um erro que era deles.

Desculpem esta introdução mas foi só para dizer que é tudo farinha do mesmo saco e a Anacom simplesmente mete a cabeça na areia e não sabe de nada nem aplica multas ,e se as aplica é só para calar a opinião publica mas depois se sabe que não da em nada porque entre anacom e operadores comem todos a mesma mesa.

Sinceramente nem sei para que existe este organismo regulador a não ser para uns tachos e panelas como muitos organismos que temos em Portugal.
 
Topo